domingo, 19 de dezembro de 2021

 


                                                     RECEITA DE FAMÍLIA

 

Imagem do Facebook



              Todos conhecem uma receita de família, na culinária, e tudo o mais, que diz respeito à vida. Tem aquela medicina familiar, remédios caseiros, de grande utilidade. Receitas para alimento e alívios das dores do corpo, que passam dos pais para os filhos, geração após geração, infalíveis para promover a saúde física. Em especial, há aquela magia familiar para alívio das aflições da alma.  Guardada no fundo do baú da memória, às vezes, esquecida, de repente, uma receita é lembrada, seus ingredientes e modo de fazer. E a especial receita de fé esperança e caridade, para sempre lembrada.  

           Fórmulas quase mágica de viver possuem as famílias. Aproveitar essa experiência de vida é pura sabedoria. Para fazer aquele prato especial temos que escolher produtos de qualidade, em quantidade e peso certos, que estejam dentro da validade. O forno aquecido na temperatura ideal. Trapacear, em qualquer dos itens necessários para o sucesso da receita compromete o resultado. Se a massa ficar espessa demais o bolo pode solar. Se mole demais, é sinal que o creme desandou. Com a vida não é diferente. 

         Colocar mais farinha ou fermento não resolve, nem adicionar algo a mais da conta, ou menos Os cuidados que se deve ter desde o início, tendo em mãos os ingredientes devidamente escolhidos, pesados, e atender ao tempo certo de preparo em cada etapa. Penso em minha avó, seu amor pela vida refletia-se em seus interesses e realizações no seio do lar. Além de afeita à culinária, tinha como hobby a leitura, sem deixar de cumprir suas obrigações para a religião professada. Reservava especial consideração a todos, sem discriminar as pessoas, e penso que nem lhe passava pela mente tal atitude do capeta, ter preconceito. Sempre atenta ao que acontecia a sua volta dona Carmem Dias era antenada, como se diz atualmente. 

           A sorte de se ter uma boa receita de família, herança para não ser desperdiçada, mas aproveitada nessa nossa empreitada de vida. Com possibilidade de ainda melhorar a receita. E haja todo empenho no cumprimento da nossa missão na família, e onde quer que estejamos presente.  Depois de um longo tempo de pandemia, ainda em curso, tenhamos esperança de dias melhores. A experiência da dor sirva para termos mais e mais respeito pela vida.

 RENOVO VOTOS 

DE FELIZ NATAL 

E BOM ANO NOVO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário