terça-feira, 18 de junho de 2024

 



                                                              CONVERSÃO 2




 

Em princípio, a conversão acontece pela necessidade do convertido preencher o vazio que sente dentro de si, após vivenciar os extremos do materialismo. E só a consciência cristã pode dar a resposta às ideologias que teimam em querer o domínio do mundo. O eterno lume de uma fé que há milênios ilumina a vida do homem sobre a terra. Como o fogo nos antigos lares, que tinha a mulher dedicada a preservar os valores universais.  Aquela mulher que mantinha a casa em ordem, e não poucas vezes, com mãos vigorosas, sustentou aquelas paredes evitando que tudo viesse abaixo.

“Eu faço da minha fraqueza força.” Maria escutou a avó Carmem dizer em desafafo. Mulher de tempos atrás, culta, trabalhadora, ciente do seu papel na família e na sociedade. E tem a mulher de hoje, que sai para o trabalho fora, e não quer mais voltar para aquela casa. Tempos outros. E o que esperar dessa mulher? Não necessariamente que retornem à cozinha, uma metáfora, já que hoje o homem ficou doméstico, até mesmo “mestre cuca”. Quando o que importa é a cooperação, e não a competição, para que a família se mantenha firme. A mulher longe do fogareiro à brasa e do fogão à lenha,  mas perseverante  no cuidado com sua casa, e na promoção de pessoas individualmente fortes.

Certo que no passado não se vivia em mar de rosas. Maria se lembra de ter lido na infância histórias em que as mulheres tratavam mal os maridos, como se fossem estranhos, a tal ponto de esconderem a comida quando eles chegavam famintos em casa. Em vez do trabalho eles estariam retornando de alguma orgia? Ou simples maldade das mulheres, que viam os homens como algozes, por tolherem sua liberdade, impedindo que tivessem uma profissão, e tudo o mais, como eles. Mundo medieval, onde talvez houvessem mulheres crueis como as das citadas histórias infantis.

A cultura cristã hoje reconhecida como a salvação moral para a humanidade, nessa encruzilhada em que encontra-se o mundo atual. O catolicismo desde sempre dando valor à mulher, e que elegeu Maria como a Mãe de Deus, exemplar no amor e na humildade, no cumprimento da missão de dar a luz ao Mestre Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário