quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Carnaval no Fogo (1949) 🇧🇷 - Watson Macedo - Filme Clássico Brasileiro

 

 

 

                    CARNAVAL  2024


                            Fevereiro, mês do carnaval, época de colocar para fora a alegria guardada para a ocasião. Desponta em Maria aquela  saudade de outros tempos, quando os bailes nos clubes eram verdadeiros acontecimentos sociais, com uma boa orquestra animando a festa. Havia pessoas fantasiadas, ou iam simplesmente vestidas com uma calça “pescando siri”, por exemplo, e a melhor blusinha que a foliã tivesse. As moças deixando de lado suas saias rodadas, uma transformação e tanto. Já estavam na ponta da língua as marchinhas de carnaval, que o rádio tocava à exaustão. Ainda mais assistir o filma Carnaval no Fogo no cinema Edem, em S. Luís do Maranhão.

Como a população atual não cabe mais dentro dos clubes, a folia ficou do lado de fora, nas ruas, com os caminhões de música eletrônica fazendo o povo dançar e cantar até não poder mais. Os blocos organizados, quando nos carnavais passados eram improvisados pelas famílias e amigos. Certo que os brasileiros gostam de se mostrar, adoram que todo mundo veja como são alegres, sabem se divertir junto e misturado e o carnaval é a ocasião propícia. Gente feliz também nos morros cariocas, que hoje é reduto  dos  bandidos, onde ninguém cá de baixo se arrisca a subir para festejar o carnaval, como se vê nos filmes da década de 50.

Estamos vivenciando o carnaval de 2024, e, para variar, temos a epidemia da dengue. Mas a festa continua como sempre, aconteça o que  acontecer, e nem a pandemia do covid19 tolheu de todo os festejos. Os turistas chegam de todas as partes do mundo, as cidades já estão cheias deles para assistirem a maior festa do planeta. Os dias de exibição momesca passavam rápido, depois era esperar o ano seguinte para exibir a alegria, tão familiar aos brasileiros. Só que hoje em dia existem as redes sociais na internet para mostrar os foliões do carnaval, assim como as exibições dos internautas nos demais dias do ano.



FILME



Nenhum comentário:

Postar um comentário