sexta-feira, 10 de agosto de 2018






                                 CUIDA BEM DE  TI!

            
             

            

        Início do ano escolar e a tia falou pra a menina, que previa um sucesso retumbante na escola, a mochila e toda ela produzida na última moda:  "É bom avisar que o segredo do sucesso é não fazer sucesso, esse sucesso que hoje em dia é a grande preocupação, ou seja, estar em evidência, chamar a atenção, o que constitui um grave equívoco. Penamos para atingir o que nos levaria às manchetes, mas pode acontecer um fracasso retumbante conosco mesmo. Somos chegados a impulsos, e por demais sensíveis às opiniões alheias. Saibamos que uma vida de real sucesso é a que nos oferta o dia após dia, desde quando levantamos até quando deitamos a cabeça no travesseiro para descansar. Cuida bem de ti!" 


             A menina sempre escutava com atenção a tia falar naquele seu tom suave mas firme, próprio de professora: "Cuidado com as preocupações, são provocações pessoais, maiores e mais danosas que as privações. O melhor é acordar pela manhã para fazer o tempo render, sem  querer que o dia se renda aos nossos cruéis desejos, que nos faça perder a noção de causa e efeito, de tempo e espaço."

            Na semana anterior a tia reclamara: "Queremos admirar e sermos admirados, e a coisa não acontece, passamos a nos odiar, ou a odiar o outro. Queremos compreensão, mas desconsideramos essa ou aquela pessoa na procura por aprovação. Se não temos afinidade simplesmente odiamos. Abominamos, desprezamos, quando não nos deslumbramos. Não devemos ser assim. Cultivamos privilégios, adoramos soluções mágicas, sofremos de uma indolência mental crônica. É a receita de um fracasso como Nação. Em outubro vamos ás urnas, está difícil escolher o menos pior!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário