GALERIA VERMEER

terça-feira, 29 de abril de 2025

 "Pela visão existencialista a vida pode ser qualquer coisa, mas também pode não ser nada."

Ainda bem que a doceira, e também poeta, Cora Coralina, com seus longos anos de superação, nos avisa que a vida o que quer de nós é coragem. E o que devemos é superar o medo, com uma vida de comprometimento, paciência e coragem.



segunda-feira, 28 de abril de 2025

 


                                                  SORRIA PARA A VIDA!



ILHA DE S. LUÍS - MA



 

 

          Vá em frente, mesmo desanimado, desmotivado, mas com esperança no coração. E lá adiante verá que superou facilmente as frustrações, assim como transpôs todos os obstáculos para viver essa especial e difícil vida humana.  Esteja certo que com todo sofrimento e dor, vale a pena viver. Alegre, ou triste, viver é o nosso destino, que temos de cumprir. Dotados nós somos da coragem, que não devemos desperdiçar.

         Vida, em que há os dias  bons, como também tem os momentos difíceis. A própria vida se encarrega de dar essa coragem, e tudo o mais para a pessoa viver sua grandiosa vida, como habitante desse planeta, único no universo.  E se almejamos a felicidade, ela existe. E ser feliz não será simplesmente a conquista da alegria de viver? Que todos se habilitem!

         Valorizar a alegria refletida no sorriso,  é prova da nossa humanidade. Mas ser alegre e feliz é uma conquista. Sorria para a vida! A alegria de encontrar o oásis no deserto da alma. Refletir sobre o que nos possa tirar esse prazer, essa nossa alegria. As tribulações, que temos de enfrentar, sem nos deixarmos levar pelos efusivos prazeres, que nos podem roubar a paz de espírito. Ao fim, sentir que fomos bem sucedidos, com o Criador no comando.

         Blog Vilma 28.04.25


quarta-feira, 23 de abril de 2025

 


 

 

 

 

                                  
                                 PAZ PARA A VIDA

  

 

SANTA PAZ DO PASSADO - S. LUÍS- MA 

 

Vale a pena casar? No passado parece que valia, e um pedido de separação era considerado injustiça praticada de uma parte para com a outra. Havia encorajamento para o matrimônio, e a coerção para que seguisse adiante, até que a morte os separasse. Empenhava-se grande  esforço para a união dar certo, sem pensar tanto em felicidade pessoal. O princípio para uma situação de prazer, em que há a contrapartida da dor a ser suportada. 

Render-se ao acordo humano de vida matrimonial, em que o sucesso depende muito dos pontos de ruptura a superar. Uma instituição que honra o ser humano, não resta dúvida, que o casamento ajuda a viver. As pessoas serem justas umas para com a outras em qualquer situação, em especial, quando se trata de uma união sexual assentada em regras morais. Mas é preciso casar, como no passado? Os cônjuges alegres, ou mesmo tristes, tão firmemente unidos, que nada os separava. Inadequado para a mente moderna, que tem outras aposta.

Mesmo não sendo crianças, e, sim, pessoas adultas, necessitam de apoio para sua união amorosa, e jamais serem levadas à desunião.  Mas seria justo preservar um casamento de pesoas incompatíveis, e sofrer com isso? Diga-se a bem da verdade que o homem, como um quadrúpede, é feliz ou infeliz segundo sua salubridade, e muito depende da sanidade da sociedade, hoje destituída de valores. Frouxos os laços que unem os casais atualmente. Tradição que remonta à mística cristã, e fez do matrimônio um sacramento.

O poder de deliberação dado a quem almeja realizar sua vida em  paz, seja só, ou acompanhado. Paz para a vida, e tem pessoas que rejeitam a solidão a dois como às vezes acontece. Não se trata de duas almas gêmeas, e quase nunca o são, mesmo assim, o casal deve evitar a quebra do compromisso assumido. O problema não está no casamento, que pode ser desfeito, sim, mas também pode durar até que a morte os separe.

 

 

 


segunda-feira, 21 de abril de 2025

domingo, 20 de abril de 2025

 

 "EIS QUE FAÇO NOVA TODAS AS COISAS"




sexta-feira, 18 de abril de 2025

 

LER E ESCREVER NOS AJUDA  A VIVER MELHOR! 





segunda-feira, 14 de abril de 2025

 

                                                            MISTÉRIO


 ETERNA S. LUÍS - ANTIGO LARGO DO QUARTEL


 

 

            Penso sobre a vida na terra, que acredito ser o único planeta habitado. É um espetáculo tudo isso, e privilegiados somos nós por essa nossa maravilhosa natureza humana. Ver, escutar os sons, sentir o cheiro e sabor, o que nos é ofertado pela natureza em volta. Lá longe, o sol o grande responsável por tudo. E saber que nada disso é eterno, que não vivemos para sempre, nem o amor que habita em nós. Certo o que diz o poeta: “O amor é eterno enquanto dura”. Somos eternos com esse nosso amor, enquanto dura a Luz da existência. Uma eternidade de milhões e milhões de anos. Até quando?...

          Eterna é a escuridão, é o nada. E o imensurável mistério que há nessa escuridão, nesse nada!...


domingo, 13 de abril de 2025

 


EDUCAÇÃO

LICEU MARANHENSE 

 

                   A educação em S. Luís era da maior importância no passado, destacando-se o magnífico prédio do Liceu, situado na Praça Deodoro, após a transferência do Batalhão de Infantaria do Exército para outro local.  Uma encantadora cidade, antes que se pensasse em modernizá-la com bangalôs no lugar das antigas meia-moradas e porta-e-janelas. Sumiram os bondes, e os ônibus passaram a trafegar com dificuldade pelas ruas estreitas, aumentando o calor, principalmente sem as árvores derrubadas pela onda progressista. Um progresso nada adequado para uma cidade antiga, ou qualquer cidade que se preze. O Liceu perdeu seu antigo esplendor, junto com a educação, que haveria de ser relegada sem dó nem piedade.  A capital maranhense chamada a Atenas brasileira, berço de alguns dos homens mais cultos do país, virou simplesmente a terra do Regue. 

                       

sexta-feira, 11 de abril de 2025

quinta-feira, 10 de abril de 2025

 


 

 

                                            GIZ









                 Apontada como a sexta rua mais bela do país, a Rua do Giz,  em S. Luís, tem  32 degraus de pedras de cantaria, para ser vencida a ladeira que liga a parte baixa à alta da cidade.  Um conjunto arquitetônico, vindo do apogeu da capital maranhense, ladeia a rua, que guarda vestígio do colonizador. As pedras cobertas por giz, daí o nome dessa rua. Branco como a neve, o giz é feito da mistura do calcário, gesso e água. O calcário retirado das rochas sedimentares muito antigas, de milhares de anos, que se decompõem em pequenos pedaços e se acumulam nos rios e mares. Com o tempo as águas secam no local, restando apenas pedaços endurecidos das antigas rochas. O pó de calcário também é aplicado na indústria para obter cal viva, que é muito utilizada para pintar muros e paredes. Estamos falando do Centro Histórico, onde as construções antigas desabam, abandonadas por seus antigos donos, após o tombamento. Enquanto suas praças reformadas carecem de autenticidade, e são como sepulcro caiados, sem vegetação  e tudo o mais que lhes davam vivo encanto. 

  

 

 

 

 


quarta-feira, 9 de abril de 2025

 


                                                       

                                                        SÃO PANTALEÃO



 

                   “Minha terra tem palmeira onde canta o sabiá”, diz o poeta maranhense Gonsalves Dias, muito embora as palmeiras e os sabiás pouco sejam vistos  hoje em dia por lá. Além da reconhecida beleza histórica, há mistérios em minha terra, e um deles é a devoção a um santo pouco conhecido, mas venerado na capital maranhense com uma secular e imponente igreja erguida em sua homenagem. E pelo que se saibe só há outra igreja dedicada ao santo, em Veneza, Itália. A Igreja São Panteleão da capital maranhense está localizada na tradicional Rua São Pantaleão, percurso do saudoso bonde São Pantaleão, que levava passageiros às suas casas azulejadas, e também ao tradicional Hospital Geral, até hoje o melhor hospital da cidade, no Centro Histórico de S. Luís, cidade tombada. O santo era médico, o que justificaria a devoção naquele ponto estratégico,  hoje com o nome de Hospital Carlos Macieira, reconhecido como exemplar em cirurgias de risco. além dos outros hospitais localizado bem perto da igreja. O santo nascido em Nicomédia, atual Turquia, no século XIV, seu nome  significando "homem totalmente compassivo." Padroeiro das parteiras. Quanto mistério !....


POSTADO EM 9.04.25

 


 


 

 

                                                     DIA E NOITE

 


 

Ela reflete sobre a alegria e a tristeza, sobre o prazer e a dor, que são como o dia e a noite. O dia, cuja luz surge timidamente  e se expande, e a noite escura, não totalmente. Dia e noite, que se revezam, como os sentimentos. E ainda que não tenha acabado um, ou permaneça o sofrimento antigo, já começa o outro. Vão-se os dias e as noites deixando ao tempo presente luzes e sombras dos momentos que se foram. Fica a memória.  E se reflita os nossos dias de hoje, com toda essa luz, também mais que nnunca sombrias nossas atuais noites. O aqui e agora de luzes e trevas sem precedente. Resta pensar no futuro que desses elementos se alimenta.

 


terça-feira, 8 de abril de 2025

segunda-feira, 7 de abril de 2025

 


                                                                   CINZAS



                          Naquela tarde estávamos em Copacabana, sentados no banco da calçada de costas para o mar, lembra? Ainda havia vestígios do carnaval, e os garis tinham acabado de limpar a praia da esbórnia da terça feira de carnaval. Nem imaginávamos o que ia acontecer em poucos minutos. O céu de um azul anil, quando saímos da Barra, agora estava ameaçado por uma imensa nuvem cinza, que avançava veloz, vinda de trás dos morros.  Próxima de onde estávamos havia um  Igreja, para onde corremos em busca de abrigo contra a intempérie. Hora da missa, e foi assim que cumprimos a devota obrigação de receber as cinzas naquela quarta feira. Início da Quaresma, que significa tempo de penitência, pela fragilidade humana em suas paixões, e a necessidade de conversão. A humilde intenção de manter-se fiel no caminho da devoção cristã.  Mas nunca vimos tempestade igual a que caiu logo a seguir, naquela quarta-feira de cinzas.


domingo, 6 de abril de 2025

 

GRACIOSA CASA PORTUGUESA, COM CERTEZA!



 TEMPO, TEMPO, TEMPO!



     Um dia não vamos mais voltar para a casa em que vivemos os primeiros anos de nossas vidas. E é certo que alguns de nós deixarão para sempre a cidade natal. Todos aqueles momentos vividos no passado vão se transformar em memória, boas de recordar. Um tempo também sofrido, como todo tempo, que passa, enquanto a pessoa cresce, aprende, amadurece. Evoluímos com o tempo que passa, e a regra da vida é não ficarmos parados no tempo. Recordar com gratidão o tempo vivido, lembrar as pessoas com quem convivemos e foram importantes em cada etapa da nossa vida. Guardar no fundo do coração os que partiram para sempre, deixando saudade.  E se nos perguntarmos o que a vida quer de nós, a resposta é fé e esperança para acolher cada novo tempo de viver.


sábado, 5 de abril de 2025

 



 

 ENVELHECER

 

Entra pela velhice com cuidado,

Pé ante pé, sem provocar rumores,

Que  despertem lembranças do passado,

Sonhos de glórias, ilusões de amores.

 

Do que tiveres no pomar plantado,

Apanha  os frutos e recolhe as flores;

Mas lavras, ainda, e planta o teu eirado,

Que outros virão colher quando te fores.

 

Não te seja a velhice enfermidade.

Alimenta no espírito a saúde,

Luta contra as tibiezas da vontade.

 

Que a neve caia, o teu ardor não mude.

Mantém-te jovem, pouco importa a idade,

Tem cada idade a sua juventude...

                     

                                  Manuel de Bastos Tigre

 

 

 


quarta-feira, 2 de abril de 2025

 



Não poucas vezes falamos algo que acaba por ter uma repercursão inesperada,  quando nossas  palavras são mal interpretadas. Mesmo sem termos a intenção de prejudicar alguém,         importante correr para consertar o erro. Nem sempre é fácil sanar o dano, melhor ter cuidado com o que se fala, e depois só ter que lamentar o já feito.

 

      

     FORAM-SE OS BONDES E O VERDE DE S. LUÍS DEIXANDO SAUDADE!  

     

INÍCIO DOS BONDES ELETRICOS LIGADOS AO PROGRESSO - DÉCADA  DE 20. 


 


BOM RECORDAR .


ANTIGO LARGO DO CARMO - S. LUÍS-MA

 

 

PELAS DORES VIVIDAS SUPERAÇÃO,

POR AQUELAS QUE HÃO DE VIR

FÉ E CONFIANÇA NO CORAÇÃO.