sexta-feira, 24 de janeiro de 2020






G. H. CHESTERTON 

 FRASES EXTRAÍDAS DO LiVRO “ORTODOXIA”.


 
“O mundo moderno perdeu o juízo, não tanto porque aceita o anormal, mas porque não consegue restabelecer a normalidade.”

“Em cada ser vivente há, de fato, um conjunto de forças e funções inatas. Mas, ou a educação dá-lhes as formas para fins específicos, ou não significa absolutamente nada. A fala é o exemplo mais prático disso. É preciso paciência para extrair da língua o que ensinar à criança”.

“Todo o intenso materialismo que domina o mundo moderno apoia-se, em última análise, numa suposição. Uma suposição falsa. Observei que o materialista, como o louco, está numa prisão; na prisão de um só pensamento“.

“Muitos romancistas, de forma exagerada, representaram a terra como sendo perversa. Mas H. G. Welles e sua escola tornaram perverso o céu”.

“ Os obscuros poetas modernos são naturalistas e falam de arbustos e riachos; mas os cantores dos poemas épicos e fábulas da antiguidade eram sobrenaturalistas e falavam dos deuses dos riachos e arbustos. É isso que os modernos querem dizer quando afirmam que os antigos não ‘apreciavam a natureza’, porque diziam que ela era divina”.

“Os adoradores da vontade, de Nietzsche ao sr. Davidson, estão na realidade completamente vazios de volição... É a existência desse lado negativo, ou limitador da vontade que faz a maior parte da conversa dos anarquistas adoradores da vontade não passar muito de uma bobagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário