sábado, 30 de julho de 2022

Pantanal - Maria Bethânia e Almir Sáter (Clipe/Estúdio)

 



                             LEMBRANÇAS

 

S. LUÍS - MA

Maria estava debaixo do guarda-sol a observar filhos e netos irem de um lado para outro no gramado da casa no Lago Sul. A filha mais velha ensinava a sobrinha a nadar, assim como fizera com seus próprios filhos. A criança com apenas dois anos causara um susto ao se jogar na água, onde os mais crescidos brincavam com uma bola. Muito esperta, ela não queria ficar de fora.

“Acho que jamais tornarei a me sentir tão feliz quanto agora”, pensou Maria, olhando para o marido, que observava a algazarra, certamente a  imaginar um poema para escrever, inspirado naquele dia festivo em família, o que acontecia todos os domingos. Falou-lhe:

— Faz bem ao meu coração vê-los felizes.

O marido,  de imediato, responde-lhe:

— No entanto nossa vida hoje é bem diferente da que nós dois  imaginávamos tempos atrás. Queríamos abrir uma escola, construir uma biblioteca para incentivar a leitura, e tudo o mais nas alturas. Estava  pensando sobre isso.

— Sim, meu querido, a vida que temos hoje pode parecer mais egoísta, menos ativa, felizmente, sem esse ativismo, tão em voga. Foi o que nos coube realizar, e estamos bem, obrigados. Só não desistimos das letras,   e escrever é o que mais se aproxima do meu modo de ser atual.

— O sonho do passado de mudar o mundo não mais nos cabe, e sim ajudar as pessoas a pensarem mais conscientemente. Sem interferir demais na vida dos outros, seja filho, neto, ou quem for.

E enquanto o esposo falava, Maria acariciava os cabelos dourados da criança que adormecia em seu colo. “O amor e a dor se entrelaçam”, pensou. Certo que toda a beleza, juventude e amor não podem evitar o sofrimento, mesmo entre os mais abençoados. Os jovens pais mais vivazes agora, e sem se angustiarem, sorriem para vida.

A filha de Maria chega para medir a glicemia do filho. Um inseto estava deixando o neto descontente e a avó trata de espantá-lo, e fala para a mãe, que tranquilamente cuidava do filho:

 —A paciência é importante, e entre as coisas que se carrega pela vida afora o maior peso esteja no que nos fortalece espiritualmente. O imprescindível amor materno, e não se dê jamais espaço para a estupidez, o orgulho e a soberba. Entenda-se que cultura e instrução são bens importantes, mas em nossa alma não falte bondade e paz.           


segunda-feira, 25 de julho de 2022

 


                      O PAPA ESTÁ NO CANADÁ PARA PEDIR DESCULPAS AOS DESCENDENTES DA NAÇÃO INDÍGENA, POR SEUS FILHOS RETIRADOS À FORÇA DO SEU CONVÍVIO.  AS FREIRAS CATÓLICAS SERIAM AS RESPONSÁVEIS PELAS ATROCIDADES COMETIDAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS NO PASSADO COLONIZADOR. 

                 QUEIXAM-SE AS VÍTIMAS AO PAPA PELO ATRASO DA IGREJA EM SEU PEDIDO DE DESCULPA.  MAS ANTES TARDE DO QUE NUNCA.  E LÁ ESTÁ O PAPA, QUE SE DESLOCOU DO VATICANO NUMA CADEIRA DE ROAS PARA  MAIS ESSA MISSÃO. UM JESUÍTA FELIZ COM O PRESENTE, UM BELO COCAR. 

                   A IGREJA CATÓLICA, ATRAVÉS DO JESUÍTAS, SEMPRE FOI GRANDE DEFENSORA DOS INDIOS NO BRASIL,  NO SANTA TERESA DAS IRMÃS DOROTÉIAS, COLÉGIO DOS MEUS VERDES ANOS, EM S. LUÍS DO MARANHÃO. DOUTRINA À PARTE, HAVIA REPRESENTAÇÕES NO PALCO, ONDE OS NOSSOS ÍNDIOS SEMPRE  ERAM HOMENAGEADOS EM SUA CULTUA.  

                         "VIVA O PAPA/ DEUS O PROTEJA / O PASTOR DA SANTA IGREJA".

O PAPA NO CANADÁ -2022


Sophia Loren & americano

 



                     O SEGREDO

 

RUA DO GIZ S. LUÍS MA




A vida de Maria bem a seu gosto, aquecida por um constante sol, que vem dos estudos, e acalentada por suave brisa, do afeto familiar. Olha para trás, e questiona o valor da mulher em tempos idos, tão próximos e tão distantes dos dias atuais. Pensa o quanto foi bom ter vivido o que viveu e chegado ali, para cumprir uma nova etapa. Há pouco recebera o conselho do marido:

 — Por que não escreves? Lembro bem das tuas cartas quando éramos noivos, o prazer que tinha em ler tuas narrativas, teus os pertinentes comentários, bem ao teu modo de ser. Vejo que tens jeito para isso.

Maria de pronto respondeu:

— Tenho pensado na possibilidade de publicar meus textos nas redes sociais, até mesmo criar um blog. A internet propicia a comunicação, e que seja de forma inteligente, consciente, conforme o ser racional que somos. Escrever com o coração, sem pensar na fama ou no dinheiro. Chega a hora de por para fora parte de nós, de nossa ciência, o que vai além da mera vivência.  

Algum tempo depois era possível ver Maria diante do computador digitando diariamente seus textos. O marido acadêmico, já parabenizara sua amadora mulher pelo sucesso, pequeno que fosse, mas importante. Ela respondeu-lhe.

— Se existe algo de bom e verdadeiro no que escrevo, sinto que não vem de mim, devo aos mestres de toda a minha vida,  essenciais. Quanto aos livros, sempre os tenho diante de mim, fontes de inspiração. O segredo: fazer o melhor que pode e se sentir feliz por isso.

 

 


sábado, 23 de julho de 2022

RESSALTE-SE O PRESIDENTE DA UCRÂNIA 

NO ESFORÇO HERÓICO PARA  SALVAR SEU PAÍS 

DAS GARRAS DO INIMIGO RUSSO.


Zolodymyr Zelensky





                                        GUERRA NA UCRÂNIA




 

Como ficar indiferente à ação belicista do presidente Vladimir Putin contra a Ucrânia, que o russo acusa de ser fascista, quando na realidade trata-se de  uma nação civilizada, livre do comunismo, após o fim da URSS. Mas quase os ucranianos caem, sim, nas garras de Hitler, que prometia defender o mundo do  regime calcado em Marx e Engle e outras cabeças inflamadas por ideias absurdas. Os comunistas  a proporem salvar o mundo do capitalismo, e de uma foiçada só acabar com a civilização cristã ocidental.

Uma postagem no FaceBook  fala da ironia de estarem as extremadas direita e a esquerda em sintonia,  ao se manifestarem a favor de Putin. O presidente da Rússia a seduzir a extrema direita com seu falso tradicionalismo, assim como seduz a extrema esquerda, ao alegar que estaria em guerra contra a suposta decadência do liberalismo ucraniano. Quando o invasor russo o que mais deseja é tomar parte, ou a totalidade, do território vizinho, para seus compatriotas, que estariam humilhados naquele país. Poder e prepotência de mãos dadas com a insensatez. O povo ucraniano, por décadas, obrigado a conviver  com o comunismo russo. A guerra atual consequência de um passado sombrio.  

Em pleno século XXI a Rússia invade a Ucrânia, obrigando os ucranianos a fugirem às pressas da sua terra natal, expulsos de seu trabalho, de sua igreja, de suas casas em total destruição, o que provoca indignação dos demais países do continente europeu, todos empenhados em ajudar os  vizinho, que também recebe apoio dos Estados Unidos da América. Conflito que parece não ter fim, e desafia o mundo. Situação inusitada diante da globalização, absurdo frente ao intenso comércio mundial. As nações mais do que nunca dependentes entre si, restando insanas divergências, que só servem para perturbar essa nossa tão precária paz mundial, e causar conflito maior, mortes em massa. E  pode até mesmo por fim à passagem do homem na terra, suas armas cada vez mais poderosas e exterminadoras.

 

  

quinta-feira, 21 de julho de 2022

 


PARABÉNS!



Charlotte Church - Pie Jesu (Live From Brixton Academy)

 



                           CORAGEM, CORAGEM!

 

 


 

No ano anterior Aníbal assumira um emprego fora da cidade natal. Embora feliz com a independência financeira e a liberdade recém-conquistada, sentia falta da família e da namorada a quem mantinha assídua correspondência por carta. Estava de volta para rever a todos e ficar noivo com Maria, e assim foi feito. Lépido e fagueiro como havia chegado dias atrás ia retornar para seguir sua vidinha de solteiro.

“Não preciso suportar isso”, resmungou o senhor presente à festa de noivado com bolo e tudo o mais. E com certa dificuldade devido a velhice o tio de Maria levantou-se para ir ter com o noivo e falar-lhe:

—Não é justo que você se afaste deixando a moça que acaba de ser pedida em casamento, e certamente vai ficar triste com a sua partida. Não se for um cavalheiro como acredito que seja.

O rapaz titubeou e respondeu:

— Vim para buscá-la. Ao chegar, encontrei-a empolgada com seus estudos, recuei na minha intenção. Parecia o certo deixar que ela concluísse a faculdade.

—Bobagem, você tem que falar com sua noiva para casarem sem mais delongas. Ela poderá continuar os estudos, ou, se preferir, cuidar da família e ser mãe, como é o mais certo. As idades de 26 anos para o rapaz e 21 para a moça são ideais para um casal começar vida nova. Já se conhecem de muito tempo, estiveram todo o ano passado escrevendo cartas um para o outro, basta. Coragem, meu caro!

Diante daquela enfática abordagem, o rapaz foi ter com a noiva. Sorrindo arrematou sua proposta:

—Coragem, minha querida!

Maria lembrou-se da amiga Amelinha cujo noivo também estava fora e veio buscá-la logo que começou a trabalhar, não estranhou ter de correr para casar. Sem ter sido informada pelo noivo de quando ele retornaria, já estava pensando ver as primas no Rio. Refez os planos, e deu início aos preparativos para o casamento no religioso com efeito civil, como acontecia na época. Tempos depois diria ao tio:

—Ah tio Augusto, não fui apenas esposa e mãe, na realidade, meus principais papeis na vida. Digo ao senhor, que tudo o que eu tinha que fazer eu fiz, e não foi pouco. Em especial, agradeço a Deus pelos meus 84 anos e por minha família!

 


segunda-feira, 18 de julho de 2022

Ludwig van Beethoven: “Choral Fantasy” op. 80 - Seiji Ozawa, Martha Arge...

 



                                                        

                                          VOO OUTONAL



CENTRO DA ILHA DE S. LUÍS



Ela estava decidida a enveredar pelas letras, escrever como forma criativa de comunicação, também de recriação. Maria cria um blog para essa finalidade, onde também ia registrar os acontecimentos. Um processo evolutivo interno que se transforma em atividade exterior, não tão nova, uma vez que já experimentara há alguns anos ao colaborar com a revista literária do marido.

Há atividades especiais, se não fazem enriquecer, ajudam a crescer. Maria não queria cair do pé de feijão, querendo subir na vida a qualquer custo. Ter discernimento, tudo no tempo e hora certa. Na primavera, época da floração, sentir a beleza da vida; no verão, quando os corações se inflamam, aproveitar o sol para voar alto; no inverno o tempo gela e a busca é por aquecimento. E quando as folhas caem em renovação é época do voo outonal - menos inquieto.

Expor ideias é arriscar a receber críticas, o que assusta, mas é certo que sem correr algum risco nada acontece, e o quanto é bom fazer o que satisfaça o ego, normal que seja assim. Não basta a mulher cuidar da casa, dedicar-se à família, e mesmo trabalhar para o ganha-pão, e ainda enriquecer com isso. Também colocar para fora os demais talentos, extravasar. E tudo seja claro, sem arrudeio, como diz o povo. E tenha sabedoria, sem ser rudela.

Nota: Os termos arrudeio e rudela fazem parte do “dialeto” maranhense.


quarta-feira, 13 de julho de 2022

Bachianas Brasileiras No. 1 • Villa-Lobos • Berlin Philharmonic

 



                                            SEM PERDER A FÉ


TELESCÓPIO AMERICANO JAMES WEBB 


             

           Em estado de quase desolação ficou Maria ao escutar o palestrante dizer que o mundo estava indo em direção de radical mudança, que princípios ultrapassados cederiam lugar a outros infinitamente melhores. E disse sem pestanejar, que velhos costume,  antigas crenças e tudo o mais seria revisto para dar lugar a outros valores. Os presentes a aplaudirem entusiasmados, sem se darem conta do aspecto sombrio daquela pirotecnia racionalista. Ideias  mais alarmantes, que racionais, para a professora secundária, que entre “sumidades”, estava ali a convite de amigos, eles também embasbacados com toda aquela irresponsabilidade anunciada para breve dias, ela pensou.

