quinta-feira, 9 de janeiro de 2014




       
       
               
        
                          OPTEMOS PELA EDUCAÇÃO
           


           

          Educado não é o mesmo que medíocre como pensam alguns. Para evitar a síndrome do gênio, que costuma acometer os medíocres, optemos pela educação.Nem a genialidade é essa que se apregoa atualmente, mas diz respeito à competência de agir, de criar meios de excelência pessoal e social, o que não acontece por acaso, e sim por fatores deveras importantes. Reconheçamos que o gênio não surge do nada, vem do esforço e humildade em aprender e se fazer competente. A incompetência, ao contrário, está satisfeita com sua ignorância, sem enxergar valor além de si mesmo, e sofre da inveja que o condena à mediocridade eterna.
      Li no texto da Superinteressante de 2011, circulando no Facebook, que estamos condenados à mediocridade pela seleção cultural e organização social humana, destruidoras da inteligências, sendo necessário que se introduza areia, ou seja, os gênios no mecanismo degradado. Pergunto: Esses “gênios” viriam para fazer funcionar a sociedade, ou para destruir tudo de vez? Como nosso organismo não pode se comparar ao da ostra, nem a sociedade, não seria o caso, em vez de areia, colocar óleo (educação) para lubrificar a engrenagem e fazê-la funcionar? No mínimo neutralizaria o  poder de destruição dessa mediocridade reinante. Na Finlândia não existiriam medíocres, só gênios, é o que dizem. Penso nesse país minúsculo, rico, fácil de administrar, onde as inteligências florescem de verdade, pois têm meios e vontade para isso.
        No imenso Brasil, com grande contingente de pessoas, difícil eliminar o mal da imbecilidade que reina soberana sobre nós. A população sem a devida assistência educacional para que se deixe de ter tantos imbecis, que se julgam “gênios”, a estabilidade social, coisa medíocre para eles.  Bem verdade que gênios de verdade se perdem entre nós por força das péssimas condições sociais em que se vive.  Sim, a sociedade humana necessita de inteligências, também da colaboração dos medíocres, tantos que andam por aí, e que não se façam de gênios destrutivos, ou areias movediças. Importa reconhecer a competência e o trabalho de cada um, para em conjunto fazer florescer a sociedade humana, com todo sua excelência, como deve ser.
         LINDA S. LUÍS, CAPITAL DO MARANHÃO, SEU POVO FELIZ, HOSPITALEIRO, QUE TEM TUDO PARA SUPERAR, COM DIGNIDADE, OS HORRORES QUE ACONTECEM NOS PRESÍDIOS DA CIDADE!  
  
                            Compartilhando a foto de Fernando Sah fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário