quarta-feira, 13 de julho de 2022

 



                                            SEM PERDER A FÉ


TELESCÓPIO AMERICANO JAMES WEBB 


             

           Em estado de quase desolação ficou Maria ao escutar o palestrante dizer que o mundo estava indo em direção de radical mudança, que princípios ultrapassados cederiam lugar a outros infinitamente melhores. E disse sem pestanejar, que velhos costume,  antigas crenças e tudo o mais seria revisto para dar lugar a outros valores. Os presentes a aplaudirem entusiasmados, sem se darem conta do aspecto sombrio daquela pirotecnia racionalista. Ideias  mais alarmantes, que racionais, para a professora secundária, que entre “sumidades”, estava ali a convite de amigos, eles também embasbacados com toda aquela irresponsabilidade anunciada para breve dias, ela pensou.

Sendo assim só restava a Maria manter-se altiva e digna, em vez de se sentir irritada e humilhada. Olhou em volta a procura de alguém com quem pudesse desabafar seu descontentamento. De longe avistou Bento, uma alma que ela sabia inflamada, não como aqueles fogos de artifício, mas uma pessoa equilibrada, que não costumava se manifestar sem antes avaliar as questões, sendo sincero e leal em suas opiniões. Ao fim do blá, blá, blá, foi ao encontro do amigo do outro lado da sala, falar da sua indignação. Encontrou-o também  indignado, e ficou mais calma, afinal não estava sozinha. Quis bater palmas para ele e se conteve.

A promessa que os dois fizeram entre si era lutar em prol de antigos e bons valores, não permitir que se apagasse a antiga chama. Verdade que o mundo ia mudar muito, a sociedade ficara irreconhecível, a ponto de causar estranheza até para aqueles que partilhavam a ideia das tais mudanças anunciadas. Quarenta anos passados. Além da pandemia do covid19, a Rússia invade a Ucrânia, e decorridos mais de cem dias, sem que cessem os bombardeios, que atingem civis, os russos alegando que erram o alvo, queriam atingir os depósitos de armamento fornecidos pelos ocidentais ao vizinho. Por conta dessa guerra já começa a haver desabastecimento, e a moeda euro acaba de se igualar ao dólar, e desde a fundação da EU se mantinha acima da moeda americana.

Os problemas lá fora atingem o Brasil, onde o buraco é mais embaixo, pensou Maria. Uma semana das piores acontece no país, onde providências urgentes devem ser tomadas sobre os abusos sexuais contra as mulheres nos hospitais, após os estupros cometidos por um  anestesista, enquanto as parturientes eram submetidas a procedimento obstétrico. Disputa eleitoral polarizada, e acontece a tragédia da morte de um petista baleado por um bolsonarista, que também foi baleado. E muito mais acontece nesses dias, a ponto de Maria achar que não seria nada mal uma chuva de asteroide cair sobre a terra e acontecer aqui e agora o que teria ocorrido com os dinossauros. Sobre os tristes fatos em apenas sete dias, um jornalista publica no jornal um comentário com o título Brasil em Transe.

De repente, a humanidade se detém maravilhada com as imagens do universo,  tudo ali nas telas dos celulares, computadores e demais aparelhos que a tecnologia oferece aos seduzidos habitantes do planeta Terra. O milagre acontece através do telescópio James Webb, que há seis anos vasculha o espaço, e havia chegado aos confins do universo. “O homem é mesmo um ser imprevisível”, pensou Maria, e foi escrever para seu blog, afinal cada dia era um novo dia. 

E sem perder a fé é seguir com a esperança de dias melhores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário