Richard Wagner nasce em Leibniz (1813 a 1883). Gênio alemão, obsessivo, imaginativo. De início, em sua carreira de maestro e excepcional compositor, opta por Beethoven, e rege a Nona Sinfonia em Dresden com tal entusiasmo que é aplaudido por nada menos que o revolucionário anarquista Mikhail Bakunin. Romantismo extremado. Utopia saxônica. Adepto do drama grego e amante da mitologia nórdica, torna possível essa associação na sua música. Envereda pela política e pública “Saudações Saxãs aos Vienenses", por terem forçado o imperador a fugir. Conclama uma cruzada contra a Rússia reacionária no manifesto 'A Velha Luta Continua". As donzelas guerreiras em As Valquírias, adoradas pelo público de Munique em clima de guerra: "Quando poderes audaciosos se enfrentam, eu aconselho a guerra”. Wagner escreveu alguns ensaios antissemitas e também pelo aspecto nacionalista de sua obra, foi associado ao nazismo no século XX, que teria tomado o compositor e revolucionário como exemplo de superioridade alemã, imagem que se contrapõe a Mendelssonhn que era judeu.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Cabalgata de las Walkirias. R. Wagner. (Apocalypse Now)
Richard Wagner nasce em Leibniz (1813 a 1883). Gênio alemão, obsessivo, imaginativo. De início, em sua carreira de maestro e excepcional compositor, opta por Beethoven, e rege a Nona Sinfonia em Dresden com tal entusiasmo que é aplaudido por nada menos que o revolucionário anarquista Mikhail Bakunin. Romantismo extremado. Utopia saxônica. Adepto do drama grego e amante da mitologia nórdica, torna possível essa associação na sua música. Envereda pela política e pública “Saudações Saxãs aos Vienenses", por terem forçado o imperador a fugir. Conclama uma cruzada contra a Rússia reacionária no manifesto 'A Velha Luta Continua". As donzelas guerreiras em As Valquírias, adoradas pelo público de Munique em clima de guerra: "Quando poderes audaciosos se enfrentam, eu aconselho a guerra”. Wagner escreveu alguns ensaios antissemitas e também pelo aspecto nacionalista de sua obra, foi associado ao nazismo no século XX, que teria tomado o compositor e revolucionário como exemplo de superioridade alemã, imagem que se contrapõe a Mendelssonhn que era judeu.
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