quinta-feira, 25 de junho de 2026

 


                     SILÊNCIO NADA INOCENTE

 


Na década de 50, em visita a uma prima em outra cidade lembro-me de suas palavras: “É normal as brigas em família, pior é o silêncio,  as pessoas se ignorarem, não se darem atenção, sem compromisso uns com os outros, ou algo de maior gravidade.” O medo, por exemplo, de causar algum  incômodo, ser inconveniente, quando o que se quer mesmo é a paz, em vez da guerra, que acontece quando não há diàlogo, diplomacia, para sanar, ou contornar uma situação conflituosa, isso em qualquer relação. Não cruzar os braços e deixar que as coisas se resolvam por si mesmo, ou com o tempo. Indispensável é o respeito, e não temor de desagradar, e por conta   disso silenciar, o nada inocente silêncio.

As pessoas devem ter a liberdade de expor suas ideias, e até mesmo suas discordâncias. Certo que das frustrações a vida não poupa ninguém. Ajuda todos precisam, e mais ainda nas horas de aflição,  que requer é o amor, a necessária atenção, que deve vir na hora certa, e, em alguns casos, que haja compaixão. Sem fazer o outro de coitadinho,  e lembro minha tia-avó que diza par sua  madrinha que se voltava para ela toda compadecida: “ Coitada da Amélia.” Revidava: “Não me chema de coitadinha.” Atender na hora certa um filho, ou alguém que precise de ajuda, é de suma importância, e jamais pensar que cada um sabe o que fazer da sua vida, que é capaz o suficiente para agir sozinho em perigo, mesmo adulto. Isso com a desculpa da não interferência, que parece mais descaso, até mesmo  irresponsabilidade.    



 

BOA INICIATIVA!

EM RESPEITO ÀS MULHERES E CONTRA  A VIOLÊNCIA!



segunda-feira, 22 de junho de 2026

 


                   “MAGNUS HOMO”

 

 Deus, belo em grau máximo, rege a beleza do mundo”, formula Boécio(480-525), séculos antes de Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179). A doutora da Igreja, também musicista, vê na beleza sensível  um eco da beleza divina, e percebida na musical harmonia dos sons a matéria-prima do homem e da Natureza em sua totalidade. Durante o Renascimento Carolíngio, três séculos antes de Hildegarda, falou Escoto Eriúgena  (815-877)  da teofania manifesta do homem. Anteriormente, o  neoplatônico Macário (c.390-430) viu no ser humano uma síntese do Universo (magnus homo).

Terceiro milênio, e diante do progresso tecnológico chegou-se até a IA, quando então o papa Leão XIV sentiu a obrigação de alertar sobre os acontecimentos recentes. Escreve a encíclica Magnífica Humanitas, na qual confirma a magnitude do homem, pondo, todavia, em dúvida se na modernidade essa criatura estaria  apta para administrar um avassalador progresso tecnológico.  A revolução da informática, com uma relevância semelhante às mudanças sociais e econômicas, que levaram Leão XIII a escrever a Rerum Novarum.

A Igreja com a responsabilidade de acompanhar a humanidade no seu progresso material, e, em especial, a salvação espiritual frente aos apelos da matéria. O plano material que esteja intimamente conectado ao plano espiritual, e o progresso com vistas a promover o bem da humanidade. Mas há a possibilidade de o homem cair na tentação de  enveredar pela senda a lhe fazer mais mal, que bem. Sem estar plenamente apto para viver sua humana natureza diante desses avanços da técnica, que pode virar um tsunami, a exigir medidas de segurança para conter as águas, às vezes traiçoeiras. Haja discernimento, preparação a priori.

Ao pensar e agir apenas por sua racionalidade, o homem pode falhar no cumprimento do que Deus  reseva para sua máxima criação, sua humanidade e fraternidade. Daí a importância da encíclica do papa leão XIV, ou seja, informar para a reflexão dos católicos e de todos os mundialmente responsáveis desses avanços, sobre sua má utilização. A tecnologia os  fins que persegue.  Na dúvida, pro réu”, diz o juiz ao dar sua sentença sobre uma acusação de crime. Será que podemos  deixar o barco correr? Ou será  melhor tomar as medidas necessárias para que a travessia seja mais segura, e possa haver um porvir realmente alvissareiro para a humanidade?


sábado, 20 de junho de 2026

 


                                          


                                    AMOR, COMPAIXÃO

 



 

                        O psicanalista  suíço Karl Jung era espiritualista, diferente de Freud,  e conta uma experiência no início de sua carreira, quando após  um dia exaustivo de atendimento médico ,a o chegar em casa,  antes de qualquer coisa, sentou-se para descansar. Estava entre desperto e  adormecido, quando escutou uma música extraordinária, que ele não saberia expressar em palavras tanta sonoridade e beleza.  

                               Lembro-me de certa ocasião, quando meu primeiro neto estava adoentado em minha casa, após medicá-lo, deitei ao seu lado para esperar que adormecesse. Também estava numa madorna, quando escutei uma voz cristalina, de uma sonoridade ímpar, sem correspondência a nenhuma outra voz, que eu tenha escutado, ou possa até mesmo existir. Experiência única que penso ter tudo a ver com a centelha divina que nos rege e acompanha. Manifestação de um estado interior, de amor e compaixão, quando o mais profundo do nosso ser responde.

                            E por mais que eu tenha tentado entender o que aquela voz maravilhosa estava a me dizer não conseguia, tão rápida e inaudível.  E não era para entender, apenas sentir, e tenho-a como um processo interior, inclusive, de cura. Sou do signo de Peixes, que antigos estudos afirmam ter esse modo de sentir, um acontecimento extraordinário, para não mais esquecer, e agradecer por tê-lo vivenciado.  Algo dentro de mim aconteceu, eu estava prestes a descobrir uma doença grave, e precisei ser operada, e curada. E meu neto, de todo recuperado, no dia seguinte já corria serelepe pela casa.


quarta-feira, 17 de junho de 2026

 

CURIOSIDADE


                                                            ETERNA MAGIA





            No final do séulo passado, a espiritualidade, a par da eterna magia, ganhou destaque nas livrariaso , e tenho lembrança das minhas pesquisas, quando havia uma farta literatura versada sobre o assunto aquecendo o mercado editorial. Mas o que eu buscava mesmo era resposta para a descrença que começava a tomar conta das cabeças, com o perigo do ateísmo vicejar no mundo, uma contradição. Naquele momento surgiu o fenômeno, chamado Paulo Coelho, com uma comunicação literária espiritualista, e que já havia feito sucesso como parceiro do compositor Raul Seixas. Parceria que o escritor deixou para trás e seguiu o próprio caminho, a ponto de se tornar um best seller mundial, a partir do livro O Alquimista

        No medieval o mundo era permeado da espiritualidade e magia, do qual fez parte  o gênio de Shakespeare, e outos extraordinários escritores da época. Certo que a consciência racionalista da modernidade nada é comparável ao bardo inglês, ou ao que foi produzido naquele momento, a refletir esse universo transcedental. Mas dizem que a rainha Elizabeth II tinha um livro de Paulo Coelho na sua mesa de cabeceira. A magia do brasileiro a seduzir mundo afora, com seus livros  aplaudidos, como nenhum outro escritor do nosso país.  O escritor acabou por converter-se ào catolicismo, ou ao que está definido como consciência cultural cristã.

        De pesquisadora  a blogueira cá estou com este meu blog focado na fé católica. Certo que só temos a ganhar com a busca pelo conhecimento, por sondar os segredos da alma, e, principalmente, por manter a fè. 











terça-feira, 16 de junho de 2026

segunda-feira, 15 de junho de 2026

                                                

                                   NORTE

 

JOVENS NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS - MA - BRASIL

 

            Todo mundo quer obter a realização pessoal, mas é a vontade de vencer e lutar por isso, além da humildade, que torna a pessoa vitoriosa. Certo que aquele jovem terá sucesso na vida, sem precisar explicar que ”o importante é participar.” Lembre-se sempre de estar de bem com a vida, buscar merecimento. E salve sua pele!...

               Ah, se todos aproveitassem as chances que a vida lhes oferece! Tenha certeza que há coisas boas reservadas para nós, e acontece o momento especial em que a pessoa decide  sobre a própria vida,  ao escolher uma profissão e tudo o mais que garantirá seu futuro. E ver um sonho realizado quem não quer? Não basta querer, tem que estar preparado. 


domingo, 14 de junho de 2026

URGENTE

TRANSCREVO O SEGUINTE TEXTO DE ELISA BITTENCOURT, POSTADO HOJE NO FACEBOOK:

 “A sociedade atual transformou o perigo em produto de consumo rápido. Antigamente o esporte de aventura exigia pessoas bem avaliadas mental e fisicamente para treinar os jovens. Hoje o risco foi ‘glamourizado’, qualquer pessoa mediante pagamento de uma taxa via Pix pode comprar dose instantânea de adrenalina. Existe um fenômeno psicológico onde o indivíduotransfere 100%  da responsabilidadesobre sobre sua própria vida para um estranho, ou uma estrutura comercial que exite pelo sim fato de ser  pago por ela. Confia-se cegamente em desconhecidos porque eles possuem págima bonita no INstagram, usam uma camisa personalizada e organizam a fila com pulseiras coloridas e por aí vai. Essa ‘roupagem corporativa’ desliga meu sinal de alerta.  À vítima, ou  participante, é exigida uma  postura passiva acreditando que são bons, ou a coisa é certa em seus propósitos, as pessoas infalíveis, como deuses. Um verniz de profissionalismo escondem a falta de segurança para o que se propõem a fazer. Nas plataformas  e eventos instantâneos o lucro depende do volume . Quanto mais adeptos, ou saltos, no caso dessa jovem de 21 anos que morreu estupidamente, e é um aviso brutal da  agravidade desse marketing .  A vontade do cliente de experimentar o que é oferecido, e a pressa do atendente em atender o cliente, anteriormente seduzido, leva ao esquecimento do óbvio. Consuma-se então a tragédia como aconteceu em Limeira (SP).

Texto de Elisa Bittencourt para o Facebook

 



 

                                              TRAGÉDIA ANUNCIADA

 



              Quem foi o doido que deixou eu vir pular de uma ponte?”  Palavras de Maria Eduarda, pouco antes de ser arremeçada de um penhasco de 40 metros de altura, sem a devida proteção. Esqueceram das cordas de proteção que podia garantir o sucesso da fatídica empreitada, uma tragédia anunciada, que aconteceu há poucos dia em Limeira(SP). O mundo está mesmo de cabeça para baixo, e salve-se quem puder. Os jovens fazem o que querem, e o que lhes falta em maturidade sobra em audácia. Mas eles próprios sentem falta da segurança e ajuda dos responsáveis,  a prova está nas palavras da jovem de 21 anos que se foi no começo de uma vida promissora, já que era formada em aducação física e em gestão esportiva, o que não é pouca coisa. Mas, infelizmente lhe faltou quem a livrasse da morte prematura.  Quando as pessoas presentes gritaram pelas as cordas da segurança, já era tarde.

               Hoje em dia não se deve confiar nas pessoas, é o que sempre escuto, desconfiar de tudo, e de todos, para não sofrer as consequências de um erro, até mesmo fatal. E ninguém se acha apto para conduzir os outros, nem os próprios filhos, deixados por conta do destino, ou do acaso. A moçada ciente disso, e ao se julgar incapaz, não querem mais gerar filhos, Têm medo. Os pais a promoverem o narcizismo dos filhos, para depois chorar na cama que é o lugar apropriado, como dizia minha avó. Voltando ao trágico acontecimento, onde estavam as autoridades,  que deixaram de inspecionar  esse atividade  radical e tão perigosa? Com licença da má palavra, é cada um por si, e o diabo por todos. E lá vou eu, nas minhas oito décadas de vida, dizer que no passado não era assim. Havia, sim pessoas responsáveis pelas crianças, pelos jovens, e toda a vida, responsabilidade que começava pelos pais, e ia além deles. Lembro de quando estava no bonde Gonçalve Dias em São Luis, vindo do colégio Santa Teresa, eu já crescida,  e havia sempre uma vigilância a postos, o que a gente já sabia. O comportamento exigido era, inclusive, jamais rir naquele transporte, ou na rua, o que envergonharia os pais, e também o colégio ds freiras, essas exímias educadoras, a quem tenho eterna gratidão .  


sexta-feira, 12 de junho de 2026

 


                                               Estratégias

 


PRAÇA GONÇALVES DIAS  - SÃO LUÍS - MA   - DÉCADA DE 50



        Para toda realização na vida há uma estratégia, desde nossas mínimas  escolhas  até a concretização dos sonhos. A começar por ter estratégia para absorver as influências boas. E, das influências más, manter uma estratégica resistência.

                  A estratégia da verdade que ajude a caminhar, com mais segurança de acertar do que de errar. O erro, que é consequência da perigosa mentira, atrapalha a vida de todos.

         O medo é estratégico, mas que não seja um obstáculo ao desenvolvimento pessoal. Medo fundamentado, não infundado, sinônimo de  covardia,  que é outro grave impedimento para o nosso livre caminhar. Ter o olhar firme e confiante na vida.  E o que a vida mais exige de nós é coragem. 

                A estratégia de não ficar recluso, de sair para respirar o ar, é se deixar banhar pelo sol, os responsáveis por nossa saúde física, por nossa vida.  Sair para conviver com as pessoas. A importância de fazer amigos, ou ter pessoas em quem confiar para enfrentar o mundo.

                 A estratégica da confiança, como também da desconfiança, que a vida não é fácil, e nem todas as coisas são boas. Também nem todas as pessoas são dignas da sua confiança, e em qualquer lugar. A maldade não é exceção, e, infelizmente, está em toda parte.

             O bom humor como estratégia contra o desânimo, o rancor, o pessimismo. Sorrir para a vida, o que não significa viver distraído, sem dar atenção para nada. Mas estar atento ao que é prioridade, como o trabalho que motiva a alegria de viver, de realizar algo bom para si. Que o labor beneficie sua vida, mais que a renda financeira.

 

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!


quinta-feira, 11 de junho de 2026

 


O PAPA LEÃO XIV VISITA A ESPANHA.

 IMAGEM DA CATEDRAL DA SAGARDA FAMÍLIA. 

 E A FIGURA DO ARQUITETO GAUDI NO CÉU DE BARCELONA.



quarta-feira, 10 de junho de 2026

 


DEUS NÃO ME FALTE!


1 – Abençôe meu despertar a cada manhã.

2 – Proteja  os passos que eu der no dia a dia.

3 – Liberte as minhas horas para celebração da vida

4 -  Trace comigo os planos da minha vida

5 – Caminhe sempre ao meu lado






domingo, 7 de junho de 2026

 


 

                                    O DESEJO DAS COISAS 



MINHA VELHA SÃO LUÍS- MA



              “As coisas estão ali em silêncio ao meu dispor, como não amá-las!” diz Mario Quintana em sua poesia. Uma relação que vai além de  as coisas serem úteis, mas por guardarem um significado importante para cada um, e também contam uma história da família. E junto com a pessoa e sua família as coisas estão abrigadas na casa, lugar de vital importância para o homem. Amar as coisas, assim como a família e a casa, o que é diferente de cobiçá-las, quando apenas queremos possuir algo posto diante do nosso olhar.

            As coisas que não amamos são logo descartadas, como aquele objeto, que fala apenas da minha cobiça, que extrapola a razão de ser. Hoje, a relação com as coisas, não são mais de simples apego, até  amor, mas, sim, de dependência consumista. O consumo insuflado pela propaganda das coisas postas diante dos olhos, a despertarem o desejo, que estão sempre em pronto de bala. Coisas que nunca suspeitas da existirem, desperta um grande desejo de possuir, expostas como estão pela propaganda para o cobiçoso consumidor. A cobiça incluída entre os sete pecados capitais,  hoje não  mais considerada uma falta grave.

           “Não cobiçar as coisas alheias”. Palavras do sexto mandamento, ou seja, não cobiçar o que é alheio à pessoa, o que não faz parte do seu ser, no sentido mais amplo do termo. Chegou-se à dependência em relação às coisas, tenham ou não utilidade, ou algum valor, que não seja monetário. Pode, inclusive, atentar contra a dignidade da pessoa. Daí a importância de defender a casa, que abriga a família e as coisas, que é como defender a própria pele, o maior órgão do corpo, que abriga os demais órgãos das agressões exteriores. E como a casa, também,  a pele,  que não tem culpa de nada, esteja, livre da pichações (tatuagens).

 

 


sexta-feira, 5 de junho de 2026

 


INICIATIVA MUITO BOA!

 SERVE TAMBÉM PARA DESPERTAR A EMPATIA .





 

 CORAL DE SÃO JOÃO NO ANIVERSÁRIO DA IGREJA DOS REMÉDIOS

PARABENS PARA  A PRECIOSA IGREJA DE SÃO LUÍS - MA.



 


                                                SORTE

 

LINDA SÃO LUÍS- MA - INÍCIO DO SÉCULO XX



          Há o fator sorte, quando tudo acontece para dar certo na vida, independente das circunstância?  E mesmo que haja aqui e ali contratempos, ou coisas que possam atrapalhar o livre caminhar, o certo é manter-se firme. Os acertos nos definam, e não nos deixarmos abater pelos males que possam surgir, e eles surgem do nada, sendo necessário discernimento para contornar a situação. 

         Por pior que seja as procelas, não abandonar o leme. Ter consciência de si, e com a cabeça erguida singrar os mares da vida, atualmente na fantástica expansão do conhecimento. O que fazer senão acompanhar os aconteciementos, e salvar-se pela boa consciência. Seja a  trajetória atual de cada um conscientizar-se do que é bom e do que não serve para nós. 

       Diz o poeta que “a vida é combate”, no que ele está certo. Batalhar por seu lugar ao sol, e o que se quer mesmo é ser feliz. E para acontecer essa sonhada felicidade, caprichar na parte que nos toca, ou seja, aproveitar as boas oportunidades, a começar pela família, que acompanhe positivamente nossa vida, e tudo o que efetivamente preencha nossa existência. Grandes são as chances de  fazer o melhor da sua vida, tratando de evitar cair na cilada da busca compensatória, seja o que for. Sempre há coisas boas para fazer, felizes oportunidades de reealizações, intuições valorosas, a tudo estar atento. 

    Há grande chance da mente preparada responder satisfatoriamente as perguntas da vida, à altura do ser consciente que somos. E a vontade de ser, de afirmar-se esteja em conformidade com o entendimento do que somos de verdade, do que vale, ou não, para nós, como pessoas humanas. A alma como o problema da maior gravidade, companheira do corpo e de suas cruciais exigências. Por fim vencer, com fé na vida, fé em si mesmo, e , em especial, com fé em Deus. 

          BOA SORTE!