NÃO É MAMÃE
Verdade que a vida mudou para o gênero feminino, e tenho lembrança quando no passado as mulheres trabalhavam em casa, o caso de pessoas da minha família - mãe, avó, tia. E vejo hoje o quanto podiam estar ressentidas, e poderiam ter dito literalmente para quem quisesse ouvir: Não é mamãe, não é titia, não é vovó. Elas precisavam ser jovens e fortes para a função de esposa e mãe, e ficar para titia era o maior medo que tinham, assim como envelhecer, mesmo que algumas tivessem rejeitado casar sem amor. A irmã mais nova de minha mãe, por exemplo, não queria que os sobrinhos a chamassem de titia, e antes de se casar, era simplesmente a dindinha. Nem minha avó queria ser chamada de vovó, certamente por estar ainda na faixa dos trinta.
A liberdade da mulher no mundo atual quase que se iguala a do homem, digo quase, pois escolher o que fazer da vida ainda é mais fácil para o sexo masculino. Difícil entender o caso recente que aconteceu com a linda Tahis Fersoza, que foi abandonada pelo marido, Joaquim Barbosa, ainda na lua de mel. Ele a justificar seu ato ignóbil dizendo que só havia casado porque ela estava empolgada, mas que ele mesmo não gostava tanto dela assim, e correu para os braços de outra bela, a Paola Oliveira. A esposa abandonada deu sorte, e de imediato conquistou o músico Miguel Teló, no auge da fama, formando um casal admirável, com seus dois filhos. Ela vocacionada para casar e ser mãe, como no passado.
E desde muito tempo as feministas levantam bandeiras contra se decantar a vocação da mulher para ser mãe, quando elas deviam ter direito de escolher a maternidade, ou não procriar. E os filhos que elas quiserem ter deixados para mais tarde, depois da realização profissional. Já o marido não mais uma prioridade nessa virada, com mães solo, sem pai, e o homem apenas um doador anônimo do sêmen. É o muito que me comove ver as mães e os pais, que lutam atualmente para criar seus filhos, ambos trabalhando, e fazendo o que podem, e muito mais ainda para proporcionar tudo para eles. Mas parece não há mais condições de se ter a felicidade que só o amor e a paz podem promover. E é bom saber que o munto sedutor, mas também hostil de hoje, como de antes, está pronto para castigar incúrias e ingratidões.
"De que adianta um homem vencer mil batalhas se depois é incapaz de ser senhor de si mesmo?" Palavras de São Ccarlos Acutis, recé-nomeado santo, que além da fé que transmite, nos faz sentir remorso por sua dolorods e santa juventude..
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário