sexta-feira, 30 de março de 2018


ALELUIA!
ALELUIA!



                               AQUELE ABRAÇO!




As pessoas hoje em dia são mais efusivas, adoram abraçar e beijar, numa explícita manifestação de carinho. É um costume vigente  de uns tempos para cá, e por maior que se dê atenção a outrem, se não houver o contato físico, nada feito. Vários fatores podem ser responsáveis por isso, até mesmo consequência dos retratos tirados agarradinhos para caber no self...

Antigamente as pessoas guardavam distância umas das outras, o receio de pegar alguma doença contagiosa, até mesmo gripes, quando até dar a mão era restrito, as luvas evitando o contato direto, pele com pele. Os males hoje menos temidos devido às vacinas. Atualmente o contato com o próximo é bem maior, inclusive, já se descobriu um meio de cura pelo abraço, o que pode ser eficaz, se as pessoas estiverem receptíveis um ao outro. Não é só o abraço, mas a energia que emana entre as pessoas.

Em família os pais são hoje mais carinhosos, o que é muito bom, mas tem aqueles que extrapolam, acham por bem beijar suas crianças na boca, o tal selinho. Sem que se veja nada de bom nesse tipo explícito de afeto. O perigo maior é beijar os bebês. Os beijoqueiros pensam ser mais amoráveis, mas o que não sabem é respeitar as regra de saúde.  Melhor o respeito, a devida atenção, para que haja boa relação uns com os outros. Venho do século passado, não sou muito afeita a beijos e abraços. Não quero transferir mazelas para ninguém. Menos ainda me permito cometer agressões. Mas é com afeto que daqui vai: Aquele abraço!  




A propósito, no dia 8 de março fiz oitenta anos e minha mãezinha, já centenária ofereceu em sua casa uma festinha surpresa para mim, a quem agradeço de coração o carinho, e que ela saiba o quanto sou feliz em ser sua filha. Na data comemoramos também o dia internacional da mulher. Minha irmã mais nova  providenciou tudo com carinho, ao lado da nossa irmã de criação. Não pudemos contar com nosso irmão mais novo, por já estar com Jesus, aguardando por nós. Com certeza, festeiro como ele só, deve ter dado uma voltinha por aqui. 


quarta-feira, 28 de março de 2018






FELIZ PÁSCOA


               
                                     

             A LITURGIA DO GOSTO



IGREJA DE PEDRO E PAULO EM VILNIUS





A Igreja católica com suas igrejas e sua arte sacra é inigualável em bom gosto. Mas como as pessoas adquirem o gosto que têm? Experiências culturais, assim como expectativas mentais, têm muito a ver com as escolhas, os gostos de cada um. Em princípio, saber o que se é, e o que se quer, ter noção dos valores a serem respeitados. Todo cuidado é pouco para não corromper o gosto, pois tem o problema da liberdade, que pode alterar os conceitos de beleza e gosto. Injunções de ordem prática e ideológicas levam ao desinteresse puro e simples do gosto, e o quanto é triste a perda da capacidade de observar e julgar, assim como de admira e se encantar.

Não uma santa indiferença, como falou são Francisco, mas o que temos hoje é uma cruel divergência, que ofende quem tem bom gosto com a pecha de ultrapassado, as massas com sua limitações, não têm como observar as sutilezas. Pessoas explosivas possuem uma interioridade recheada de elementos nocivos, não medem esforço para ofender o outro. A lapidação de um diamante dura para toda a vida, diferente do maleável barro, até mesmo do corrosível ferro. A corrosão que contamina e destrói, e é o que acontece nessa massificação pós-moderna, que resvala no vale tudo. Sem dar sinal de bom gosto, ou de bom senso, criam-se falsos conceitos.  Os bons propósitos, tidos como coisas do passado, desvirtuados pela falsidade, pela mentira, quando então, tudo de bom que se possa querer perde-se no emaranhado de desacertos até chegar às tensões sociais. E o quanto custa à sociedade arcar com o alto preço da corrupção, o que é tão cruel, e de um  extremo mau gosto.

A esperança nos amores era o que havia de melhor. E quão adverso é mirar numa promessa de felicidade a resultar numa realidade adversa. A realidade dura para as mulheres, também para os homens, esse nosso mundo destituído de moral e afeto.  Ah, as mulheres, quanto sofrem, e exemplos não faltam na literatura, causando impacto suas dolorosas trajetórias sentimentais. Personagens vítimas das infrações cometidas, caso das peripécias da personagem feminina em Madame Bovary  de Flaubert. A alma humana em seus desacertos, quando o sexo se faz presente de uma forma natural e ao mesmo tempo cruel para o gênero feminino, seu erotismo fonte de infelicidade.

O cotidiano mesquinho não favorece os altos voos filosóficos; nem os maiores arroubos feministas são merecedores da atenção devida. Faz gosto apreciar o modo como a austera Jane Austin, por ser mulher, tratar dos assuntos sentimentais,  o controle que determina as trajetórias de suas personagens, menos problemáticas. Mulheres em suas muitas aventuras e poucas desventuras, o que era de maior relevo. Não há como exercer total controle sobre os seres humanos, mas confiar no bom senso das pessoas. O gosto peculiar de cada um, com possibilidade de haver reconciliação e paz.

É mister na atualidade juntar nossos pedaços, catar nossos cacos de humanidade, que o futuro, como já se sabe, está carregado de possibilidades.  Vale a pena limpar o ar, para o retorno do oxigênio que torna a vida mais saudável. Importante a contribuição do gosto para o fator humano, para a produção intelectual, para a cultura, e que a ideia de bom gosto e perfeição possa pisar em solo fértil. Há uma liturgia do gosto, que deve ser obedecida para não acontecer que o mau gosto atual substitua o bom gosto de tempos atrás. Gosto se discute, se defende, sim!     

segunda-feira, 26 de março de 2018





miniconto

GRAÇA, 
VIAJAR COM DUAS GRAÇAS!
Estocolmo-2017


 TIVOLI- COPENHAGUE-2017


Foi assim, em certo dia de amena primavera europeia, que quatro membros da família, pais e também avós, com filha e neta, seguiram viagem, atentos ao que gostavam, e também prontos para descobrir coisas novas. E muito bem aproveitado foi a ditosa aventura. Os países nórdicos invejáveis em progresso e beleza. Paris uma festa. Mas em Portugal os brasileiros se sentiram em casa!

           Lisboa, passeio pelo Rossio e Chiado, onde visitaram as livrarias, e ao fim da tarde, em uma delas, saborear o mais delicioso sanduíche feito por um jovem imigrante de agilidade impressionante, em atender, fazer a refeição e servir os fregueses. Além do exercício para as pernas, ao subirem e descerem ladeiras. No dia seguinte ir a Belém, não onde o menino Jesus  nasceu, mas o bairro dos mais afamados pastéis, saboreados recém-saídos do forno, isso depois de ter visitado o Mosteiro dos Jerônimos, onde a receita secreta foi criada em 1837.  As pessoas aglomeradas à porta aguardando a hora de serem atendidas e poderem degustar os gostosos pastéis de Belém.

A terra de Fernando Pessoa inigualável no quesito acolhimento aos brasileiros, o o que recordam com saudade. Agora o casal às vésperas de retornar a Portugal, sem as especiais acompanhantes, nem ninguém, todos indisponíveis no presente momento. Nem sempre a família pode viajar junta. E quanta graça, viajar com duas graças! Como não se deve deixar para depois o que pode fazer hoje,  lá se vão, que o tempo é curto na faixa dos oitenta, que Deus sustenta.  



segunda-feira, 19 de março de 2018






VALEI-NOS, SÃO JOSÉ !



Quaresma



                                     TEMPO DE RENOVAÇÃO

CINZAS

             
            A Quaresma é o período em que a igreja católica promove para que os fiéis  refaçam o caminho no amor de Deus. Tempo de espera da Ressurreição. Tempo de fazer penitência para a renovação do compromisso com as verdades da fé. O quanto relegamos a fé a um plano inferior e o tanto que morremos no amor divino numa busca insana por benesses fora da nossa realidade humana. Fazer dos males cinza, nesse precioso tempo, para que busquemos o equilíbrio das nossas forças na misericórdia divina, que nos une como irmãos no amor e propagação da fé. A Fé que nos eleva à condição de filhos de Deus.

sexta-feira, 16 de março de 2018






          
                      FORÇA CRIANÇAS!








Força, crianças, para enfrentar a vida com fé e coragem! O que nos diferencia dos outros animais é que temos conhecimento do bem e do mal, e nos faz seres morais, com experiência estética e religiosa. Sabemos por instinto o que fazer e não fazer; aprendemos a distinguir o certo do errado. E o quanto é difícil entender os absurdos que se vê mundo afora e ter paciência. Nada pior que essa decrepitude moral, que provoca uma avalanche de malefícios à humanidade.

Vivenciamos uma pós-modernidade que requer reação, inclusive das crianças em maior perigo hoje, querem fazê-las cobaias! O lado errado tem que perder, não deixar que a corda se rompa, até que a luta seja vencida do bem contra o mal, que seduz, mas deve ser enfrentado. Vive o mundo em constante guerra, não apenas lá longe, ela acontece diante de nossas vistas. Causou revolta nacional e mundial o recente assassinato no Rio de janeiro da vereadora Marielle Franco, que  acaba de sofrer ação criminosa covarde e brutal, como vem acontecendo nos últimos tempos, em desrespeito ao estado de direito, à democracia. 

terça-feira, 6 de março de 2018


                                                   

                           SÍRIA -
                           Olhemos para a Síria; oremos pela Síria

ANTES E DEPOIS


segunda-feira, 5 de março de 2018






                                  MULHER DE OITENTA


OSCAR 2018




Oito décadas de vida merece uma retrospectiva. Tempo que a fez experimentar grandes momentos de uma árdua batalha, ou compassos de uma canção, tipo “deixa a vida me levar...”. Mas nada que não merecesse de bom, ou não pudesse de ruim suportar.

Desde a juventude, o amor, sua melhor conquista, que resiste ao tempo. Os filhos, que milagre gerá-los, e o mistério de sentir suas dores como fossem próprias, desde os gazes dos primeiros meses. Melhor que tudo é sorrir com eles vida afora. O tanto que os filhos preocupam e mais ainda dão alegrias.

As alterações no físico chegam com os anos, assim como a alma se modifica   com o que lhe for agregado. Os bons sentimentos, o quanto a pessoa se beneficia com eles, enquanto os maus geram perdas. Envelhecer em bom nível mental e emocional é o ideal de vida a ser alcançado.

As naturais alterações no corpo, e as mudanças no rosto, as rugas, se não existissem, ficaríamos iludidos de ser eternamente jovens. Risos e lágrimas, se escondem em cada dobra, em cada cicatriz, que fazem viver e crescer. Não queria uma vida melhor, que se tivesse planejado não seria tão boa e tão rica. As marcas do tempo não desaparecem, nem se apagam as alegrias e tristezas da memória.  

De repente 80, e o espanto com tantas emoções que o coração pôde suportar, e não há como medir. Conquanto a ciência prometa medir as batidas do coração em toda a vida, e muito mais que vem por aí. Nada que faça o ser humano deixar de cumprir o seu destino.

História igual a tantas outras, emoções antigas e recentes. E para maior surpresa as emoções mais recentes são as melhores. Sentir-se privilegiada de ser uma mulher feliz, como se tivesse por toda a vida apenas motivos para alegria! Vitórias memoráveis, em especial, as interiores!

Por fim há a perspectiva da morte, não sendo nada fácil para a espécie humana ter consciência da mortalidade. Resta encarar a morte como uma conclusão, culminação da vida, e sentir que vale a pena viver. Conferir dignidade à vida e à morte. O heroísmo com que se vive e morre, e aos oitenta poder dizer com humildade: "Missão cumprida até aqui, que venham mais e bons anos!" 






FELIZ DIA DA MULHER – 8 DE MARÇO



domingo, 4 de março de 2018





           
                        FRATERNIDADE 




Ano da Fraternidade na Igreja católica - 2018



 Bem Universal a fraternidade, entre pessoas, entre os povos. É bom ser amigo de todo mundo, em vez de inimigo, e ter amigos especiais. Os melhores amigos são a mãe, o pai, os irmãos, parentes amigos. Tem ainda pessoas fora do círculo familiar, amizades cultivadas com confiança e respeito. Ter amigos assim, conquistas valiosas, requer tempo. Os mais confiáveis vêm de outros tempos, pessoas que nos acompanham, desde sempre. O tempo que pede para cultivar bons amigos, não é da noite para o dia. As amizades geralmente guardam algum interesse. Podem perdurar ou não. 

Bajular tem conotação negativa, atitude feia, mas depende de quem a gente bajula. Os pais, sempre merecem ser bajulados. E os amigos, alguns a gente deve agradar, sem restrição.  Mas há os chamados “bajuladores”, “puxa-sacos”, gente que agrada demais os outros, causam desconfiança. Para tudo tem o limite do bom senso. A amizade tão banalizada hoje em dia, todo mundo é amigo, ninguém com o compromisso de ser amigo de verdade, pode fingir à vontade. Que venha o próximo amigo!...Todo mundo é amigo, até que prove o contrário, certo? 


Triste a gente não ter mais aquelas pessoas amigas de todas as horas,  que se foram nas brunas do tempo. Mas para isso tem cura, e recorrer ao melhor amigo,  Deus, que nos conhece bem. Importante recolher-nos à oração e à meditação, para fortalecer a alma, sem precisar incomodar essa ou aquela pessoa, que não nos pode ajudar, quando o problema é interior. Meditar, orar, para adquirir força interior, antes que a gente adoeça, e tenha que procurar o médico. Nem mesmo quem está bem perto de nós pode ser tão nosso amigo como nós mesmos. E só conquistamos amigos verdadeiros se nos fortalecermos interiormente para conviver melhor conosco mesmo e com o próximo.


BLOGUEIRA COACH

sábado, 3 de março de 2018


MINICONTO


                          SURPRESA!!!

SEU DESEJO É UMA ORDEM!...


Dia de alegria é véspera de tristeza”, um dito popular antigo, quando as pessoas acreditavam que estar alegre, feliz, era quase uma falta de juízo.  Tinha-se medo de tudo, a começar pelas doenças incuráveis, o destino no comandando, sem muito o que fazer contra sua mão inclemente...A tia da menina preferia ser surpreendida por algo de bom para si, a ter algum projeto de felicidade a realizar, também gostava de fazer surpresa. Ficar sem palavras com uma surpresa, que felicidade! Enquanto planejar o que se quer era como premeditar um crime.  A sobrinha ao lado pensava diferente, não achava nada confortável, nem confiável ter de esperar o maná cair do céu. Querer sem exagero, sem desconforto, até ideia fixa, obsessão. Certamente do que a tia tinha medo.

Melhor querer e conseguir o que se deseja, o que a menina não ousava falar, para não escutar a tia dizer: "Essa menina é impressionante!" E tudo impressionava essa tia, boa demais, mas tinha dessas coisas. Que a menina se lembre teve o desejo daquela óculos "gatinho", depois de ter passado pela Casa Jajé e ver o dito cujo sorrindo para ela. A sobrinha estragara a surpresa!.. Estampado no rosto da tia o desgosto. Já para a menina que bom que era pensar em realizar seus sonhos, e ela não parava de sonhar, o que para a tia seria um suplício. E a menina ainda aprendeu que a pessoa pode querer algo que parece ser a melhor coisa do mundo, e a vontade passar. Melhor estar bem seguro do que se quer e pode ter. Não esse desejo sem limite, o estado natural das pessoas hoje em dia, em um querer tudo e mais alguma coisa, atormentadas. A tia não queria isso!

 blogueira coach

sexta-feira, 2 de março de 2018






            

                                                     CORAGEM



           

               O ideal é viver em paz e feliz, o que não é tão difícil, basta que cada um  tenha a dignidade de evitar cometer erros, e assumir o que fizer de errado, para não voltar a sua prática. Tem gente que propala os acertos, mas trata de esconder os malfeitos, mente para tentar se safar, e o que é pior, joga a culpa nos outros. Ter coragem é não fugir da responsabilidade, do contrário há uma atitude vexatória de covardia. Falhou, não fique achando que não foi nada, e seguir sem pedir desculpa. Acertou, saber que fez sua obrigação, no mínimo, agiu para seu próprio bem. 

                 A coragem é humilde, a covardia é soberba. “Tenha coragem para as grandes adversidades da vida e paciência para as pequenas” aconselha Victor Hugo. Duas virtudes citadas pelo eminente escritor francês: coragem e paciência. Coragem rima com paciência; covardia com impaciência, medo. Mas nem sempre o medo é negativo, pode ser benéfico, servir de alerta para o perigo, quando nossos ancestrais fugiam do perigo, para não enfrentar o inimigo, sem muito possibilidade de vitória. No presente momento temos a defesa mais eficaz, as potentes armas de ferir e matar. Mas importante é conhecer o inimigo, tentar persuadi-lo, e às vezes ele não está fora, mas dentro da própria pessoa.
        
            Do lado da coragem e da paciência está posicionada a precaução, virtude que tem como seu oposto a imprudência. Ter precaução, atenção, prudência para não sofrer atentados contra sua integridade. O medroso, ou covarde costuma ser imprudente, para depois fingir que não fez nada errado, acaba por ser descoberto, e sofre a  humilhação e até punição pelos seus atos, e alegou não ter feito. O político corrupto, por exemplo, é a pior espécie de gente, um grande covarde, deixa de fazer o que deve, rouba, tornando-se responsável pelo aumento da ignorância e morte nos hospitais, e outros crimes com dolo, que os colocam ao lado de meliantes perigosos.  

quinta-feira, 1 de março de 2018






                                 TEMOS QUE PENSAR

PENSANDO NA VIDA



            
          Pensar de fato faz muita diferença na vida de qualquer pessoa, parar para pensar, avaliar o que se passa ao redor, verificar as consequências dos seus, os compromissos assumidos. E se temos algo importante para fazer, alguma escolha, pensar muito sobre o assunto. Quem não pensa, fica sujeito a cometer erros, sendo  o dever de todos procurar o pensamento correto sobre o que quer, o que pretende fazer.  Pensar, pensar muito, pensar bem.
          
          Pensar no sentido filosófico do termo é abrir a mente ao conhecimento, ao saber, o que diz respeito ao bem e à verdade. Uma estratégia das mais importantes para a vida é pensar com discernimento. Pensamos ainda melhor com auxílio do pensamento religioso, para não se deixar levar por maus pensamentos. Elevar o pensamento aos melhores patamares nos faz capazes de solucionar quase todos as questões. Tenhamos tempo dedicado a pensar. Não fazer nada sem pensar antes.
        
         O criminoso não pensa, ele premedita o crime, tem em mente uma ideia fixa. Meditar é pôr a mente para funcionar, é como sonhar acordado, as ideias têm de ser arrumadas. As ideias desarrumadas têm de ser ordenadas, direcionadas para o certo em detrimento do errado. Por não conhecer a verdade, ou por fraqueza moral, tem gente que acaba  tendo más ideias,  consequentemente, age mal. Quem não pensa, age por impulso. Erro crasso não refletir sobre o que vai fazer, ou está fazendo.
        
      Pensar é a capacidade de desenvolver a aptidão cerebral, nasce com a pessoa.  A espécie humana foi feita para pensar, para aumentar sua capacidade de raciocínio e vencer a ignorância. Como tudo na vida, aprendemos a pensar, a raciocinar, a agir corretamente. O mérito que tem a pessoa que se dedica a pensar, por seu desenvolvimento mental e sua maturidade.