terça-feira, 27 de fevereiro de 2018



                                                   


                                                               EXCELÊNCIA
                                                               

     
               
           Há quem ultrapassa o estabelecido como padrão, que vão além da obrigação, seja na família, no trabalho, com os amigos, pessoas admiradas pelo que fazem. Pródigas em se doar, excedem no bem que praticam. Ah, se o mundo contasse com mais pessoas assim, consideradas excelentes, por se dedicarem a um trabalho, a uma causa. E se  sabe de muita gente egoístas, que só se preocupam com o próprio bem e resolver seus problemas. E há as más que criam problemas. 
   
       Há que se buscar a excelência, ou seja, um patamar de vida elevado, no melhor sentido da palavra, em latim excellens, que significa elevação. Tanta gente que é chamada de excelência e não merecem o título. Enquanto pessoas há dignas de reverência. Todo mundo pode, sim, melhorar seu desempenho, mas é comum ninguém querer fazer nada, mesmo quando há necessidade de agir. Ficamos travados, achando melhor não interferir, outros que o façam por nós. E tem as interferências abusivas. Acontece, sim,  gente que só quer aparecer, e se mete em tudo. 

         Tem gente que acha difícil fazer a obrigação, quanto mais exceder as expectativas, um pouco que seja. Lógico que a ninguém é exigido que ultrapasse o limite do razoável, conforme estabelecido. Ultrapassar metas, bater record parece ser apenas para esportista,  atleta, como na recente Olimpíada de Inverno  em PieongChang, na Coréia do Sul. Uma beleza de competição, com a presença maior de países gelados, que se cobrem de neve no inverno e têm que aproveita. O Brasil compareceu com poucos atletas, de excelente qualidade. Record foram batidos, como sempre acontece, a capacidade humana quer superar seus limites. 

          Meu tio-avô em meados do século passado, antes se ser presidente de Banco, bateu  record na maquina de escrever, e ganhou um cobiçado prêmio.  Não precisa ser um recordista, basta elevar o desempenho, querer não apenas aumentar sua potencialidade física, mas no sentido de possibilidade humana de ser melhor como pessoa, os que vão mais longe. E deixam para trás  os acomodados, travados, que não costumam ir adiante. Excelência, elevação,  em todas as áreas. 

       Nos esportes, e em outros campos, com igual possibilidade de alcançar excelentes resultados e ganhar até o Nobel, áurea máxima. O literato, como qualquer outro em sua atividade só alcança um nível de excelência com muito treino e dedicação, escrevendo diariamente, lendo o máximo que pode. E mesmo aqueles pagos para servir os outros, os garçons, têm que superar as expectativas, o que atende melhor o cliente é primordial. As pessoas que mais crescem na vida são as capazes de ir em frente, se superar.  

Sua majestade  a Rainha Elizabeth II


Nenhum comentário:

Postar um comentário