terça-feira, 30 de junho de 2015






            MUNDO VELHO SEM PORTEIRA

 


         Realmente, entender o mundo atual não está nada fácil, somos surpreendidos a cada dia com fatos que causam estranhamento, quando não, decepção e dor. Coisa ruim é que não falta no noticiário, só na última semana  um número assustador de atentados com vítimas, perpetrados pelo terror no mundo todo. Numa conexão diabólica o EI cometeu atrocidades na Tunísia, na França e numa mesquita no Kuwait. Quase ao mesmo tempo um rapaz branco nos Estados Unidos entrou numa igreja e matou nove pessoas presentes a um encontro de estudos da Bíblia em Charleston na Carolina do Sul, lugar de maioria negra, mas onde é venerada a bandeira dos brancos confederados e escravocratas, que insuflam o preconceito racial.

       O crime em Charleston foi por racismo, mas podia ser um fanático religioso irado, atirando contra as pessoas que professam outra fé diferente da sua, nenhuma novidade na sociedade americana de tantas feridas abertas pelo preconceito. O que nos faz pensar que a decisão da Suprema Corte americana, ao aprovar o casamento de pessoas do mesmo sexo, pode ser em reposta a essa mesma sociedade, que discrimina e mata, mas tem de baixar a cabeça e seguir adiante, que a vida urge e ruge, enquanto a solução para tudo hoje é resolvido numa canetada. Houve comemoração também aqui no Brasil, quando a CNJ já deliberou tempos atrás sobre o assunto, saiu na frente com a novidade desse tipo de casamento.

        Uma sociedade que não consegue extirpar de vez o câncer que é a exploração sexual de menores e o trabalho infantil, mas comemora o casamento antinatural de pessoas do mesmo sexo, o que dizer dela? No mínimo, que seu raciocínio é deturpado, que sua moral é falsa. O terrorismo que tem várias faces, e avança em todas as direções, do qual nada, nem ninguém, parece estar livre. Acontece um verdadeiro vale tudo no mundo contemporâneo, de porteiras  abertas para o que der e vier. Triste de se ver a pequenez das almas, pessoas sem noção do que fazem, colaborando para que o atraso, assim como os ódios, se perpetuem. A par disso, algumas cabeças destituídas de razão proclamam uma nova linguagem, a do gênero-neutro, reorganizar em novos termos a sociedade. Como assim, reorganizá-la em termos antinaturais? Como se isso não fosse piorar tudo. Que benefício pode ter para uma sociedade a redefinição do conceito de matrimônio, paternidade, educação, para adequá-la a uma nova realidade saída da cabeça de pessoas vazias de crenças, valores e opiniões,  bárbaras, em suma?

       Muitos comemoraram o casamento gay, como um grande acontecimento, conquanto o mundo careça do empenho de todos para superar a crise em que se vive, institucional e moral. A corrupção grassa em toda parte, com crianças   sequestradas, abusadas, passando fome e sem futuro, aqui e lá fora.  Mas que importância isso tem para as mentes sem consciência? Nenhuma. O presente momento, de euforia descabida, quando pouco importa a educação, a cultura, inclusive religiosas. Sabemos que cada decisão irracional, cada atitude irresponsável, é um passo atrás na evolução. Mas ninguém pode reverter o conceito de humanidade e racionalidade, que é próprio de um ser naturalmente civilizado! A barbárie de gênero neutro e da reorganização da sociedade: pais ilegais, posto que biológicos, versus pai legais, ou não biológicos. No Canadá abolida a paternidade natural, biológica, onde as crenças e valores, só os endossados pelo Estado, e a Comissão dos Direitos Humanos promove o “tratamento de sensibilidade” de pessoas que possam ter restrições a tais ingerências na família, que vai deixando de ter forças para resistir.

quinta-feira, 25 de junho de 2015



                                             


   AGATHA CHRISTIE

   

A escritora inglesa Agatha Christie, cujos livros até pouco tempo eram best sellers mundiais, dela se chegou a  dizer, que superava a Bíblia em leitores. Mas em sua autobiografia disse que escrevia simplesmente por dinheiro. A princípio para pagar compromissos da família, depois, quando queria comprar esse ou aquele castelo.  Na juventude queria ser cantora lírica, sendo impedida pela timidez de seguir a carreira artística. A família talentosa, com a irmã mais velha escritora premiada, e teria mais talento para escrever que a própria Agatha, que começou a escrever por acaso. Contou que tudo teve início quando convalescia de uma enfermidade e estava sem ânimo para nada, e então sua mãe, acreditando que as filhas tinham talento para fazer o quisessem, simplesmente, pegou uma máquina de escrever em um canto da casa, certamente da irmã que já estava casada e abandonara o ofício, para que escrevesse como fazia sua irmã.

      -Você pode, sim, teria dito a mãe de Agatha. Foi assim que a grande dama do romance policial e de suspense começou a escrever seus textos, quase por imposição, e foi sempre assim, sem imaginar o sucesso que iria alcançar, até ser condecorada como Dama pela Rainha Elizabeth II. Aliás, sobre o título de nobreza, foi desestimulada na infância a sonhar com tal distinção, o que lhe disse uma empregada da casa, ao informar-lhe que o título de Dama era exclusividade de quem nascia com ele, por pertencer à nobreza. Uma notícia que muito entristeceu a futura condecorada, mesmo sem compreender o que significava  tudo isso.  Sobre o sucesso o que se sabe é que o talento conta muito, em especial acreditar em si, ou ter alguém que acredite e estimule o talento, às vezes latente, que a pessoa tem. Além da disposição de se fazer bem aquilo a que a pessoa se propõe. O que pode levar, sim, ao sucesso. No mínimo, à realização de um sonho e ser feliz.  
  

quarta-feira, 24 de junho de 2015






                    CONDIÇÃO DE VIDA
 
 
 



ENSINO NA FINLÂNDIA
 
 

        A Finlândia - para nós do continente americano - está localizada no fim do mundo, de onde também disseram ter vindo o papa argentino, quando ele assumiu a cátedra de Pedro em Roma. É  justamente do país nórdico e do Vaticano que temos boas notícias, pelo que realizam no sentido de uma vida melhor para todos. A situação no mundo atual é de barbárie, por falta de educação e civilidade, as pessoas sem condição de ter uma vida feliz de verdade. A Finlândia, em meio à floresta e cercada de gelo, mesmo assim, se mantém no topo do ensino, conectada, mas de uma forma especial, no presente momento dando exemplo de como se vive a modernidade, sem perder as raízes e avançar no que é primordial. A educação levada a sério como deve ser. A totalidade das crianças finlandesas mantidas nas escolas, onde recebem o melhor ensino para chegarem ao grau de excelência almejado.


      

BRASIL NO CAMINHO IDEAL


       A importância que tem um professor competente para um bom aprendizado, para o melhor conhecimento. Em especial, que contribua o educador para o aperfeiçoamento dos caráteres, e as pessoas possam atuar com critério no mundo, que avança rapidamente em tecnologia e tudo o mais que se encontra disponível à escolha de qualquer um. Formar pessoas com pensamento e postura para que possam encontrar soluções para velhos e novos problemas, pessoais e sociais. Torna-se necessário o equilíbrio na utilização das coisas trazidas pelo progresso, mas que nem sempre é compatível com a vida. Sem sensacionalismo, ou ostentação. Educadores e demais profissionais e técnicos que sejam  competentes para ensinar e inovar com responsabilidade. Fazer progredir a sociedade brasileira como um todo, e não um lugar onde brotam como ervas daninhas os modismos, ideologias, a mais recente a “ideologia do gênero”. E só uma boa educação pode eliminar tais pragas, com escolas que cumpram sua missão de estimular o raciocínio, desenvolver competências, com lógica, e princípios morais.

          A Igreja Católica, como sempre, toma  posição  em defesa da vida, e acaba de lançar uma nova encíclica, Louvado Seja, onde o papa Francisco orienta os fiéis e todos os homens de boa vontade a se conduzirem no mundo de hoje. Uma posição corajosa diante dos novos  desafios criados pelos avanços da modernidade, que têm como consequência a transformação do mundo, nem sempre para melhor. Acontece hoje um processo avassalador de destruição da natureza e da cultura, onde não falta a perseguição aos cristãos. A carta pastoral tem cunho religioso, mas é evidente seu alcance político, afinal qualquer atitude de um chefe de Estado como é o Papa, tem  peso político, não há como fugir da política. Acontece que todas as atitudes das pessoas dentro da sociedade têm alcance político. Político-religioso quando se trata de alguém que expressa a fé, e ninguém esqueça que o Estado é laico, mas a sociedade é religiosa, em sua maioria.




        Importa mais que tudo, doravante, que as mentes sejam incentivadas a fazerem do mundo um lugar melhor de se viver, e deixe de ser esse inferno em que vivemos. Haja mais educação nas escolas e cultura nas igrejas. Inclusive que certas correntes religiosas deixem de gritar e ranger os dentes, inclusive, parem de matar em nome da fé, pois com ódio nada se constrói. Vivemos hoje uma nova etapa de vida sobre a terra, assim como no céu, e que o ser humano, com responsabilidade redobrada e também com humildade, possa cuidar bem de si, da natureza, da sua cultura. Com educação e fé  combater os males que promovem o terror e a destruição. E a posição mais inteligente é a conscientização, e que se viva no mundo atual sem medo e mais feliz. Progredir também no sentido de preservação de todo o bem comum.        
 

sexta-feira, 19 de junho de 2015






              CIÊNCIA E RELIGIÃO

 





             Richard Dawkins é o autor de dois best-sellers, O Gene Egoísta (1976) e Deus, um Delírio (2006), nos quais o biólogo expõe suas ideias, seu ateísmo. Por sinal o ateu mais famoso da atualidade, seguido por uma moçada empolgados com a ciência e com um mundo onde tudo seria possível. Já dizia o escritor Fiedor Dostoievski, “se Deus não existe tudo é possível“. A frase que alguns interpretam como se fosse dita por um ateu. Falso, pois autor de Crime e Castigo era um homem de fé ortodoxa, e quem pensa ao contrário não leu o russo, ou não entendeu o que leu. E não podemos falar em Dostoievski sem lembrar Leon Tolstoi, outro russo famoso por sua inteligência e religiosidade, autor de Ressurreição, que acredito ser uma heterodoxa resposta ao seu compatriota. 

               Dawkins é seguidor do darwinismo, e chegou à ideia de um gene egoísta responsável pela evolução, assim como existe um gene altruísta propiciador da evolução cultural, que o biólogo apelidou de “memes”. A evolução seria progressiva, conquanto o paleontólogo Stephen Jay Gould acredita em um processo contingencial. Ambos estariam certos, seria a evolução progressiva e ao mesmo tempo contingencial, defende o próprio Dawkins, afirmando ainda que os seres vivos tomam lugar um dos outros. Se os morcegos veem mesmo dos antigos dinossauros, a transformação e não a extinção teria acontecido por contingências físicas sofridas pelo planeta terra, devido à escassez de vegetação para seu sustento.

             Evoluímos de animal a seres com inteligência e consciência, e a evolução seria uma constante na vida terrestre. Sendo assim iríamos sofrer transformações importantes daqui para frente, com a tecnologia? Ficção científica, responde Dawkins, conquanto ele ache que há possibilidade que aconteça. Alguém também muito capacitado já disse que tudo que o homem cria na imaginação é possível na vida real. Nada menos que Platão. Certo que a religião, a filosofia e a ciência fazem parte da evolução cultural da humanidade, o homem que toma consciência da sua condição no mundo, um ser possuidor de corpo e da alma que evolui desde o nascimento. E o que vale para o corpo, de algum modo, vale para a alma, e vice versa.

         A ciência trata do corpo, isso há pouco tempo, conquanto a religião trata da alma desde priscas eras. Ciência e religião que têm mais a ver uma com a outra do que se imagina. A psicologia, por exemplo está a serviço dos afetos desse ser egoístas por natureza que é o homem. Já o altruísmo, próprio da religião, da cultura, vai mais além. Temos que acreditar em algo que ultrapasse nossa condição de seres que sentem necessidade básicas, com desejo de satisfação emocional e física. A educação religiosa todavia nos incita a sentir e agir em busca da transcendência, de uma consciência superior, que vai além da fé em si mesmo. A fé que nos leva à consciência coletiva, universal,  até chegar à consciência de um Deus uno. Com a ideia de Deus, ou do Bem supremo, adquirimos a consciência moral das nossas responsabilidades, das nossas limitações. A doutrinação moral e religiosa que o ateísmo, na sua prepotência, contesta.  

 





                                           DIMINUIR O RITMO



 
 
         A encíclica Laudato si acaba de ser lançada pelo papa Francisco com pompa e circunstância, na qual a Igreja católica sai em defesa da natureza e do meio ambiente. O documento esmiúça a situação da vida no nosso planeta, que se degrada a cada dia, e faz um alerta para que a humanidade como um todo passe a agir com responsabilidade por sua preservação. A encíclica já ganhou o apelido de “encíclica verde”, de grande importância para o momento atual em que acontece grande destruição ambiental e desagregação social. O homem com sua ganância sendo o único responsável  e deve diminuir o ritmo em que avança sobre a natureza, seu consumismo como uma doença mortal. Cabendo à religião católica na pessoa do sumo pontífice defender o bens espirituais e também materiais da sanha dos males advindos da falta de consciência da humanidade para com a vida.

        A obrigação moral da igreja católica é alertar seus bilhões de adeptos sobre o que acontece no mundo, e exigir que eles procedam de acordo com a fé que professam. Que pensem os fiéis e demais pessoas no que foi feito  e o que se deve fazer daqui por diante para minorar a situação calamitosa em se encontra a vida no planeta, onde campeiam a destruição e as guerra. E a próxima guerra seria da água, o precioso líquido sem o qual pereceremos todos, aleta o papa. A ganância do ser humano que age de forma irresponsável,  e as consequências são a devastação, sem que haja contrapartida da felicidade, que se almeja a qualquer custo, mas, sim, um viver miserável dos excluídos. Ao capitalismo mal conduzido, desvirtuado, cabendo parte da culpa. E sabemos todos que há virtude no ganho de capital que favoreça o progresso civilizador, não esse “progresso” que só aponta para o consumismo desenfreado.    

       A lei natural que é do certo e errado, da realidade e falsidade,  que hoje está sendo substituída pelo relativismo ou pelo positivismo, como diz a carta pastoral. A razão que nos avisa dos limites naturais a serem observados e respeitados. O homem pensa ser  Deus, mas  deve trocar sua megalomania por uma existência virtuosa.  Sobriedade e capacidade de  desfrutar  sem estar obcecado pelo prazer, pelo consumo. A virtude da contensão, do respeito que deve existir para com a vida. Diminuir o ritmo de produção e consumo que o planeta não aguenta mais os saques que são feitos aos bens naturais sem autorização, e por conta disso o ser humano vítima de calamidades cada vez maiores.

          O consumo exagerado na França, por exemplo, levou a Ministra do Meio Ambiente a pedir: “Parem de comer Nutella”.  Alguns ingredientes do produto a causar devastação ambiental na Ásia. Nem tudo é possível, como quer a nossa desumana ganância. Não vale a pena ultrapassar os limites para depois sofrer as consequências dos desastre advindos de tal ou qual atitude. No Brasil, por exemplo, festeja-se o aumentou do consumo, em detrimento da educação, e as estatísticas apontaram o país entre os últimos em desenvolvimento e  qualidade de vida. E quanto ao contingente populacional o papa não acha que seja o responsável pela degradação ambiental, que ocorre, pelo modo como se vive a esbanjar os bens naturais, que não são renováveis. Mas que o ser humano tem condição de descobrir sua razão, ter sua consciência.   

       São duzentas páginas de saber absoluto nas quais o papa Francisco brinda seus seguidores, os católicos, e todas as demais pessoas, seja qual for a fé professada. A fé em Deus que leva  das  ambiguidades à certezas,  como pensa o papa, seguindo a moral religiosa. E o quanto é falsa a ideia que tomou conta de algumas cabeças coroadas pelo materialismo, que as leis morais seriam impostas, algo inventado e sem valor. Mas é justamente os valores que a fé católica quer recuperar e que estão sendo arrasados.  Louvado Seja, pela natureza, pela fé católica, pelo papa atual e os anteriores, pela religião da vida direcionada para o bem, que nos incita a seguir o certo em vez do errado. É importante ter conhecimento para saber que nem tudo é circunstancial, que há uma verdade nada relativa, com regras morais. Uma mudança de vida no mundo se faz necessária, com urgência.
O PAPA JOÃO PAULO II


segunda-feira, 15 de junho de 2015






                     NAVEGAR É PRECISO”         

 


Poucas pessoas podem dar-se ao luxo de possuir um iate e ancorá-lo em algum lugar paradisíaco no litoral fluminense, o que acontece com os primos de Ágata. O casal possuidor de situação financeira compatível, além da bem sucedida união, onde coadunam-se interesses, e o amor, lógico. De acordo com o que diz a música de Caetano Veloso, inspirado em Fernando Pessoa, “navegar é preciso, viver não é preciso”. A prima ainda não teve oportunidade de visitar os amigos, ter esse prazer ao mar, como muitos outros parentes, amigos, e os que estão em todas, que deles ninguém escapa. Ágata apenas navegou tempos atrás no catamarã maranhense para visitar Alcântara, também num ferryboat de Londres a Amsterdã, antes do trem que atravessa o Canal da Mancha, travessia que ela caba de fazer para ir de Bruxelas a Londres. Um dia quem sabe Ágata conhecerá o iate dos primos?

Se navegar é preciso, melhor ainda na internet, um extraordinário veículo de comunicação que, como os demais, requer que se navegue com moderação, equilíbrio. À abordo de qualquer embarcação, de qualquer veículo, sempre há os que estão dispostos a tudo para aparecer. Não é o caso de Ágata que à bordo do seu blog, sua casa virtual. Conquanto sua casa de tijolo e cimento tenha acolhido pessoas amigas, feliz por ajudar e torcer por elas, além de ser pé quente em casos bem sucedidos no amor e nos negócios, como o casal, donos de um iate, que chique!  Bem verdade que as pessoas que navegam pelo mar ou pelo cabo, tendem a se afastar dos outros. O modo moderno de viver, navegar pela internet. Se não tem iate, tem internet, com a qual se vai mais longe, e o perigo que existe de nos tornarmos obsessivos.

Navegando no seu blog Ágata comenta sobre o que acontece no mundo, hoje tão conturbado, também dá sua opinião sobre um tanto de coisas, pois o que não falta é assunto. Por exemplo, a chamada “sorte grande”, esse maná dos deuses, que muitos pensam cair do céu. Mas, se a pessoa quiser crescer, amadurecer e até enriquecer, tem é que procurar o lugar certo e se afastar do errado, agir corretamente, além de pensar positivo para atrair o que lhe convém. Para alguns é ter sucesso, para outros, simplesmente, viver e ser feliz. E ninguém quer ser infeliz e passar necessidade. Mas a “felicidade” que hoje se busca a qualquer custo, é um problema sério a ser tratado. Certo que as coisas  boas acontecem para quem está preparado, e quer que aconteça o melhor.

 Saber administrar a vida, sonhos e até os pesadelos, o tanto que é necessário cada um fazer em seu próprio benefício. Livrar-se da ignorância e cultivar as virtudes. Estar atento para as possibilidades, também, o que deve ser descartado. Avaliar os males físicos e morais. Se adoecer, sem demora tratar a doença,  para viver bem sem ela, ou bem com ela, o que é possível com a ciência para ajudar. O melhor remédio para tudo é a atitude  diante da vida, que deve ser positiva, o que significa não perder a esperança, a confiança, o respeito e a fé, mesmo que se saiba o quanto é difícil, com tanta coisa ruim acontecendo em todas as direções. Mas ainda há muito o que agradecer a Deus por tudo o que se possui, os bens recebidos e os adquiridos.
 
 

quinta-feira, 11 de junho de 2015






                BOA VONTADE E  RESPEITO



 

          Hoje o assunto é Boa Vontade e Respeito, um casal de irmãos que, assim como Esperança e Confiança, nasceram e se criaram num tempo em que as virtudes eram cultivadas. Mais da parte feminina, pois com o masculino a coisa era algo diferente, o machismo dominando o espaço físico, com muita soberba. Não obstante, havia homens os virtuosos, os que hoje sobrevivem a duras penas. Infelizmente querem acabar com essa estirpe de vez.

          Mesmo que muita coisa tenha melhorado para a mulher, em reconhecimento do seu valor e respectivos direitos, pouco avançou em direitos iguais para todos, até ao contrário. Que progresso é esse que trata os símbolos da fé católica com desrespeito como aconteceu em uma Passeata idiota em S. Paulo, que não reflete o pensamento de todas as pessoas que têm vida sexual difere da maioria. E como não reclamar das perseguições que acontece aos cristãos no mundo todo porque eles pregam humildade, respeito e amor ao próximo? Em Mossul no Iraque, invadido pelo grupo terrorista, o auto intitulado Estado Islâmico os cristãos foram expulsos de suas casas, torturados e mortos.

         Acabar com a virtude, para colocar o que no lugar? O deboche, a falta de respeito, a ignorância, o ódio?  Decretada guerra à moral por uma minoria ruidosa e desrespeitosas em suas manifestações. Com isso exacerbam-se os preconceitos, e não se acredita em mais nada. E não é de hoje, o que compromete sobremaneira a harmonia entre as pessoas e a Paz. Os desacertos que acontecem no nosso país como em todo o mundo. E nada melhor para representar essa época de calamidade, do que os políticos corruptos. A má administração pública, que reflete os tempos desvirtuados em que vivemos.

       Considerados não só desrespeitosos, mas criminosos os procedimentos dos parlamentares que defendem seus interesses em detrimento do que deve ser feito em benefício da população que os elegeu. Acordos espúrios que correm lá dentro e por fora, em escândalos de desvio dos recursos públicos cada vez mais volumosos. Fato que gera má vontade e revolta para com essa falsa elite. E o perigo que há das pessoas, especialmente os jovens, não hesitarem em aplaudir e mesmo seguir as más ideias e os maus costumes. Triste que é a perda da Esperança, da Confiança, da Boa Vontade e do Respeito. 


quarta-feira, 10 de junho de 2015






                  NÃO PERCA SEU LUGAR




 
 
 

 


             A Terra é um simples grão de areia diante da imensidão que é o universo, ainda em expansão e constante recriação. Nosso planeta a girar em torno do sol, com riquezas minerais ocultas, e uma natureza exuberante para todo mundo ver. O melhor de tudo disso, é um lugar habitado por seres inteligentes, que se esbaldam em criatividade e audácia. Numerosa população a conviver e disputar espaço com outros seres e com a própria natureza, convivência que ficou desequilibra. Não estamos tão seguros como pensávamos.

              As constantes mudanças que ocorrem no universo e suas catástrofes tem reflexos na terra, e mesmo com cada um dos seres que a habitam. A todo momento morre uma estrela e surge outra, há os buracos negros que tragam tudo a sua volta e o que mais de perto nos ameaça, os asteroides  desgovernados,  que  cruzam as galáxias e podem colidir com nosso planeta. Um deles prestes a cair em qualquer lugar, uma ameaça por pequena que ela seja. Outros perigos iminentes afligem a humanidade,  por exemplo,  ficar sem água potável, cada vez mais insuficiente para a demanda. A natureza selvagem é imprevidente, assim como acontece com os seres humanos, quando deixam de agir como seres racionais.

                O que existe para que sirva à sobrevivência do homem é explorado inconscientemente. Sofremos no passado, e vamos sofrer mais ainda da falta de muita coisa. A escassez do precioso líquido que já nos afeta sobremaneira, além de outros graves riscos que corremos. Hoje não dá mais para ignorar o chão que pisamos, o mar que navegamos, o céu pelo qual  voamos, mas, principalmente, não ignorar o que se quer da vida. Viver de forma respeitável e responsável, ou ficar sem essa linda vida sobre a terra, que dia a dia se perde? Ainda que haja tempo de remediar a situação, o mundo já é de calamidade.

              O presente é o que se vê, e qual será nosso futuro? Procurar fora da terra lugar para a   humanidade habitar? Impossível que encontremos outro paraíso, por mais que se tente. Triste estarmos perdendo outra vez o paraíso, esse que criamos no lugar do que foi perdido. Um lugar habitado por seres evoluídos, que criam maravilhas, conquanto erre de forma drástica. Mas a batalha pela vida na Terra, não acabou. Se falhamos, podemos remediar a situação, ou pereceremos de vez. Não adianta simplesmente apelar para um sentimentalismo fora de hora e de lugar. Melhor agir desde já com determinação e boa vontade, cada um resolvendo os problemas que lhe cabem de modo particular e como um todo, a começar por sermos gente de verdade,  previdentes,   respeitosos e humildes.

              Primar pelos vínculos que temos com a terra, com a vida, com a humanidade. Tudo começa com a preservação, o cuidado especial com nosso habitat, com nossa casa, com nosso corpo e nossa alma. Os problemas começam com a falta de conhecimento e consciência, para que se possa olhar o ambiente, a nós próprios e demais pessoas com o respeito que lhes são devido. Nosso abrigo, nossa preciosa morada, nossa vida, que ela não se perca. Não perca seu lugar a terra, a natureza, a civilização, a família. Não nos percamos nós, seres inteligentes. Permaneçamos com a ciência e a fé, a primeira que nos pode livrar de grandes males físicos, a segunda a nos orientar no sentido espiritual e moral.    
 
