quarta-feira, 9 de abril de 2025

 


 

 

                                                     DIA E NOITE

 


 

Ela reflete sobre a alegria e a tristeza, sobre o prazer e a dor, que são como o dia e a noite. O dia, cuja luz surge timidamente  e se expande, e a noite escura, não totalmente. Dia e noite, que se revezam, como os sentimentos. E ainda que não tenha acabado um, ou permaneça o sofrimento antigo, já começa o outro. Vão-se os dias e as noites deixando ao tempo presente luzes e sombras dos momentos que se foram. Fica a memória.  E se reflita os nossos dias de hoje, com toda essa luz, também mais que nnunca sombrias nossas atuais noites. O aqui e agora de luzes e trevas sem precedente. Resta pensar no futuro que desses elementos se alimenta.

 


segunda-feira, 7 de abril de 2025

 







VERDADE!


 


                                                                   CINZAS



                          Naquela tarde estávamos em Copacabana, sentados no banco da calçada de costas para o mar, lembra? Ainda havia vestígios do carnaval, e os garis tinham acabado de limpar a praia da esbórnia da terça feira de carnaval. Nem imaginávamos o que ia acontecer em poucos minutos. O céu de um azul anil, quando saímos da Barra, agora estava ameaçado por uma imensa nuvem cinza, que avançava veloz, vinda de trás dos morros.  Próxima de onde estávamos havia um  Igreja, para onde corremos em busca de abrigo contra a intempérie. Hora da missa, e foi assim que cumprimos a devota obrigação de receber as cinzas naquela quarta feira. Início da Quaresma, que significa tempo de penitência, pela fragilidade humana em suas paixões, e a necessidade de conversão. A humilde intenção de manter-se fiel no caminho da devoção cristã.  Mas nunca vimos tempestade igual a que caiu logo a seguir, naquela quarta-feira de cinzas.


domingo, 6 de abril de 2025

 

GRACIOSA CASA PORTUGUESA, COM CERTEZA!



 TEMPO, TEMPO, TEMPO!



     Um dia não vamos mais voltar para a casa em que vivemos os primeiros anos de nossas vidas. E é certo que alguns de nós deixarão para sempre a cidade natal. Todos aqueles momentos vividos no passado vão se transformar em memória, boas de recordar. Um tempo também sofrido, como todo tempo, que passa, enquanto a pessoa cresce, aprende, amadurece. Evoluímos com o tempo que passa, e a regra da vida é não ficarmos parados no tempo. Recordar com gratidão o tempo vivido, lembrar as pessoas com quem convivemos e foram importantes em cada etapa da nossa vida. Guardar no fundo do coração os que partiram para sempre, deixando saudade.  E se nos perguntarmos o que a vida quer de nós, a resposta é fé e esperança para acolher cada novo tempo de viver.


sábado, 5 de abril de 2025

 



 

 ENVELHECER

 

Entra pela velhice com cuidado,

Pé ante pé, sem provocar rumores,

Que  despertem lembranças do passado,

Sonhos de glórias, ilusões de amores.

 

Do que tiveres no pomar plantado,

Apanha  os frutos e recolhe as flores;

Mas lavras, ainda, e planta o teu eirado,

Que outros virão colher quando te fores.

 

Não te seja a velhice enfermidade.

Alimenta no espírito a saúde,

Luta contra as tibiezas da vontade.

 

Que a neve caia, o teu ardor não mude.

Mantém-te jovem, pouco importa a idade,

Tem cada idade a sua juventude...

                     

                                  Manuel de Bastos Tigre

 

 

 


quarta-feira, 2 de abril de 2025

 



Não poucas vezes falamos algo que acaba por ter uma repercursão inesperada,  quando nossas  palavras são mal interpretadas. Mesmo sem termos a intenção de prejudicar alguém,         importante correr para consertar o erro. Nem sempre é fácil sanar o dano, melhor ter cuidado com o que se fala, e depois só ter que lamentar o já feito.

 

      

     FORAM-SE OS BONDES E O VERDE DE S. LUÍS DEIXANDO SAUDADE!  

     

INÍCIO DOS BONDES ELETRICOS LIGADOS AO PROGRESSO - DÉCADA  DE 20. 


 


BOM RECORDAR .


ANTIGO LARGO DO CARMO - S. LUÍS-MA

 

 

PELAS DORES VIVIDAS SUPERAÇÃO,

POR AQUELAS QUE HÃO DE VIR

FÉ E CONFIANÇA NO CORAÇÃO.