sexta-feira, 24 de maio de 2019






                                                     BABEL





              Em priscas eras a construção de uma Torre teria provocado a ira divina, interpretação contestada pelo canadense Alberto Manguel no seu livro "Palavras". Teria sido as más intenções de uns, que queriam chegar ao Céu para atacar as hostes divinas, enquanto outros pretendiam celebrar seus ídolos no Paraíso, e por aí vai. Conhecida pelo nome Babel, a torre planejada para atingir o céu, motivava os homens na terra, que trabalhavam sem parar. A princípio utilizavam uma única linguagem, e assim comunicavam-se às mil maravilhas.

                A Torre parecia uma solução mágica para o homem em sua ambição desmedida. Deus é deixado de fora, enquanto uma hoste de homens ambiciosos, empenhavam-se na monumental obra. essencial a comunicação entre eles, justo onde falham. A certa altura os trabalhadores começaram a falar diferente idiomas, provocando uma confusão. E como  ninguém mais se entendia a malfadada torre não pôde de ser levada adiante. Deus não quis, mas consentiu.

                A sociedade humana é uma construção, que se forma e consolida na comunhão de ideias, na língua e na crença, a serem compartilhadas, a princípio, pela comunicação oral. Os hebreus tomaram conhecimento do outro, em primeiro lugar, e para levarem adiante uma crença, endossada pela razão, escreveram a Bíblia, essencialmente humana e civilizatória. A grandiosa arte de contar experiências, de transmitir conhecimento, através da palavra escrita. Os pensamentos como "tijolos" ligados pela "argamassa" da sabedoria e humildade para a concretização de um ideal maior. 

           Torres de ferro é o que vemos hoje por toda parte, que captam ondas no espaço, sons e imagens, que são transmitidas via satélite para os aparelhos de televisão e computadores. Uma moderna babel, das comunicação, com a qual as pessoas se comunicam, instruem, informam, mas também se isolam. A informação na mesma hora em que os fatos acontecem. Os internautas tendo a ilusão que chegaram ao topo, com o auxílio da deusa comunicação. Na antiguidade as pessoas deixaram de falar a mesma linguagem e não mais se entenderam. Não é diferente do que acontece hoje, o mundo todo ligado pelas através da internet e redes sociais, mas as pessoas se afastam cada vez mais umas das outras. 

LEIAM SEMPRE. RECOMENTO O LIVRO A SEGUIR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário