terça-feira, 12 de novembro de 2024

 

 

                          CUIDEM BEM DE SI

 

         Batalhas vencidas, algumas derrotas sofridas, certo que dos embates saímos fortalecidos. Mesmo das experiências ruins tiramos algum proveito.  E se quando algo nos move,  saímos da nossa zona de conforto e tratamos de superar o obstáculo. Normal os fracassos, o que não significa o fim, ao contrário, ser o começo da vitória. Aos poucos melhoramos de vida, progredimos, e não há dúvida que o melhor acontece quando seguimos o nosso coração.

Em primeiro lugar importa o progresso pessoal, que tem um preço a pagar, e ao final sermos gratos a Deus por estarmos bem, sãos e salvos. Os grandes acontecimentos que abalaram o mundo no último século resultaram em mudanças que impactaram a vida das pessoas em particular e coletivamente. Embora de algum modo sempre estivéssemos divididos, nunca o radicalismo foi tão grande no mundo, que se recompôs das duas guerras mundiais, mas sobrevive precariamente. Devemos atuar, sermos pessoas lúcidas e responsáveis, sem nos apavorar.

O que significa esses dois expoentes da sociedade, que se intitulam em direita e esquerda? A esquerda militante aposta nas mudanças radicais. Mudar desde a alimentação, e tudo o mais que foi estabelecido em gerações anteriores. Já os conservadores não querem ver o mundo caminhar na direção oposta à tradição.  A dificuldade está em avaliarmos as coisas corretamente. Nossa própria natureza complexa, como a natureza em volta, que tem uma infinidade de determinações. Reconhecer que o impactante radicalismo foge à normal diversidade.

A diversidade que existe entre os humanos, seres de inteligência superior aos outros animais, e, por conta disso, criadores, inclusive, dos mais variadas formas de viver. Chegamos aos píncaros da criatividade com nossa mente privilegiada, que tem o poder da razão, e ainda pode contar com uma fé milenar, para que atuem em uníssono. E diante da escolha de dobrar à direita radical, ou virar à esquerda militante, seguir o reto caminho traçado pele experiência do Bem, que é Deus.

Mesmo que muitos não reconheçam a espiritualidade está em alta. Cuidarmos uns dos outros é o modo de viver do cristão, ou deveria ser. Primeiramente, as pessoas cuidem de si mesmas, ou seja, estejam atentas a sua saúde, intelecto, e, em especial, dos seus amores, melhor dizendo, seus desejos. O tanto que amamos, principalmente hoje em dia, repleto de ofertas aos sentidos.  Cuidemos da nossa relação com os outros. Começa pelo matrimônio, e o casal cuide do seu conjunge, para ambos cuidarem da família, o que se estende para a vida em comunidade.





 


domingo, 3 de novembro de 2024

 



                                 NÃO HÁ NADA DE ERRADO EM ERRAR


          Qual a atitude a tomar diante de um olhar de deboche, até mesmo censura de alguém que está querendo nos dizer: “Eu sei o que você disse lá atrás, e está aí se passando por outra coisa.” Nada a fazer, simplesmente ignorar, pois o que a gente disse está dito, era o nosso modo de ver e sentir. E tem a pior burrice que podemos cometer, quando falta esperteza para nos livrar do erro de conviver com algumas pessoas.  

         Alguém quis discutir com o filósofo Cícero sobre algo que ele dissera no passado, e estaria em contradição com o que escrevia. A resposta foi: “Eu vivo  um dia de cada vez! E se acredito em algo, diferente de muita gente, tenho consciência do que digo e faço!” Mudar é normal, e ninguém devia envergonhar-se disso.

       Ruim é permanecer o mesmo, quando há o crescimento natural, o amadurecimento das ideias, o aprimoramento das atitudes. Por conta disso estudamos, procuramos aprender, nos esforçamos para sermos cada vez melhores.  E se alguém nos apresenta uma alternativa ao nosso modo de ver e entender algo, somos livres para aceitar, ou não.


S. LUÍS - MA - 4012 ANOS

sábado, 2 de novembro de 2024

Сладкая моя! (красивый танец)


 

 

 

                   O NARCISISTA E  O INGRATO

 

1-Quando alguém quer saber tudo sobre você, procura informação sobre sua vida, e, por fim, essa pessoa dá conta dos seus passos, as intenções não são boas, ao contrário, são as piores possíveis. O narcisista gosta de ter o outro sob seu controle para manipular. E tem o informante que, por ingenuidade, má intenção, ou até mesmo para ser fiel ao narcisista, fala o que o mesmo quer saber. Também vai estar em maus lençóis no futuro. O narcisista tem manhas, exige fidelidade, e como justiceiro, pensa lá com seus botões: ”Vou pegar esse maldizente.”  

2-Tem gente  ingrata, que não valoriza as pessoas que o acompanham nas lutas diárias, quem torce por seu sucesso. E gratdão é um sentimento que mais enobrece o homem. Cair de amor por um estranho, que mal conhece, e deixar se incentivar o irmão, o amigo? Pior ainda quem alimente a inveja das  conquistas dos outros. Nada temos a ganhar procedendo irresponsavelmente, ou de forma maldosa. Um parente da noiva falou para o noivo logo após o casamento: “Cuidado com ela!...” Quando deveria ter aconselhado: ”Cuida bem dela!...” O certo é que sem respeito humano, sem ética, fracassamos como pessoa.

3-Por precaução não fale da sua vida para ninguém, muito menos para estranhos, pode ser um narcisista.