VEJAM ESSA RELÍQUIA DE CSA - RS
Antes
de se engajar verifique se vale a pena seguir essa ou aquela corrente de
pensamento, saber bem o que propõem os comunicadores nas redes sociais. A boa
causa tem regras claras quanto ao seus objetivos, e os
fins são verdadeiramente dignos de crédito. Que sejam irrepreensíveis os meios utilizados, e haja
merecimento pelo bom referencial.
Ao escolher o que, ou quem seguir verificar no que se fundamenta. E sendo assim, que tenha sentido essa nossa escolha pessoal. Evitar o risco de seguir por caminho tortuoso. E mesmo diante das belas imagens que se nos apresentam nas telas do computador, tais imagens podem ser falsas, ainda mais agora com a IA. E sem o fundamento transcendente o que se vê são pessoas afetadas pela má informação. Uma prversa comunicação, como muitas vezes acontece. Quando devem ser irrepreensíveis, do que as redes sociais não estão isentas.
Alvissareira a presença do comunicador Felipe Bressanim, conhecido como Felca. Surpreendente sua maneira de ser e de se comunicar. Referencial de matriz cristã talvez a melhor que existe. A fé católica e sua doutrina baseada na esperança e no amor ao próximo como a si mesmo. Como disse acima, ter uma base de sustentação é fundamental, o que contribui para que Felca seja como é, o que lhe dá crédito, assim como sua família, certamente. Além da experiência dos tempos difíceis do bulling que sofreu na infância e juventude, mas que não o abateu, e de onde saiu fortalecido, como ele mesmo afirma com orgulho. Deus o proteja sempre.
Primavera, tempo do desabrochar das flores. Silenciosa natureza e sua maravilhosa floração. Ela imaginou aquele denso silêncio da casa, como aquelas flores que tinha na mão, apanhadas há pouco, ao atravessar a praça após o ensino. O pensamento ainda nos alunos, quando Viu a beleza. O chão coberto de folhas prontas para serem transformadas em adubo com a chegada da anunciada chuva. E Aquelas flores, agora eram especiais para ela, mesmo sem serem transparentes, condensavam o silêncio, que a envolvia, do qual tinha uma sensação tátil. Ia colocá-las na gaveta do seu armário no quarto, entre outras coisas que guardava com carinho. Não, melhor expor a primaveril floração no vaso sobre a cristaleira da sala, onde estavam guaradadas antigas peças de cristal da tradicional família ludovicense ?
CAROS AMIGOS
Ame a sua bela vida. Tire foto de toda beleza que existe ao seu redor
Olhe para as pessoas sem preconceito, e diga que as ama.
Faça as coisas que você gosta. Não perca tempo com o que
não merece sua atenção.
Esteja do lado dos bons. A bondade enobrece, seja bondoso.
Fuja da maldade.
Não desperdice sua vida, e aproveite para ser cada
dia melhor como pessoa, e em tudo que faz.
Como os estoicos, faça de sua mente uma fortaleza.
NÃO É MAMÃE
Verdade que a vida mudou para o gênero feminino, e tenho lembrança quando no passado as mulheres trabalhavam em casa, o caso de pessoas da minha família - mãe, avó, tia. E vejo hoje o quanto podiam estar ressentidas, e poderiam ter dito literalmente para quem quisesse ouvir: Não é mamãe, não é titia, não é vovó. Elas precisavam ser jovens e fortes para a função de esposa e mãe, e ficar para titia era o maior medo que tinham, assim como envelhecer, mesmo que algumas tivessem rejeitado casar sem amor. A irmã mais nova de minha mãe, por exemplo, não queria que os sobrinhos a chamassem de titia, e antes de se casar, era simplesmente a dindinha. Nem minha avó queria ser chamada de vovó, certamente por estar ainda na faixa dos trinta.
A liberdade da mulher no mundo atual quase que se iguala a do homem, digo quase, pois escolher o que fazer da vida ainda é mais fácil para o sexo masculino. Difícil entender o caso recente que aconteceu com a linda Tahis Fersoza, que foi abandonada pelo marido, Joaquim Barbosa, ainda na lua de mel. Ele a justificar seu ato ignóbil dizendo que só havia casado porque ela estava empolgada, mas que ele mesmo não gostava tanto dela assim, e correu para os braços de outra bela, a Paola Oliveira. A esposa abandonada deu sorte, e de imediato conquistou o músico Miguel Teló, no auge da fama, formando um casal admirável, com seus dois filhos. Ela vocacionada para casar e ser mãe, como no passado.
E desde muito tempo as feministas levantam bandeiras contra se decantar a vocação da mulher para ser mãe, quando elas deviam ter direito de escolher a maternidade, ou não procriar. E os filhos que elas quiserem ter deixados para mais tarde, depois da realização profissional. Já o marido não mais uma prioridade nessa virada, com mães solo, sem pai, e o homem apenas um doador anônimo do sêmen. É o muito que me comove ver as mães e os pais, que lutam atualmente para criar seus filhos, ambos trabalhando, e fazendo o que podem, e muito mais ainda para proporcionar tudo para eles. Mas parece não há mais condições de se ter a felicidade que só o amor e a paz podem promover. E é bom saber que o munto sedutor, mas também hostil de hoje, como de antes, está pronto para castigar incúrias e ingratidões.
"De que adianta um homem vencer mil batalhas se depois é incapaz de ser senhor de si mesmo?" Palavras de São Ccarlos Acutis, recé-nomeado santo, que além da fé que transmite, nos faz sentir remorso por sua dolorods e santa juventude..
A PILAR E O PUDIM DE LARANJA
![]() |
| VERÍSSIMO E SUA "PILAR", A LÚCIA |
Luís
Fernando Veríssimo acaba de deixar esse mundo, com muita pena de partir, como
ele mesmo dizia, sendo uma pessoa que soube amar, e viver com requinte, como poucos. Partiu para o outro plano na crença dos religiosos, que não era a praia do célebre
escritor. E ao ser questionado sobre a existência de Deus, sendo agnóstico,
como foi seu pai Érico Veríssimo, ou até mesmo ateu, disse ironicamente: “Para mim a única prova convincente
da existência de Deus é o pudim de laranja e a Patrícia Pilar.” Acho que ele
estava certo, e vou explicar. Prova maior da existência de Deus, que habita em
nós, é o poder humano de transformar o que lhe fornece a vida em estado
primitivo, como também a capacidade de fazer surgir da matéria bruta da natureza os produtos para
seu deleitoso viver. E que seja saudável viver para o seu bem. Está nos Evangelhos que Jesus, antes da sua
morte, na última Ceia com os apóstolos, pegou o pão para dar aos seus
discípulos, e disse: “Tomai e comei esse é o meu corpo”. Da mesma forma ofereceu vinho aos presentes, e falou: “Tomai e bebei esse é o meu sangue.” O pão para alimentar
o corpo e o vinho para seu prazer. E foi nas bodas de Caná, que Jesus transformou
a água em vinho, e assim alegrar as pessoas presentes aos festejos, o que fez
por ordem de sua Mãe. Maria o poder feminino superior, que induz o homem a ser melhor, um humano de verdade. E a jovem atriz como um pilar de feminilidade da admiração do escrito.
CARÁTER E GRAÇA
Perdoar,
em primeiro lugar, a nós mesmos, assim como perdoar quem nos fez alguma maldade.
Certo que a maldade existe, e tem gente má, o que é exceção. Mas também não
somos sempre a bondade em pessoa. Impulso, medo, desregramento, contaminam nossas ações, e também
podem ser a causa das nossas omissões. O que abunda é a distração, que não nos
deixa ver o que realmente importa. Por imprudência tropeçamos aqui e ali, a requerer correção
da rota. A vida é um caminho de sonhos
de conquista, bom estarmos atentos, e não sermos surpreendidos por erros que
dificultam nosso caminhar. O peso das nossas culpas aliviadas com a graça do arrependimento e do perdão. Saber que a maior conquista humana é a formação
do caráter na perseverança do bem, graça divina.