terça-feira, 15 de outubro de 2024

 


 

 

POEMA

 

AO CRISTO CRUCIFICADO

                             Santa Teresa D`Ávila

Não me move, meu Deus, para amar-te

o céu que me hás um dia prometido,

e nem me move o inferno tão temido

para deixar por isso de ofender-te.

 

Tu me moves, Senhor, move-me o ver-te

cravado numa cruz e escarnecido;

move-me ver teu corpo tão ferido;

move-me a ofensa e a vida que perdeste.

 

Move-me teu amor, de tal maneira,

enfim, que sem céu ainda te amara.

E não houvesse inferno, te temera.

 

Nada me tens que dar porque te queira.

E se o que ouso  esperar não esperara,

o mesmo que te quero, te quisera

                      (atribuído a anônimo)

 

Nota: A compaixão move a santa da cidade espanhola de Ávila, sentimento humanitário, que se estende a todos os homens, ou à humanidade como um todo. Santa Teresa (1515-1582) ao lado de São João da Cruz foram grandes místicos, ambos outorgados doutores da Igreja.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário