segunda-feira, 11 de julho de 2022

 




                                                     OTIMISMO E VIDA LONGA

 

S. LUÍS MA



Uma grande conquista dos tempos atuais é a longevidade. Vivemos hoje mais anos que nossos antepassados, devido em grande parte à cura das infecções, além das vacinas que atacam preventivamente as doenças. Já há uma grande população de centenários vivendo muito bem obrigado. E chegar aos cem é o almejado, mas nem todos conseguem. Qual o segredos dos mais longevos? Estudos realizados apontam o otimismo dessas pessoas que ganham precioso tempo a mais de vida. Nada  relacionado a determinada cultura, e sim ao modo de ser e viver, em qualquer canto do planeta.  

Há o otimista nato, e o que cultiva o estado de espírito positivo. E mesmo que não seja fácil nos dias atuais - e todos sabem a causa - evitar o pessimismo. Esperar pelo melhor para ficar livre do estresse, o que muito consome as pessoas nos dias atuais. Não se deixar abater por nada nesse mundo. Fazer o que deve ser feito, ser firme, e deixar as coisas acontecerem. Estar atento, em vez de ficar na espreita, até na tocaia de alcançar as pessoas e as coisas. Ter leveza no pensar e agir, evitar atitudes negativa, sempre achar que vai acontecer o melhor e não o pior.  

O modo construtivo de viver e a engenhosidade para lidar com os acontecimentos faz grande diferença, em qualquer cenário. Manter-se ativo, ainda em idade avançada. Sabe-se que a capacidade mental acompanha a pessoa a vida toda, não diminui com o tempo. Daí ocupar a mente com a leitura e o estudo o mais que puder. Não se deixar abater no caso de uma grande perda, como a morte de alguém próximo, ou se for acometido de uma doença grave, ou o que mais possa acontecer de terrível. Buscar ajuda  médica e outras formas de ajuda, inclusive,  espiritual, que leva o amor e a paz ao coração, Contra a depressão há medicamentos eficazes.  Por fim, não se  impressionar demais com os assuntos alarmantes da TV, entre tantas coisas que nos podem afetar negativamente. 

Seguir firme e forte dando o melhor de si, e, em especial, sorrir para a vida até não poder mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário