quinta-feira, 16 de abril de 2015






 
 
 
                                     





                                 BRASÍLIA - 55 ANOS

                 

 

                  No próximo dia 21 de abril, Brasília comemora 55 anos de feliz existência. A ideia da capital do Brasil instalada no Planalto Central vem da época da proclamação da República, e do sonho de dom Bosco, hoje consolidado numa bela cidade, graças aos rabiscos saídos da pena do genial arquiteto Oscar Niemayer, e ao talento do urbanista Lúcio Costa. Tudo isso e mais a força do trabalho dos engenheiros e operários,  esses últimos apelidados de candangos. Um plano ousado para fazer a população em todo o território nacional ter melhor contato com os governantes, o que se tornou a mais pura realidade. E o melhor de tudo, às vésperas do seu aniversário, nos extensos gramados na Praça dos Três Poderes, ora acontecem as maiores manifestações democráticas do país. Diante do cenário de rara beleza, que abriga os poderes da República, num espaço generoso, que encanta moradores e visitantes, o povo festeja e também protesta.  Hoje mesmo, 16 de abril, lá estão os índios acampados fazendo suas reivindicações. Parabéns Brasília!




 
    A propósito, estarei ausente por vinte dias de férias na Europa. Que chique não? Chique é ser brasileiro, em especial, residir em Brasília, e cá estou na nova capital há quarenta anos.       

domingo, 5 de abril de 2015






                            FELIZ PÁSCOA

 

O nome páscoa advém do hebraico e pesah, passagem, que nos remete à celebração do Pessad, ou Passover, a páscoa judaica, quando é comemorado e êxodo dos israelitas da escravidão do Egito para liberdade, e o que frutifica daí pra frente. A Igreja católica celebra na Páscoa a “passagem” de Jesus Cristo da morte para sua ressurreição. Celebra o que vai frutificar daí para frente. Data em que se homenageia os povos antigo e se suas crenças. Na mitologia dos europeus a deusa Ostera segura um ovo. Inanna a mais importante divindade feminina do panteão mesopotâmico (em acádio Ishtar) e Astarte, ligadas à fertilidade, de onde vem Ostera da mitologia e Ester do judaísmo. Na mitologia dos europeus a deusa Ostera segura um ovo. Símbolos antigos que foram absorvidos e incluídos nas comemorações judaico-cristãs, ou a Páscoa. E porque o coelho? Coelho ou lebre, era o símbolo de Gefjum e suas sacerdotisas, que previam o futuro abrindo as entranhas de uma lebre.
                 
                          

quinta-feira, 2 de abril de 2015





                 SADIA E PRIMORDIAL SANTIDADE

                                                                                            TEMPO DE QUARESMA



Orgulhoso e impulsivo, pleno de audácia, alguém envereda por práticas primitivas em busca de uma força irracional, sem ser de todo inocente do mal que disso possa advir. Periga tornar-se até mesmo um delinquente, ou criminoso, por sacrificar o que o ser tem de humano. Para esses adeptos estaria no animal a fortaleza, e com audaz embriaguez, quer “saltar a cavalo de rocha em rocha”. Quando se sabe que é bom andar a pé para ter uma vida mais saudável... Também feroz como um tigre almeja superar os limites às suas ambições. Mas não convém ser condescendente em tudo com os desejos, muito menos preferir o caos dos afetos ao amor justo e verdadeiro.

O  importante é evitar tudo que comprometa a caminhada e possa provocar desvios de rota.  Sendo assim, ir em busca do vigor modelador, transparente e intocado da sadia e primordial santidade. Na nobreza do amor crístico livrar-se das misérias  — demoníacas e irracionais — para encontrar o equilíbrio do corpo e da alma. Grandeza e força se equiparam, e o ser humano sempre almeja o que é justo e o que é direito. Sabe, porque aprendeu ou intuiu,  que a grandeza  tem origem em algo que é maior que os desejos. E certas práticas ociosas e pecaminosas o que fazem é adoecer o corpo e empobrecer a alma. Vivemos um tempo infinitamente malicioso, de pequenas e grandes transgressões,  e o iludido que brinca por prazer com coisa séria, certo que vai sofrer de dor e remorso.

Para a consciência cristã, é sem veleidades que se pratica a mística, piedosamente. Ao longo dos séculos, uma intuição emocional de profunda grandeza e uma consciência bem formada foi vital para humanidade, que se tornou próxima de Deus e saiu fortalecida em espírito de justiça e amor. De importância capital para a evolução humana é a fé em Deus. Hoje as pessoas cada vez mais comprometidas com o poder da matéria, com os prazeres enganadores. Não para aqueles que contam com o dom da fé. A fé cristã, que está enraizada na alma profundamente religiosa no mundo inteiro, como a de muitos brasileiros. Mesmo que em alguns locais dominados pelo terror, os cristãos sofram injúria, assédio moral e ódio.

Em tempo: Problema sério é a fuga da realidade, o deslumbramento, quer a pessoa seja do interior, ou do litoral. A gravidade dos equívocos: os pobres deslumbrados com a riqueza material; os ricos vencidos pela pobreza de espírito.