Sendo assim só restava a Maria manter-se altiva e digna, em vez de se sentir irritada e humilhada. Olhou em volta a procura de alguém com quem pudesse desabafar seu descontentamento. De longe avistou Bento, uma alma que ela sabia inflamada, não como aqueles fogos de artifício, mas uma pessoa equilibrada, que não costumava se manifestar sem antes avaliar as questões, sendo sincero e leal em suas opiniões. Ao fim do blá, blá, blá, foi ao encontro do amigo do outro lado da sala, falar da sua indignação. Encontrou-o também  indignado, e ficou mais calma, afinal não estava sozinha. Quis bater palmas para ele e se conteve.

A promessa que os dois fizeram entre si era lutar em prol de antigos e bons valores, não permitir que se apagasse a antiga chama. Verdade que o mundo ia mudar muito, a sociedade ficara irreconhecível, a ponto de causar estranheza até para aqueles que partilhavam a ideia das tais mudanças anunciadas. Quarenta anos passados. Além da pandemia do covid19, a Rússia invade a Ucrânia, e decorridos mais de cem dias, sem que cessem os bombardeios, que atingem civis, os russos alegando que erram o alvo, queriam atingir os depósitos de armamento fornecidos pelos ocidentais ao vizinho. Por conta dessa guerra já começa a haver desabastecimento, e a moeda euro acaba de se igualar ao dólar, e desde a fundação da EU se mantinha acima da moeda americana.

Os problemas lá fora atingem o Brasil, onde o buraco é mais embaixo, pensou Maria. Uma semana das piores acontece no país, onde providências urgentes devem ser tomadas sobre os abusos sexuais contra as mulheres nos hospitais, após os estupros cometidos por um  anestesista, enquanto as parturientes eram submetidas a procedimento obstétrico. Disputa eleitoral polarizada, e acontece a tragédia da morte de um petista baleado por um bolsonarista, que também foi baleado. E muito mais acontece nesses dias, a ponto de Maria achar que não seria nada mal uma chuva de asteroide cair sobre a terra e acontecer aqui e agora o que teria ocorrido com os dinossauros. Sobre os tristes fatos em apenas sete dias, um jornalista publica no jornal um comentário com o título Brasil em Transe.

De repente, a humanidade se detém maravilhada com as imagens do universo,  tudo ali nas telas dos celulares, computadores e demais aparelhos que a tecnologia oferece aos seduzidos habitantes do planeta Terra. O milagre acontece através do telescópio James Webb, que há seis anos vasculha o espaço, e havia chegado aos confins do universo. “O homem é mesmo um ser imprevisível”, pensou Maria, e foi escrever para seu blog, afinal cada dia era um novo dia. 

E sem perder a fé é seguir com a esperança de dias melhores.


segunda-feira, 11 de julho de 2022

 




                                                     OTIMISMO E VIDA LONGA

 

S. LUÍS MA



Uma grande conquista dos tempos atuais é a longevidade. Vivemos hoje mais anos que nossos antepassados, devido em grande parte à cura das infecções, além das vacinas que atacam preventivamente as doenças. Já há uma grande população de centenários vivendo muito bem obrigado. E chegar aos cem é o almejado, mas nem todos conseguem. Qual o segredos dos mais longevos? Estudos realizados apontam o otimismo dessas pessoas que ganham precioso tempo a mais de vida. Nada  relacionado a determinada cultura, e sim ao modo de ser e viver, em qualquer canto do planeta.  

Há o otimista nato, e o que cultiva o estado de espírito positivo. E mesmo que não seja fácil nos dias atuais - e todos sabem a causa - evitar o pessimismo. Esperar pelo melhor para ficar livre do estresse, o que muito consome as pessoas nos dias atuais. Não se deixar abater por nada nesse mundo. Fazer o que deve ser feito, ser firme, e deixar as coisas acontecerem. Estar atento, em vez de ficar na espreita, até na tocaia de alcançar as pessoas e as coisas. Ter leveza no pensar e agir, evitar atitudes negativa, sempre achar que vai acontecer o melhor e não o pior.  

