segunda-feira, 8 de julho de 2024

 


 

 

                                               FELICIDADE

 


 

Seria a felicidade simplesmente sorte?  Ter nascido em uma boa família, que lhe possa dar a segurança necessária para viver com tranquilidade infância e mocidade, e em condições ideais de desenvolvimento mental e espiritual? Sem esquecer  que  a biologia responde por boa parte do processo evolutivo  A vantagem de ter uma vida saudável, a qual se adiciona a educação, o conhecimento, e, em especial, a consciência, que leva a atitude e condutas ideais de vida.  

Sorte, ou trabalho de gerações, que vai das conquistas em vários campos do conhecimento e da espiritualidade. A cultura cristã, decisiva para o desenvolvimento do nosso processo civilizatório. E o homem feliz, portanto,  seria aquele sortudo que, sem buscar diretamente a felicidade, encontra o suficiente para viver em paz consigo mesmo.  Felicidade seria, assim,  a tranquilidade, a alegria, o prazer, no desenvolvimento do ser, que é o oposto do não ser.             

E tudo se torna suficiente para a felicidade se formos gratos pelo que temos e pelo que somos. E não seria simplesmente uma questão de gosto e de temperamento, mas  de   acreditar  objetivamente — mais que subjetivamente — no que nos torna pessoas verdadeiras, livres de entraves ao nosso pleno desenvolvimento. Longe dos falsos problemas, que desaparecem, ou nunca  ousam acossar nossa existência. 


EM TEMPOTexto em homenagem aos meus bisavós e avós maternos, Antônio Lopes Dias e dona Amelinha e Jão Pereira Santos e Carmem Dias, habitantes da morada-inteira na Rua Rio Branco em frente à Praça Odorico Mendes, que aparece ao alto da fotografia, e está com a porta aberta. Eram três casa no mesmo estilo, demolidas, para juntamente com o sobrado ao lado dar origem à Faculdade Forense que existe hoje no local. Tempo em que as casas não eram trancadas, como acontece atualmente para evitar ladrões. Acabo de visitar o local, outrora tão elegante e bem cuidado, e o que s vi foi lixo sobre os canteiros em lugar das plantas, local recentemente reformado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário