sexta-feira, 8 de janeiro de 2016






                        TEMPO DE REIS E RAINHAS
 
 
 
 

 

        No nosso Brasil republicano estamos há poucos dias do carnaval, quando então haverá reis e rainhas de mentirinha. Reis Momos e Rainhas das Baterias das Escolas de Samba estarão animando uma festa pagã, o que acontece alguns dias depois das comemorações do Natal. Questão de costume querer agradar o outro lado, o pagão, numa festa que tem alegria e também tradição. É bom deixar que o povo dê vazão, afinal são apenas alguns dia do reinado da orgia e vaidade. Tradição cultural do povo brasileiro. Aliás, reis e rainhas somos todos nós, pela graça de Deus. Haja vista na capital baiana, onde o cumprimento usual é “meu rei pra cá” e “meu rei pra lá”. Em Salvador todo mundo é rei.

       A maioria dos reinos no Ocidente acabaram de forma drástica, o caso do assassinato dos soberanos austríacos, por anarquistas. Mas alguns reinados sobrevivem, justamente onde há estabilidade política e econômica e o povo goza da paz e prosperidade. O reino liberal da Holanda, que já foi Republicana, por exemplo, certamente querendo demostrar riqueza e status, alia tradição e modernidade. A população orgulhosa do casal real, o rei Willem-Alexander e a rainha Máxima, nascida na argentina, economista, que dá exemplo de profissional competente, o que era antes de casar, bela mulher, e simpática aos súditos.

       Na Inglaterra, a família real renova as esperanças de se perpetuar no trono, com o neto da rainha Elizabeth II, William e sua Kate, já com um casal de filhos, exemplares como qualquer cidadão inglês deve ser. Os reinos existentes gozam do maior prestígio, mesmo que seus soberanos tenham apenas uma função decorativa. Vários reinos existem na Ásia e África. Certamente a forma mais efetiva que encontraram esses países ricos de melhor preservarem suas tradições, seus costumes, suas crenças. Os reis e rainhas como símbolos da pátria, assim como a bandeira e o hino nacional. Outros reinos existem na Ásia e África, como poderes ditatórias, diga-se, a bem da verdade. O nosso reino é outro, do carnaval,  e por apenas alguns dias.  Que venha o carnaval! Depois dele, é cair na real, que a vida continua!



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário