GALERIA VERMEER

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

 


 

 

    FELIZ ANO NOVO!                                                           

                                          

                                                     por um MUNDO em ordem!

 

RECORDAÇÃO - ANO 2005

Começa na infância quando a criança recebe cuidados suficientes para ordenar sua vida, o que os pais antigos procuram fazer, ou seja, educar com segurança,  promover  o equilíbrio físico e emocional dos filhos. Uma  intuitiva psicologia, antes dos testes psicológicos, e dessa avançada tecnologia, que avança nos dias atuais.Essencial ter uma família , e que a criança cresça confiante, e não dependa  de coisas que simplesmente  mascaram a realidade de uma pessoa, que deve ser boa e feliz de verdade. A criança, o jovem, o adulto, em suma, todos entendam sobre o esforço dos pais que dão o  melhor de si, e não simplesmente pais sem noção, que   querem  se exibir parafora.

Ela compreendeu de início, quando em visita à noiva de um parente, e o pai da moça insinuava  à  filha a situação inferior da outra, que não tinha um pai com dinheiro para proporcionar-lhe  os desejos. E no entanto havia desaparecido o dinheiro da bolsa da  hóspede, que daí por diante ficou sem tostão, miserabilizada frente à pessoas que medim tudo por ter ou não grana no bolso.  Filhos que crescem equivocados sobre  o mundo a enfrentar, assim como as dores e frustrações da vida. Essencial a evolução de cada um, no aprendisado sobre a vida, que demanda esforço, estratégia. As dificuldades que levam a pensar, inclusive, sobre o caos atual, como era no princípio, antes do Verbo.  O caos dos avanços tecnológicos, que inclui a IA, um benefício, mas também perturba, e pode por o homem a  se perder de vez nas guerras pessoais, e mundo afora, a pior desordem, o pior caos.  

Por um mundo em ordem, conforme os desígnios de Deus. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós", Feliz  ano que inicia. 


segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

                                                                                             #HAPPYNEWYEAR´SEVE!


CRAZY ABOUT HER

 

 

This movie was directed by Dani de la Orden and it is essentially about a total random affair that came up and went off by the blink of an eye until the male protagonist (Andri) decided to go on a hunt after her once loved one (Carla) and finally found her out. The plot takes some risks with its ups and downs upon the characters by showcasing their very complexity and excentric life struggles along many unexpected journeys and discoveries of self-acceptances. All this, throughout the hardships brought upon them by an institution that wants social changes not by the word of the mouth. The ending nails on an even more robust self-acceptance quest that summarizes the finishing of an era to both protagonists and their on-journey friends.

The actors Susana Abitua and Alvaro Cervantes pay the check with excellency, especially when dealing with the reasons and emotions of their own characters, and what is more, with the very emotions of the characters of their counterparts. Continuing the disco, this romantic excentric intimate emotional film well exploit its scenes without bragging on with unnecessities and without breaking the pace amongst themselves. So, in other words, the flow of the general plot goes naturally thanks to the very accented and well put sub plots that came up within that one throughout the friends’ inclusions alongside the mentioned general journey that is the bigger plot. And all this, thanks to the job of Natalia Duran and Eric Navarro, the screenwriters. And not without mentioning it after all, the movie sets needed all along were fundamentally basic, but the movie pays this out in well proportion of dynamic played out castings and in fluent scenes.

All in all, Crazy about Her is having a score of 77 out of 100.        


                                                                                            Gustav Mendes Veras   

   




sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

 

ROGAI POR NÓS!

O PRIMEIRO MÁRTIR


segunda-feira, 22 de dezembro de 2025


FELIZ NATAL!   

POESIA

Aperte link abaixo

AQUARELA DE MARILIA MUNIZ VERAS




https://www.facebook.com/share/v/16xJiSyuoF/

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

domingo, 14 de dezembro de 2025



 


 

 

                                                   Filosofia E FÉ

 

SANTIAGO DE COMPOSTELA - MATRIZ

 

            De verdade, o que a gente quer muito é ser feliz. A felicidade avaliada racionalmente pelos gregos em sua nascente filosofia dá ao homem a noção do que é essencial para gozar de um  prazeiroso destino. E vindo de eras ainda mais remotas temos a religião no papel de religar, fazer-nos cumprir a gênese como ser humano.

            A característica da vida cristã é que se viva conforme a ordem de Deus, numa síntese superior de razão e fé. Sentir a presença do Cristo Jesus, ver o céu diante dos olhos, sem nos infernizar, mas compadecidos com as contradições do mundo, fazer nosso melhor, e possamos viver na santa paz.

          É a fé que nos livra da incerteza quanto à nossa condição humana. A feliz vida terrena reflexo da divina, o que constitui dogma de fé.  Universal filosofia e universal fé, que não se anulam, mas se irmanam na lógica e em respeito aos mistério. O Ocidente beneficiado com o platonismo  de Santo Agostinho, a que se segue, já no século XIII, o aristotelismo de santo Tomás de Aquino.

 


quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

 



 

 

                              FELICIDADE E BEATITUDE

       

     

IMAGEM PORTUGUESA

      Encontrar-se com Deus, e na busca por esse Bem absoluto encontrar a si mesmo, ou o mais profundo da sua humanidade, do seu ser. Essa beatitude, própria dos santos, ou esse amor a Deus, que está ao nosso alcance, alguns de nós, e é a verdadeira felicidade. Não é lutar contra o mal,  com espadas ditatorias, que é própria dos apartados do divino no mundo. Certo é que, enquanto estivermos nessa dolorida peleja, do bem contra o mal, nessa dualidade, não há felicidade. Contra a desordem no mundo só a fé, de onde vem a salvação pelo amor, estância última da ordem divina. Devemos ordenar-nos, pois é na ordem de Deus que reside o verdadeiro amor, a verdadeira felicidade, ou a única felicidade duradoura, eterna.

            Os filósofos gregos, ao pensarem sobre esse bem maior que é a felicidade, criaram métodos racionalmente apreciáveis,  mas está nos mandamentos de Deus escrito nas Tábuas das Lei  de Moisés, que encontramos regras básicas, resumido na frase: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. A Bíblia narra  bem essa história.  A consumação desse Amor que acontece em Cristo, cujo nascimento é comemorado pelos cristãos no mundo todo, ao fim de cada ano.

        E que o Natal desse ano de 2025 seja especial, beatificado pelo Amor.


sábado, 6 de dezembro de 2025


 

 

 

                                  FELICIDADE CRISTà

 


 

                     O homem nasce  mais frágil que os outros animais, os irracionais,  condição superada pelos cuidados recebidos ao vir à luz, assim como ao longo da vida como ser racional. As condições próprias e as que lhe são dadas fora para seu desenvolvimento e possa atingir a meta da felicidade. O quanto doi a fome, o desamparo, e o muito que as guerras consomem de vidas humanas. Verdade que há o dom da superação, e os mais velhos até duvidam das dificuldades por que passaram, sem os recursos atuais fornecidos pela ciência e tecnologia, além das atribulações sofridas com o nazismo e comunismo.

         Sim, superamos muita coisa, para chegarmos ao ponto em que as pressões, tanto externas quanto internas, ameaçam qualquer fortaleza. Os velhos, assim como os jovens, hoje em dia, a enfrentarem problemas de aceitação, com grandes cobranças. O certo é nunca desistir da vida, mas cuidar bem de si, sem descuidar de ver no outro um reflexo do próprio ser, o que constitui prioridade de cada um. Livrar-se dos males acumulados, principalmente nos últimos tempos de descrença generalizada. Ter fé e esperança para levar avante sua preciosa existência, e que não se desperdicem vidas humanas como tem acontecido. 

             Tempo dos festejos de fim de ano, das alegrias do Natal, sem esquecer que o melhor de tudo é o nascimento de Jesus Cristo, o Mestre dos mestres. O mundo engalanado, mas é plena essa nossa felicidade? Ou estamos apenas focados no consumo de bens materiais? Tradicional felicidade, sempre presente nas experiências da vida humana, subordinadas a diversas formas de viver. As possibilidades humanas atuais seguem na direção das exigências da lucidez, que se constrói na ética, e está no cerne do propósito cristão de atingir a felicidade. 

           E se a ética  persiste no mundo é que também persiste a presença de certos critérios, que é perene na tradição cristã, e engloba o temporal e a eternidade. A responsabilidade como critério ético. A vida em seus aspectos mais louváveis, na clareza da ética cristã frente às obscuridades existentes. A ética na busca da felicidade que não seja apenas individual, mas tenha origem na atenção para com as demais pessoas, sejam pais, filhos, parentes, e todos aqueles que passam por nossa vida deixando algo de si, e levando algo de nós. 

      O homem conduzido eticamente por sua razão, que passa a ser um instrumento na consecução  das finalidades humanas. A comunicação no seu papel primordial. E no exercício racional das alegrias realizem-se  os festejos natalinos. Momento propício de por em evidência o melhor de nós, como seres humanos, em especial,  cristãos.  A tradicional felicidade cristã, e cada um de nós reflita sobre fazer jus a sua condição humana, e adquira uma justa maneira de proceder, que não seja ambicionar ter prazeres e possuir coisas a mais da conta.