sábado, 15 de junho de 2019




FÉRIAS!

Rock'n Roll Dance Show # RK3

Kopie von Boogie Woogie Veteranen Turnier Landshut 2017

Sophia Loren Mambo Italiano

Christopher Plummer - Edelweiss - The Sound of Music

RTSF 2019 – Stephen & Chanzie – Twisting The Night Away

LK INDONESIA 03 CHA CHA Covered

"When You Walk Down Mainstreet with Me" from On the Town (w/ Gene Kelly ...

Eleanor Powell & Fred Astaire "Begin the Beguine" Tap Dancing






                É PRECISO TER CERTEZA






Maria Daisy já estava sentada na mesa perto da janela quando a mãe chegou, tinham um encontro todas quintas-feiras no Café Mirante. Não demorou para o trio se formar com a chegada da irmã mais nova, Maria Paula. “O celular desligado”, foi o combinado. E seguiram as três para o Caixa fazer o pedido, que incluía os deliciosos cookies, um de cada sabor, três, para acompanhar os capuchinhos.  Já de volta à mesa, a mãe fez questão de mostrar as compras que acabara de fazer, estavam na sacola colocada na cadeira ao seu lado.

—Não costumo comprar por impulso, mas a cama de casal estava precisando de uma repaginada, e foi bom eu encontrar essas ofertas, chegaram bem na hora. Vejam a beleza e qualidade desse conjunto de lençol, e a colcha branca, meu sonho de consumo faz tempo.

As filhas de dona Glória confirmaram que a mãe havia acertado em tudo, e iam aproveitar para fazer uma visita às lojas do shopping, em tempo de liquidações de meio de ano. No ar o cheirinho agradável do café, o melhor do mundo, o brasileiro, comentaram, que passaram a saborear com prazer. Alguns goles depois e deram início aos comentários da semana, cada uma disposta a falar sobre suas impressões sobre os acontecimentos pessoais, também o que se passava no país e até no mundo. Maria Daisy falou do seu desagrado:   

— Que coisa mais feia o que ocorreu do outro lado do Atlântico, em um hotel de luxo em Paris, esses jogadores multimilionários não têm jeito mesmo. Com raras exceções, Zico, por exemplo, extraordinário craque do Tricampeonato de 70, além de bom esposo e pai. Enquanto alguns outros jogadores dão raiva pelo que aprontam. Ronaldo foi o que se viu, mas agora está quieto, dizem que por conta de uma boa equipe de profissionais que o acompanham. Neymar está precisando, urgentemente, de ajuda profissional nesse sentido.

— Minha irmã, retrucou Maria Paula, tanta coisa mais importante para preocupar os brasileiros, até mesmo boa parte do mundo, que se ocupa com os feitos dos jogadores famosos no gramado e fora. Mas certos acontecimentos nunca deixam de atingir a todos. A polícia já está cuidando do caso, se confirmado o estupro, ou o ato libidinoso sem anuência, crime previsto no artigo 213 do Código Penal.
   
Manifestou-se a mãe:    

— Duvidar é a sina desses nossos dias de muitos claros-escuros, de tantos subterfúgios e mentiras, pois o que não falta é gente querendo se dar bem a todo custo. Certeza não se tem de mais nada. Ou são as evidências que a mente não mais apreende, também o olhar que não enxerga bem as coisas. A grande dificuldade que há em superar as limitações intelectuais impostas pela natureza, e o ambiente só faz piorar. E lá se vai o homem chutando a bola e a vida, tropeçando e caindo sem parar.  

Maria Daisy estava com raiva:

— Parece que só existe o estômago e os órgãos sexuais para satisfazer certos homens, e até mesmo mulheres. A fome insaciável que há na espécie hoje em dia.

 Maria Paula achou que o tema fome, merecia uma explanação:

— Problemas não faltam, pior o da fome, propriamente dita, a pessoa não tendo o que comer, enquanto sobram apelos os mais esdrúxulos para, supostamente, fazer feliz esse ser racional e emocional, o homem, que costuma perder a cabeça, em especial, quando fica famoso. Não estou nada surpresa, é comum ocorrerem fatos como esse, em se tratando de jogadores de futebol, geralmente, com a ignorância no mesmo nível da fama, e faz o que faz, mundo afora:

— É o nosso mundo, minha irmã, que abriga celebridades, jogando-as na fogueira das vaidades, de onde saem chamuscadas, quando não se queimam de vez. Viver não é o mesmo que existir. Depende do gosto de cada um, se a pessoa acredita, ou tem dúvida sobre o valor que tem a vida. Mas é preciso ter certeza. A certeza do amor que dá sentido à vida. Não ignorar que o banquete servido, com requintes e esquisitices, tem um preço a pagar, não apenas monetário. Tem quem diga que tanto faz o homem chutar uma bola rasgada no quintal da casa, ou ser um craque dos gramados mundiais; tanto faz alguém mal saber escrever o nome, ou quem escreve um livro de sucesso digno de um Nobel, uma simples lápide vai marcar o local da sua última morada. Ninguém escapa.
               
              — Tem gente, Maria Daisy, que prefere virar cinza. Por maior talento que alguém tenha, a vida castiga, mas nunca sem motivo. De repente as pessoas hoje atingem a fama, passam a nadar em dinheiro, daí pensam que podem tudo, e não hesitam em se arriscar para ser feliz, ou simplesmente vivenciar uma hipotética e fugaz felicidade. As facilidades tentadoras, principalmente para aqueles que são negligenciados, sem uma boa formação, sem orientação abalizada, que lhes deem condições mentais e psicológicas para vivenciarem, sem encrenca, o dinheiro e a fama que conquistaram nos gramados, ou nos palcos da vida.
                 
               Dona Glória voltou a falar:
                
              —Orbitam em volta dos famosos e endinheirados jogadores, os tais amigos ditos do peito, com a função de providenciar o que for preciso para a satisfação pessoal do atleta, e disso tiram proveito, lógico. Ignoram o gravidade de certas atitudes, sempre afoitos para gozarem as delícias que o mundo oferece de bandeja a quem tem especial talento para divertir o público. Teve o caso escabroso do goleiro Bruno, quando um de seus comparsas, Macarrão, quis resolver o caso amoroso do goleiro, e achou que bastava matar a mãe do seu filho. Os exemplos estão aí, para quem quiser aprender o que é bom, ou se  dar mal escolhendo o caminho errado, até mesmo do crime.  Quando o mais seguro para viver bem é guardar as leis humanas e as leis de Deus, certo que a justiça  tarda, mas não falha.
              
             Mãe e filhas resolveram mudar a conversa para assuntos mais amenos, afinal, estavam sendo agraciadas com o delicioso cafezinho, cientes que o melhor café do mundo era mesmo o brasileiro, e servido com fartura. No exterior vinha  pela metade na xícara, queixaram-se. Comentaram ainda as festas juninas que já haviam começado a todo vapor, os arraiais montados em muitos locais da cidade. Chegou a hora da despedida, e a costumeira bênção:

—Filhas, Deus vos acompanhe!  


quarta-feira, 12 de junho de 2019



FELIZ DIA DOS NAMORADOS!



                 
                 DÁDIVA



EU E MEU ETERNO AMOR -  PRAIA DE ARAÇAGI- S. LUÍS - MA-  2018










M ulher e mãe que sou, 

 merece essa alegria e esse pranto. 

Velhice é chegada,

sina, dádiva.

Não me falte saúde,

e tenha eu disposição,

para continuar meu recado.


A tela do computador

como uma folha de papel em branco.

A investigação sem fraude, 

mergulho profundo, 

suave emergir.

 A inquietude não me cabe bem. 

Escrevo para para ser feliz.


Ou se constrói o futuro, ou se cai no vazio.

Há o previsível  


e o de todo imprevisível.

Quem somos nós, afinal?

As histórias que nos contam, 

mas temos a nossa própria história.


O que me tomaram  nem pude reclamar, paciência.

Minha fortíssima alma para suportar perdas.

O insustentável que se perde,

e há o que se sustenta, apesar de tudo.

O muito que se tem a ganhar e preservar.

 
Visitas em minha casa,

pessoas que queriam me ver,

os que  precisaram de mim,

ou quem chegou sem ser esperado.

Quando eu podia imaginar as atuais visitas virtuais!


Alguns espinhos pelo caminho.

Quando dói, penso em gritar, mas fico muda.




Sempre há dor, saudade.

Queria de novo experimentar aquele doce,

comer um pedaço do bolo,

que só mãe e vó sabem fazer. 

Meus suspiros têm gosto de glacê.






terça-feira, 11 de junho de 2019





ESCREVER TEM A VER COM FICAR FELIZ.

"Escrever não tem a ver com ganhar dinheiro, ficar famoso, conquistar parceiros, fazer amigos. Tem a ver com enriquecer a própria vida e a vida dos que lerão seu trabalho. Escrever tem a ver com se levantar, ficar bem, em suma, ficar feliz, ok? Escrever é mágico e Água da Vida tanto quanto qualquer criação artística. A água é fonte de vida e é de graça. Então beba”.
                                                
                                             Stephen King



sexta-feira, 7 de junho de 2019






VOCAÇÃO








Ela crescia,

chorava e ria,

e falava, falava.

Alguém disse:

Coisa de mulher,

vai ser educadora.

E ela foi, 

criar filhos, 

por amor,

por vocação. 


Cargo pesado para sua espécie,

levantar bandeira,

que a ousadia feminina levanta.

e vai para a rua.

Mulher a se expor  

sem pudor...


Às vezes sim, às vezes não, ela acha a vida uma beleza.


Mundo feito de dor!

Mas sem amargor se possa sonhar.


O que dizer do homem que mata,

por ódio,

querendo a todo custo da mulher se vinga, 

ou simplesmente abusar.

Tem gente de vontade torta.


Ela ensina:

Se não tens poder para fundar reinos,

mas tens inteligência, 

tens fé,

tens tudo que precisas 

para tua vida,

e criar tuas raízes.

Com alegria e prazer, 

sem amargura,

inaugura linhagem!



E ela continua a falar:

O homem ainda tem a força.

A mulher, como sempre, se desdobra em casa, no trabalho,

e onde quer que esteja.

Nos dias de hoje é ainda mais difícil, 

mas não impossível,

ter uma família unida, amorosa. 


Amém!

vocação laical franciscana



Nota: O craque Neymar acusado de estrupo, que coisa mais feia!

segunda-feira, 3 de junho de 2019





 REGALIA POÉTICA








Quem é essa mulher

que eu sou,

ou me tornei?

Das muitas mulheres de nome Maria,

eu sou todas elas,

muito embora nenhuma seja como eu.

Faço comida, escrevo contos, às vezes versejo,

mas o melhor é viver e ser mãe,

todos os dias da semana,

no domingo não é diferente.

Mas no domingo, feriados

e dias santos 

cozinho para a família inteira reunida.

E penso no estômago de tantos

que  não têm o que comer.

Fico brava com certas coisas,

e reclamo,

minha voz é forte,

possa a alguém dar ânimo.

Meu canto não é só de festa. 

Quando escrevo me sinto estranha,

claridades das entranhas do meu ser.

Minha vontade tem nobreza

que vem de longe, de minhas raízes.

Não demora eu virar cinza para ser jogada no mar,

mas sou cristã,

quero uma lápide com meu nome.

Com paciência levo adiante minha vida

e minha sina.

Doce e triste sina humana,

de incompletude.

Sem amargura, envelheço.

Velhice que não verga é a minha.