terça-feira, 30 de dezembro de 2025

 


 

 

    FELIZ ANO NOVO!                                                           

                                          

                                                     por um MUNDO em ordem!

 

RECORDAÇÃO - ANO 2005

Começa na infância quando a criança recebe cuidados suficientes para ordenar sua vida, o que os pais antigos procuram fazer, ou seja, educar com segurança,  promover  o equilíbrio físico e emocional dos filhos. Uma  intuitiva psicologia, antes dos testes psicológicos, e dessa avançada tecnologia, que avança nos dias atuais.Essencial ter uma família , e que a criança cresça confiante, e não dependa  de coisas que simplesmente  mascaram a realidade de uma pessoa, que deve ser boa e feliz de verdade. A criança, o jovem, o adulto, em suma, todos entendam sobre o esforço dos pais que dão o  melhor de si, e não simplesmente pais sem noção, que   querem  se exibir parafora.

Ela compreendeu de início, quando em visita à noiva de um parente, e o pai da moça insinuava  à  filha a situação inferior da outra, que não tinha um pai com dinheiro para proporcionar-lhe  os desejos. E no entanto havia desaparecido o dinheiro da bolsa da  hóspede, que daí por diante ficou sem tostão, miserabilizada frente à pessoas que medim tudo por ter ou não grana no bolso.  Filhos que crescem equivocados sobre  o mundo a enfrentar, assim como as dores e frustrações da vida. Essencial a evolução de cada um, no aprendisado sobre a vida, que demanda esforço, estratégia. As dificuldades que levam a pensar, inclusive, sobre o caos atual, como era no princípio, antes do Verbo.  O caos dos avanços tecnológicos, que inclui a IA, um benefício, mas também perturba, e pode por o homem a  se perder de vez nas guerras pessoais, e mundo afora, a pior desordem, o pior caos.  

Por um mundo em ordem, conforme os desígnios de Deus. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós", Feliz  ano que inicia. 


segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

                                                                                             #HAPPYNEWYEAR´SEVE!


CRAZY ABOUT HER

 

 

This movie was directed by Dani de la Orden and it is essentially about a total random affair that came up and went off by the blink of an eye until the male protagonist (Andri) decided to go on a hunt after her once loved one (Carla) and finally found her out. The plot takes some risks with its ups and downs upon the characters by showcasing their very complexity and excentric life struggles along many unexpected journeys and discoveries of self-acceptances. All this, throughout the hardships brought upon them by an institution that wants social changes not by the word of the mouth. The ending nails on an even more robust self-acceptance quest that summarizes the finishing of an era to both protagonists and their on-journey friends.

The actors Susana Abitua and Alvaro Cervantes pay the check with excellency, especially when dealing with the reasons and emotions of their own characters, and what is more, with the very emotions of the characters of their counterparts. Continuing the disco, this romantic excentric intimate emotional film well exploit its scenes without bragging on with unnecessities and without breaking the pace amongst themselves. So, in other words, the flow of the general plot goes naturally thanks to the very accented and well put sub plots that came up within that one throughout the friends’ inclusions alongside the mentioned general journey that is the bigger plot. And all this, thanks to the job of Natalia Duran and Eric Navarro, the screenwriters. And not without mentioning it after all, the movie sets needed all along were fundamentally basic, but the movie pays this out in well proportion of dynamic played out castings and in fluent scenes.

All in all, Crazy about Her is having a score of 77 out of 100.        


                                                                                            Gustav Mendes Veras   

   




domingo, 14 de dezembro de 2025



 


 

 

                                                   Filosofia E FÉ

 

SANTIAGO DE COMPOSTELA - MATRIZ

 

            De verdade, o que a gente quer muito é ser feliz. A felicidade avaliada racionalmente pelos gregos em sua nascente filosofia dá ao homem a noção do que é essencial para gozar de um  prazeiroso destino. E vindo de eras ainda mais remotas temos a religião no papel de religar, fazer-nos cumprir a gênese como ser humano.

            A característica da vida cristã é que se viva conforme a ordem de Deus, numa síntese superior de razão e fé. Sentir a presença do Cristo Jesus, ver o céu diante dos olhos, sem nos infernizar, mas compadecidos com as contradições do mundo, fazer nosso melhor, e possamos viver na santa paz.

          É a fé que nos livra da incerteza quanto à nossa condição humana. A feliz vida terrena reflexo da divina, o que constitui dogma de fé.  Universal filosofia e universal fé, que não se anulam, mas se irmanam na lógica e em respeito aos mistério. O Ocidente beneficiado com o platonismo  de Santo Agostinho, a que se segue, já no século XIII, o aristotelismo de santo Tomás de Aquino.

 


quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

 



 

 

                              FELICIDADE E BEATITUDE

       

     

IMAGEM PORTUGUESA

      Encontrar-se com Deus, e na busca por esse Bem absoluto encontrar a si mesmo, ou o mais profundo da sua humanidade, do seu ser. Essa beatitude, própria dos santos, ou esse amor a Deus, que está ao nosso alcance, alguns de nós, e é a verdadeira felicidade. Não é lutar contra o mal,  com espadas ditatorias, que é própria dos apartados do divino no mundo. Certo é que, enquanto estivermos nessa dolorida peleja, do bem contra o mal, nessa dualidade, não há felicidade. Contra a desordem no mundo só a fé, de onde vem a salvação pelo amor, estância última da ordem divina. Devemos ordenar-nos, pois é na ordem de Deus que reside o verdadeiro amor, a verdadeira felicidade, ou a única felicidade duradoura, eterna.

            Os filósofos gregos, ao pensarem sobre esse bem maior que é a felicidade, criaram métodos racionalmente apreciáveis,  mas está nos mandamentos de Deus escrito nas Tábuas das Lei  de Moisés, que encontramos regras básicas, resumido na frase: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. A Bíblia narra  bem essa história.  A consumação desse Amor que acontece em Cristo, cujo nascimento é comemorado pelos cristãos no mundo todo, ao fim de cada ano.

        E que o Natal desse ano de 2025 seja especial, beatificado pelo Amor.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Тюльпан на ландыш не похож.

Сладкая моя! (красивый танец)


 

 

 

                                  FELICIDADE CRISTà

 


 

                     O homem nasce  mais frágil que os outros animais, os irracionais,  condição superada pelos cuidados recebidos ao vir à luz, assim como ao longo da vida como ser racional. As condições próprias e as que lhe são dadas fora para seu desenvolvimento e possa atingir a meta da felicidade. O quanto doi a fome, o desamparo, e o muito que as guerras consomem de vidas humanas. Verdade que há o dom da superação, e os mais velhos até duvidam das dificuldades por que passaram, sem os recursos atuais fornecidos pela ciência e tecnologia, além das atribulações sofridas com o nazismo e comunismo.

         Sim, superamos muita coisa, para chegarmos ao ponto em que as pressões, tanto externas quanto internas, ameaçam qualquer fortaleza. Os velhos, assim como os jovens, hoje em dia, a enfrentarem problemas de aceitação, com grandes cobranças. O certo é nunca desistir da vida, mas cuidar bem de si, sem descuidar de ver no outro um reflexo do próprio ser, o que constitui prioridade de cada um. Livrar-se dos males acumulados, principalmente nos últimos tempos de descrença generalizada. Ter fé e esperança para levar avante sua preciosa existência, e que não se desperdicem vidas humanas como tem acontecido. 

             Tempo dos festejos de fim de ano, das alegrias do Natal, sem esquecer que o melhor de tudo é o nascimento de Jesus Cristo, o Mestre dos mestres. O mundo engalanado, mas é plena essa nossa felicidade? Ou estamos apenas focados no consumo de bens materiais? Tradicional felicidade, sempre presente nas experiências da vida humana, subordinadas a diversas formas de viver. As possibilidades humanas atuais seguem na direção das exigências da lucidez, que se constrói na ética, e está no cerne do propósito cristão de atingir a felicidade. 

           E se a ética  persiste no mundo é que também persiste a presença de certos critérios, que é perene na tradição cristã, e engloba o temporal e a eternidade. A responsabilidade como critério ético. A vida em seus aspectos mais louváveis, na clareza da ética cristã frente às obscuridades existentes. A ética na busca da felicidade que não seja apenas individual, mas tenha origem na atenção para com as demais pessoas, sejam pais, filhos, parentes, e todos aqueles que passam por nossa vida deixando algo de si, e levando algo de nós. 

      O homem conduzido eticamente por sua razão, que passa a ser um instrumento na consecução  das finalidades humanas. A comunicação no seu papel primordial. E no exercício racional das alegrias realizem-se  os festejos natalinos. Momento propício de por em evidência o melhor de nós, como seres humanos, em especial,  cristãos.  A tradicional felicidade cristã, e cada um de nós reflita sobre fazer jus a sua condição humana, e adquira uma justa maneira de proceder, que não seja ambicionar ter prazeres e possuir coisas a mais da conta.

 


quarta-feira, 19 de novembro de 2025

                             100 ANOS DECORRIDOS


1925 - NA FOTO ABAIXO  VEMOS ALBERT EINSTEIN ACOMPANHADO DO CIENTISTA BRASILEIRO CARLOS CHAGAS E OUTROS CIENTISTAS BRASILEIROS NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ NO RIO DE JANEIRO , COM AMISSÃO DE PROMOVER A SAÚDE, E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, GERAR E DEFENDER O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, SER UM AGENTE DA CIDADANIA, 

OSWALDO CRUZ O PIONEIRO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL, DEBELOU  A FEBRE AMARELA E A PESTE BOBONICA, TENDO FUNDADO  A FIOCRUZ, QUE LEVA O SEU NOME.

CARLOS CHAGAS PESQUIZADOR DE UM MAL QUE ASSOLAVA O INTERIOR DO  PAÍS, E CRIOU A VACINA   CONTRA A CHAMADA DOENÇA DAS CHAGAS QUE LEVA O NOME DO CIENTISTA.

É POUCO?... 

 EINSTEIN, TODAVIA, FEZ COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS SOBRE OS BRASILEIROS, COMO INCAPAZES DE QUALQUER TRABALHO INTELECTUAL, O QUE ATRIBUIA AO CLIMA, OU, QUEM SABE, À NOSSA MISTURA RACIAL . 

2025- O BRASIL NO MOMENTO SEDIA A COP30, E O CHANCELER ALEMÃO DISSE QUE ELE E SUA EQUIPE SENTIRAM-SE FELIZES AO DEIXAR BELÉM, LOCAL DO EVENTO.  FALA NADA DIPLOMÁTICA, PRONTAMENTE  REBATIDA PELO PRIMEIRO-MINISTRO, QUE ELOGIOU A CIDADE, E OS BRASILEIROS SABEM MUITO BEM DOS PROBLEMAS DO PAÍS E EM BELÉM, QUANTO AO CLIMA E TUDO O MAIS.

 REPORTO HÁ EXATOS 30 ANOS QUANDO NOSSO AMADO PAÍS REALIZOU  A ECO90,  DE GRANDE SUCESSO. MAS POUCO O QUE SE FEZ DESDE ENTÃO EM  BENEFÍCIO EFETIVO DO PLANETA EM QUE VIVEMOS, E NO NOSSO PAIS, ONDE A  AMAZÔNIA  REINA EXUBERANTE, DA QUAL SOMOS UMA  ESPECIAL PARCELA, E,  DIGA-SE, GRANDEMENTE VULNERÁVEL.  

A CRÍTCA DO CHANCELER ALEMÃO PODE SER PERTINENTE, E REFLETIR O CARÁTER DO BRASILEIRO QUE NÃO VALORIZA O QUE TEM, EM ESPECIAL, SUA INTELIGÊNCIA ERGUIDA SOBRE OS PILARES DE TRÊS RAÇAS. MAS ONDE OS PROFESSORES SÃO CONSTANTEMENTE AGREDIDOS NAS ESCOLAS POR ALUNOS E TAMBÉM SEUS PAIS. ENSINAR NO BRASIL É PROFISSÃO DE RISCO, O QUE DIZ MUITO DESSA FALTA DE RESPEITO QUE SOFREMOS.  




segunda-feira, 17 de novembro de 2025

 



                                                        A MÃE DO CÉU

           

FÁTIMA



              “Eu sou a Mãe do Céu”, foi o que os santos Pastorinhos,  Francisco, Jacinta e Lúcia, escutaram da figura feminina que surgia a sua frente na Cova da Iria, em Fátima. Nossa Senhora respondia  aos pastorinhos que lhe haviam perguntado quem era Ela. Sem citar os títulos que lhe foram conferidos pelo catolicismo ao longo do tempo. A fé católica em Maria, a mãe de Jesus Cristo, que desde então deve muito às aparições em Portugal. Mas no momento acontece uma acirrada  polêmica a reboque do anúncio de Leão XIV sobre Maria não ser a Corredentora ao lado de seu Filho. A atitude papal seria em benefício do ecumenismo, para o qual se volta o catolicismo, amenizando divergências com o igreja protestante.

               Lembremos de 1914, início da primeira guerra mundial, e 1917 quando o comunismo ateu mostrou sua cara perversa, ano da aparição em Fátima. Foi quando deran-se as extraordinárias visita da Mãe divina aos pastorinhos, trazendo mensagens de esperança e paz. Ela fala sobre o próximo fim da guerra, e pede que os fieis da igreja católica rezem para evitar os males do ateísmo, que avançava no mundo, inclusive, em Portugal, nação até então de forte religiosidade.

                 E como alertava Nossa Senhora, a Europa cai no ateísmo. O Ocidente focado no materialismo, quase como uma nova religião. Sem respeitar o ambiente natural poluímos o ambiente, consumimos irresponsavelmente,quando então perdemos todos, seja o homem  a natureza e, em especial, a fé. Rezemos. E no local das aparições foi erguido o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que é visitado anualmente por milhões de fieis vindos de todas as partes do mundo, que rezam com redobrada fé em Deus Pai e na Mãe do Céu. Rezam para a humanidade tornar-se digna da Redenção promovida por Jesus Cristo. Rezam ainda  mais pelos pecadores  que tramam contra a fé.


quinta-feira, 13 de novembro de 2025

 


CARINHOSA  LEMBRANÇA. 

SAUDAÇÕES AO FUTURO REI DA INGLATERRA

EM VISITA AO BRASIL NA COP30



quarta-feira, 12 de novembro de 2025

 


 

 

                                           


 

               O  Brasil da Amazônia sedia a COP30, e sendo assim, encontra-se sob os olhares do mundo, que busca soluções para os problemas causados pela  atuação do homem sobre o planeta em que habita. Linda Terra, diga-se. Mas a crise ambiental e climática beira o abismo, mesmo sendo notável o crescimento econômico, que não atinge a todos, mas consome as riquezas naturais, sem aquilatar os danos causados. Perguntas há que não querem calar: “É certo o que estamos fazendo?” ”Quais valores guiam nossas escolhas? ” Quais os custos desse crescimento acelerado?” Benvindos todos os países de boa vontade aqui presentes, e ficamos nós aqui no aguardo das respostas, que certamente virão ao fim do evento, merecedor de toda atenção. Deus nos proteja de todo mal. Amém!


terça-feira, 11 de novembro de 2025

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

  



 TODOS PRONTOS PARA ESTRAGAR O QUE ESTÁ DANDO CERTO!


 

QUERIDOS E QUERIDAS, 

NÃO DESPERDICEM SUA BELEZA.

VALORIZEM O QUE DEUS LHES DEU

 E SEJAM GRATOS! 




 

                                             VAGO SIMPÁTICO




                    

                 DENTRO DOS LIMITES DE UMA PESSOA  HÁ, POR EXEMPLO, UMA GAMA DE EMOÇÕES, QUE COMANDAM SUAS AÇÕES, E  ESTÃO SUJEITAS A UM NERVO, DE NOME "VAGO SIMPÁTICO",  QUE VAI DO CÉREBRO AO CORAÇÃO. ROBUSTO EM ALGUNS E FRACO EM OUTROS,  REVERBERA POSITIVAMENTE, OU NÃO, NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E NAS DECISÕES,  DE ACORDO COM A BIOLOGIA DE CADA UM.  DECISIVA, TODAVIA, É A ENERGIA  MENTAL, ONDE A  VONTADE, QUE ALIMENTA OS SONHOS, SE FORTALECE NA  CONECÇÃO  COM O BEM E O QUE FAZ CRESCER NA VIDA.


quinta-feira, 30 de outubro de 2025

 


 

 

                         BELEZA, PARA QUE TE QUERO?

 

 

GRAVURA DA PRAÇA PEDRO II - S. LUÍS - MA

 

Três belas apresentadoras da TV chegam à maturidade, e passam a demostrar publicamente afetos mútuos. Já consolidadas em seus ofícios, quando tempos atrás  mantinham-se afastadas, ou eram colocadas assim pela mídia, como competidoras.  Os sorrisos criados para fazer sucesso com a criançada, que evoluíram de simples máscara e passaram a revelar o sentimento delas em particular. A idade conta ponto na evolução de Xuxa, Angélica e Eliana, as três graças, que brilharam numa época em que não havia as redes sociais.

Na era da internet, quem reina são os  influenciadores, novos reis e rainhas, o caso de Virgínia Fonseca, de rara beleza, que mal separou do pai de suas três filhas, passou de armas e bagagens para a mansão do famoso jogador de futebol Vini Jr. Os seus três belos filhos menores pulando do Brasil para novos festejos na Espanha, onde o astro do futebol mora. Exposta nas redes essa falsa positividade, que é a marca registrada da atualidade. A vida como um mar-de-roas, onde a pessoa pode fazer o que quer, inclusive, ganhar dinheiro fácil, como a influenciadora, que enriqueceu com sua plataforma de apostas na internet. Para que estudar, trabalhar, basta apostar uns trocados na plataforma de apostas da Virgínia?  

 

Nota: Minha avó alertava seus netos, e algumas vezes escutei ela dizer que “beleza não põe mesa. E seus bons, puros e também belos netos entendiam que havia algo mais consistente e duradouro que ser belo exteriormente. Nasceu numa família abastada, mas o valor não estava simplesmente no dinheiro, mas no estudo, no trabalho, no respeito, essenciais para a vida ser realmente um sucesso. O trabalho lhe valeu quando ficou viúva. Grande figura humana, a quem eu devo muito!

  


terça-feira, 28 de outubro de 2025

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

 

CASA ROSA NO CAPRICHO!





 

 

 

                

                                 “O SUCESSO É SER FELIZ”

 

 

S. LUÍS - IGREJA DE S. JOÃO

 

 

 Será que alguém conegue ser a mesma pessoa toda a vida? Na verdade, não, as mudanças ocorrem com cada um, o que é normal, faz parte da evolução, e somos biologicamente feitos para isso, o que exige o psiquismoige do ser humano. E mesmo que alguém pense que seja a mesma pessoa de antes, se esforce para continuar sempre igual, é perda de tempo, mas aproveitar para crescer, ser uma  boa pessoa, e alcance a felicidade possível.

Há tempo para tudo, e obedecer é prova de inteligência, de maturidade. Certo que tem costumes, ou hábitos arraigados, que a gente carrega onde quer que vá, e pode nos facilitar a vida, mas também dificultar o crescimento. Mas mudar por mudar não leva a nada, e o certo não perder em essência, perseverar no que é bom. Nunca pensar em seguir a onda. A falta de graça que tem esse carnaval fora de época...

Mudar é melhor que ficar na mesma, aferrada a coisas pelas quais não vale a pena, e tratar de se desembaraçar dos entraves na vida. Afinal chegou-se ao século XXI e acreditar na felicidade seria o certo, mesmo depois das coisas ruins que marcaram os séculos anteriores. Tenho o exemplo da Mana, que mesmo morando confortavelmente em frente ao mar resolveu acompanhar a filha nos seus estudos fora.

Ao mexer na tranquilidade aparente que tinha Mana entendeu que ela merecia mais, não era o suficiente para fazê-la plenamente feliz. Sentia-se desvalorizada em S. Luís, e resolveu acompanhar a filha única que ia estudar fora, e elas eram muito apegadas. E há valor maior que ajudar os filhos a se realizarem profissionalmente e como pessoas? E mesmo formada, Mana teria um trabalho em S. Paulo aquém de sua capacidade, mas estava decidida.

            Passados alguns anos, ver Mana com um largo sorriso na formatura da filha era ver uma felicidade conquistada com sabedoria. Mãe, pai e filha, além do noivo da médica, também médico, felizes e realizados. Enfim uma família feliz, e todo mérito dado a essa mulher exemplar. Como diz o psicólogo Shinyashiki, “o sucesso é ser feliz”.  


VALE A PENA ADMIRAR!

BELEZA QUE SOBREVIVE 

EM MEIO À SELVA DE PEDRA.




sábado, 25 de outubro de 2025

 

 

 

                                     BONS E PUROS

 

VELHA S. LUÍS - MA


          Posso dizer que éramos puros e bons, falo de um tempo passado, quando o cotidiano das famílias era sem manifestações físicas de  carinho, sem beijos e abraços, sem as ofertas de coisas,  como hoje em dia. As atitudes a refletirem o amor, atenção, o cuidado dos pais para com os filhos, em todos os sentidos.  Não nos faltava atenção em caso de doença, ou qualquer problema que houvesse em casa, ou fora. Insuportável era não sentir-se cuidado, nem receber a devida atenção. Mesmo que faltasse o que era ofertado no comércio, sem os apelos de consumo da mídia.  A alegria de viver era o mais importante.

           O sorriso  a reinar na casa da Rua das Hortas, sem queixas ou amarguras. O sol a surgir no firmamento para iluminar cada despertar, que era um recomeçar na fé e esperança. Puros e bons, o que posso dizer de nós, esperançosos jovens. A avó não precisava falar, sabíamos que ela gostava de nós  e desde que ficara viúva, trabalhava na confecção dos seus docinhos para festas. Para nossa mãe estar viva era o melhor de tudo, e a quem se queixasse da vida, ela dizia que “a pior vida é melhor que a morte”.

           Até hoje fico a pensar na fortaleza que eram aquelas mulheres, e felizardos nós por tê-las.  Não me lembro de ter sentido falta de nada, nem desejado ter o que eu não pudesse,  bastava as  coisas que eu tinha. Mas havia quem mesmo possuindo o que queria, e muito mais, e a invejar os outros. Gente maculada pela cobiça, e o único prazer é ter, pouco preocupada em ser, certamente a quem falta o principal, que é a união e o amor familiar, fraternal.  

 


 

MAIS UMA LINDA CASA ROSA!

CASA DE NOVELA.



quarta-feira, 22 de outubro de 2025


 NÃO MAIS DO QUE ISSO, INFELIZMENTE!



 


AJA  CORRETAMENTE

LUTE PELO BEM

QUE A SORTE VEM!



 


                                                              RAZÃO DE VIVER



S. LUÍS - MA - ANTIGA PRAÇA JOÃO LISBOA



Em correria pela rua do Egito, Maria foi repreendida pela prima, que a esperava na parada do ponde, e acusou-a de estar desatinada.  Pensou então que desatinada mesmo ia ficar se perdesse alguma pessoa da sua família. No dia anterior havia ficado muito riste com a morte de um jovem por afogamento na praia do Olho D´água. Imaginou a dor que ia sentir se fosse seu irmão. Mesmo mais tarde qando ficaram separados pelas circunstâncias, sabia que ele sempre estaria bem, a salvo, trabalhando, e prestes a se casar. Achou cedo para ele ter essa responsabilidade, ainda mais que ia voltar para o Norte, indo ao encontro da noiva. Na ocasião por sorte estavam morando bem perto, ele trabalhando em S. Paulo e ela ia assumir o BB no Rio. Poderiam se ver constantemente. O destino quis diferente, que caminhassem por caminhos abertos por vontade própria e também à revelia. Mas o certo é que estavam a salvo pela graça de Deus, o que era mais importante. Tornaram-se outras pessoas, melhores, quem sabe? Sem se perderem encontraram a razão de viver, que na verdade está em cada um, aonde quer que se esteja.  


terça-feira, 21 de outubro de 2025

 




 


 

 

 

                                   LIÇÃO DE VIDA


S.LUÍS -MA - IGREJA DOS REMEDIOS

 

 

Maria chegou correndo à parada do bonde  depois da aula, e foi repreendida pela prima mais velha preocupada que perdesse a condução, que ia dar a volta na cidade e só chegaria de volta meia hora depois:

— Você é meio desatinada, Maria.

Ela estava atrasada porque foi espiar a madre preparar o palco para a apresentação do fim de semana, onde tinha uma breve participação. Quando chegou a casa Maria perguntou para a tia:

—O que é “desatinada”, tia?

—Você vê a chuva, útil para molhar a terra, refrescar o ambiente, o que favorece a vida de um modo geral. Mas há as tempestades, que assustam.  Você é jovem, cheia de energia, e sendo assim, às vezes, perde o controle. Entendeu? Estou precisando de alguém para colocar essa massa de doce nas forminhas, venha me ajudar.  

 

 

 


 


    

 

                                              

                    O SAPATEIRO  DA  RUA DAS HORTAS


 
S. LUÍS - MA

 



Havia um sapateiro na Rua das Hortas de nome Marçal, atendia nessa rua, e adjacências, um atendimento ainda necessário na década de cinquenta. Os ofícios na antiga tradição exercidos no sistema das guildas dando ao artesão boa recompensa, e lhe proporcionava uma posição honrosa na cidade. E mesmo na era industrial, com a produção em larga escala, nem tão larga assim, como é agora. Ainda em meados do século XX, os sapatos das crianças e jovens só eram trocados por um novo depois que o antigo par não mais cabia nos pés. E os adultos os tinham por quase uma vida inteira. A sola desgastada era substituída por uma nova, que podia ser a meia-sola, ou a sola-inteira. Maria certo dia foi com a madrinha buscar seu calçado escolar. E o sapateiro, vendo a menina à sua frente, aproveitou para dar-lhe uns conselhos:

— Veja bem, minha amiguinha, seu par de sapatos estava muito feio. Você o recebe de volta “novinho em folha”, e daqui pra frente evite poças d´água. E seu irmão deixe de chutar pedras por aí, que o sapato dele estava em “petição de miséria¨. Dê uma escovada nele quando chegar da rua, e engraxe sempre que for preciso, que ele vai durar ainda muito tempo. E não ande descalça que sua mãe não vai gostar, além de prejudicar sua saúde. Conheço todos dessa cidade e olho primeiro para os pés da pessoa para então dirigir-lhe a palavra, sabendo de quem se trata.

Maria olhou para seus pés descalços, coisa rara de acontecer, mas saíra correndo deixando os chinelos pelo caminho até a oficina do sapateiro, situada no térreo do sobrado em frente a sua casa. Lá chegando com a madrinha teve a oportunidade de ver o trabalho fascinante do sapateiro cortar o couro para fazer a sola depois colar e pregar com tachas no rosto já pronto do sapato, Seduzida até pensou em trabalhar ali como ajudantede do sapateiro. Mas recuou na vontade ao sentir o cheiro desagradável da cola que não lhe ia fazer bem.

Mas as palavras saídas da boca do experiente sapateiro, com gentileza, lhe calaram fundo. É o que a criança, ou o jovem precisa para se sentir importante, ao receber atenção, ser aconselhada. Aconteceu no passado com Maria, que não mais esqueceu essa visita. E ao ver tantos sapatos empilhados nos cantos da sapataria perguntou se tinha gente que esquecia os sapatos, que não vinha busca-los de volta. Ao que Marçal respondeu:

— Sim , tem gente que não vem buscar o sapato e eu aproveito para doar a quem precisa. Acontece poucas vezes. Um par de sapatos é um bem útil, e até mesmo o mais precioso para a pessoa. Ficar sem ele é uma grande perda. Um par de sapatos custa os olhos da cara hoje em dia, melhor que é um bem durável se souberem cuidar bem dele.

Outros tempos, Maria pensa, sabendo o exagero que há de sapatos nos armários das casas hoje em dia. Filhas e netas, por exemplo, não poupam dinheiro quando é para adquirir um novo modelo exposto nas vitrines das lojas seduzindo os consumidores. E tem gente que não consegue resistir. Mas ela mesma tem dois ou três pares que usa o ano todo. Gente antiga tem outra mentalidade, Maria aprendeu isso para nunca esquecer..