 
 

segunda-feira, 8 de junho de 2015






                       ESPERANÇA E CONFIANÇA

 

 
 

 

 

texto refeito

          Confiança Esperança viviam dias tranquilos no aguardo do futuro que certamente seria promissor, não tinham como pensar de forma diferente. A casa não era rica mas próspera. É certo que as coisas correm melhor onde as virtudes fazem parte da vida das pessoas, não dando passagem à intemperança, ao medo. Quem vivesse haveria de sentir a prosperidade acontecer, do jeito que era esperado acontecer. Mas tinha a torcida contrária, que não dava o mínimo crédito á confiança e á esperança, as virtudes colocadas em dúvida, ou descartadas, que as coisas tinham que ser resolvidas de outro modo. Afinal  a tecnologia, o progresso, chegavam para que não fosse mais preciso apelar para essas coisas de uma classe acostumada a pensar e de forma positiva. A classe média que tem seus defeitos, mas não despreza as virtudes essenciais.

        O mundo contemporâneo passava a respirar outros ares, poluídos que sejam, sem dar valor à importância das virtudes. O "aqui e o agora" vinha com força total, era agir rápido e depois ver o resultado. Precipitaram-se as coisas, a começar pela mudança de regime, e  no lar abençoado das duas irmãs, a democracia deu lugar à ditadura, como em quase todo o mundo. Ditadura militar e não a comunista, como almejavam alguns extremistas inconsequentes. Mas junto com as precipitações, vieram as revoluções que mudavam vidas de uma hora para outra, que não havia tempo para pensar, era viver o tempo presente. O pensamento focado no aumento da massa humana disposta a lutar pelo Partido comunista e pela produtividade para suprir a demanda. Aumentava a demografia e a pobreza junto. A miséria que é fruto mais da incompetência, que de outra coisa. Mal maior seria a perda definitiva da Esperança e da Confiança.

VERMEER
 
 

sábado, 6 de junho de 2015







            
                              SANTIFICAR-SE    

 




    A mente é naturalmente criativa, ao mesmo tempo bárbara, necessita  civilizar-se. Criar filhos é uma coisa, civilizá-los é outra, e tem gente que foge a essa responsabilidade, mesmo que dê a eles todo o conforto que a civilização oferece. Em princípio, bem assimilar as regras de civilidade que têm como base o respeito. Seguir sua consciência e não a dos outros. Ter amor próprio. Pensar o mundo como um organismo que pulsa e se renova sem que os adultos, pais, mestre e demais responsáveis pela condução da sociedade, se sintam intimidados diante dos problemas, e tenham bom dialogo com a nova geração. Os rebeldes livres para protestar com respeito.

          O ideal é estarmos confortáveis no mundo, mesmo que não pensemos todos igualmente, nem comunguem os mesmos ideais. Ser civilizado é, pois,  olhar para o outro com reverência. Costuma-se dizer modernamente que uma pessoa é chique quando procede com respeito para com as regras sociais, conquanto o termo signifique uma série de coisas, até fúteis, como se portar num banquete, usar o calçado adequado à ocasião e tudo o mais. O chato, em contrapartida, gosta de quebrar as regras, ferir os outros. E tem quem nasça com a gene para fazer tudo certinho, não errar, e se diz que é educado por natureza. Que chato! Olha aí a inveja, cuidado. Preferir ser chique, em vez de chatear os outros.  

          Melhor ainda, ser amado, fato que não causa preocupação na pessoa civilizada ou, que se diga, chique. O pior chato é o que se julga o centro do universo, e quer ser mais que amado, bajulado, a ponto de ficar enfurecido com a mínima falta de atenção. Quem por acaso for assim e queira soltar seus demônios, pense antes em orar com humildade, o que é de grande ajuda. Santificar-se. A propósito da santidade, Teresa D´Ávila não era chique nem chata, mas santa. E ainda mais, ela é doutora de Igreja.
            
         A santidade, em princípio, significa elevação da alma, e não visa a satisfação dos desejos, mas realize a pessoa que somos de verdade. Conquanto atingir os altos píncaros seja para os puros de espírito, e vem através de muito sofrimento. A mente foi feita para pensar e a alma para sentir, elas não têm asas, mas podem voar. E quem pensa mal, faz voo rasante, ou desastrado. Todo cuidado é pouco!

 Nota: texto revisado.


quarta-feira, 3 de junho de 2015





              
               SER BOM E CORAJOSO

                

 




O importante é decidir o que se quer da vida, por exemplo, se anda para frente ou fica parado, ou até anda para trás; se resolve o problema ou deixa pra lá. Decidir com disposição e coragem ensina Cora Coralina, poeta de Goiás Velho, ela própria dona de atitudes dignas de respeito, compatíveis com a razão e pitadas de poesia e emoção. Se o coração tem razão que a própria razão desconhece, não faz mal seguir o coração. O certo é que as pessoas inteligentes e, consequentemente, felizes, são mais confiantes e confiáveis.

Ganha a parada  nesta vida quem caminha com a verdade, o tanto de benefício que ela dá. Do contrário, é sofrer com os prejuízos que a mentira pode causar. A mente condicionada, treinada, para o certo em detrimento do errado, livre de entulhos. Apelar para a força irracional pode ser um erro fatal.  O ser corajoso e racional calcula o perigo, mede as consequências e vai adiante. A esses a ciência, o progresso, a civilização, deve muito.  Os covardes e  irracionais cuidam para que não mereçam atenção, dão importância a coisas de valor zero.

Viver com medo não é nada agradável, e é como vivemos hoje em dia. A irracionalidade que impera no nosso mundo. Mesmo assim ninguém deve  intimidar-se com as coisas ruins que acontecem, sem que se possa resolver tudo de momento. Mas que não sejam os erros tratados como fracasso da razão, ou da civilização. E nunca esquecer que o presente serve de alicerce para o futuro.

Mesmo que não seja mais possível ver o mundo com aquela confiança que havia no passado, ainda vale a pena fazer o bem e confiar. O mundo em plena juventude, cheio de imaginação e vontade, que se impõe, mas que não tire da vida as boas surpresas. Livres não estamos de todo mal. E que o futuro encontre a humanidade mais preparada para vivenciar a paz – o que só a maturidade traz.
 

terça-feira, 2 de junho de 2015





              MADRE DEUS

 

 

      Na capital do Maranhão, S. Luís, fundada por franceses –- daí o seu nome – tem um bairro de nome de Madre Deus, onde está situada a igreja mais antiga da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, a única no país em estilo mourisco. Com o tempo, a  decadência tomou conta de tudo por ali, justamente o local onde foi parar a antiga Zona do meretrício. Lembro do abnegado Padre Artur, com seu trabalho social, que  fazia mais como voluntário que religioso. O apelo do padre é que fosse levado àquelas mulheres educação e oportunidade de trabalho digno, e não conversão, que viria em consequência e não por imposição.

       S. Luís é cortada pelos rios Anil e Bacanga, e do outro lado das pontes erguidas em virtude da necessidade de expansão,  surgiu uma nova cidade, que cresceu e se modernizou, deixando para trás o casario  tombado e em grande parte abandonado. Apenas alguns locais preservados, num esforço muito grande para manter tudo aquilo em pé, quando não há interesse financeiro por trás.  Tem maranhense que não gosta quando se fala sobre o assunto, mesmo os ingratos. Mas é a realidade da minha querida cidade natal, da qual já decantei muitas vezes no meu Blog,  sobre seu encanto e beleza.

     Há pouco comparei S. Luís com Bruges na Bélgica, aquela linda cidade europeia, adormeida  devido ao fluxo financeiro que se deslocou em outra direção, mas que séculos depois reviveu para a alegria dos turistas. Que não demore tento a acontecer com nossa S. Luís. No Brasil temos ainda Ouro Preto, e outras cidades mineiras, todas muito pequenas e bem preservadas, repletas de turistas, mas nenhuma capital de um estado brasileiro.  Os bondes da progressista capital maranhense foram tirados de linha e o calçamento de pedra coberto de asfalto, situação irreversível. Que inveja dos bondes de Lisboa! Os turistas adoram.

      Jeito há, sim, de superar o abandono na capital maranhense. As praças rodeadas de meias-moradas, tristemente fechadas, e a cidade foi invadida por camelôs e assaltantes, só restando aos últimos moradores fazerem as malas e se mandarem para a Ponta da Areia, Calhau, Olho D´Água e etc. Tudo bem, que é mais seguro morar em um apartamento, dos muitos prédios erguidos do outro lado da ponte. As praias poluídas...  

       Queria mais era falar da Madre Deus. Fica para outra vez.