O modo construtivo de viver e a engenhosidade para lidar com os acontecimentos faz grande diferença, em qualquer cenário. Manter-se ativo, ainda em idade avançada. Sabe-se que a capacidade mental acompanha a pessoa a vida toda, não diminui com o tempo. Daí ocupar a mente com a leitura e o estudo o mais que puder. Não se deixar abater no caso de uma grande perda, como a morte de alguém próximo, ou se for acometido de uma doença grave, ou o que mais possa acontecer de terrível. Buscar ajuda  médica e outras formas de ajuda, inclusive,  espiritual, que leva o amor e a paz ao coração, Contra a depressão há medicamentos eficazes.  Por fim, não se  impressionar demais com os assuntos alarmantes da TV, entre tantas coisas que nos podem afetar negativamente. 

Seguir firme e forte dando o melhor de si, e, em especial, sorrir para a vida até não poder mais.


quinta-feira, 7 de julho de 2022

 


                                                 O ANTIGO E O NOVO

 

 

 DOCE LEMBRANÇA DA NOSSA ANTIGA CASA EM JOÃO PESSOA

Notórios os avanços do século passado, que promoveram uma avalanche de mudanças nos costumes, algumas boas, outras dignas de pesar. Já agora, no século XXI, estamos pasmos com as novidades. Penso nesse nosso mundo atual tão venerado pelos moços, que aos mais velhos é facultado julgar.

As coisas hoje divididas em úteis e inúteis. Útil só o que se compra nas lojas e supermercados. Considerada inútil, a fé míngua nos corações, que se ressentem da falta. Também a esperança é classificada  como inútil, quando se vive em função do aqui e agora. E sem caridade o que reina é a pobreza de espírito.

Bens que eram cultivados no passado estão sendo relegados, como se não tivessem mais espaço no mundo. A moral, ferozmente desafiada, leva a sociedade a uma situação doentia. E o quanto é ruim para o ser humano perder em essência. Certo que o passado não era nem de longe perfeito, mas havia ali um esboço de nós mesmo como seres humanos ideais, ainda que rudimentar.

Tragédia das maiores é ficarmos de vez sem a consoladora fé, sem a catártica esperança, sem o sentimento da caridade. Olharmos em torno e ver um vazio. Aperta o coração despedir-nos da boa e antiga maneira de viver. A voz da atualidade a bradar nos ouvidos: “Regozijemo-nos com o presente!” Quando na verdade vive-se um tempo conturbado. Mas ainda dá para  acreditar em um mundo futuro despido dessa maldade, leal aos princípios humanos e cristãos.   

Bom imaginar o homem transbordando energia e significado, que confidenciará à mulher:

— Faço o necessário para ser um homem de verdade. E você, minha amiga, quero parabenizá-la pela mulher que se tornou. Continue a seguir adiante, valorizando sua independência, preservando sua lucidez.

Por sua vez, expõe a mulher sua interpretação sobre a figura á sua frente, representativa da alma masculina:

—É como o vejo, meu amigo, em sua graciosa mocidade;  bom moço, na tentativa de se apresentar bem. Mas deixe de fingir que tudo vai bem, ou achar que tudo vai mal. A vida não é um mar de rosas, e nunca foi;  frustração aqui, decepção acolá, sempre  vai acontecer, não deixe que perturbem nossa vida.

Uma mocidade que ri e se diverte, parece que estão todos tremendamente alegres. Contudo sentem-se constrangidos. Expressam seus  sentimentos, para que morra o silêncio entre eles, o que é ainda mais constrangedor. Palavras ditas com confiança calam fundo na alma, e possa a mocidade atual seguir em frente mais conscientes das suas posições.

  

 


sexta-feira, 1 de julho de 2022

Alexander Malofeev plays Rachmaninoff: Lilacs Op. 21 No. 5

 


             

                                VIVA SÃO JOÃO!

 

 

S. LUÍS - MA



 

Havia ocorrido outras vezes, Alice sentir o coração bater mais forte,  e ter o pressentimento de que algo está prestes a acontecer. Há dois meses hospedada na casa dos tios no Rio aguardando o trabalho prometido. Antes de dormir, começa a escrever para a mãe, pega no sono, por poucos minutos. Ao abrir os olhos vê diante de si o irmão Joaquim, tal qual um fantasma substancial.

Tantas vezes imaginou que ele já vinha, promessa feita antes de se separarem. E ele chega com uma surpresa, foi o que disse, após efusivos abraços. Já na sala de visitas Alice é apresentada à jovem ao lado dos tios. O irmão casara duas semanas atrás. Explicou que não quis deixar a amada para trás ao ser transferido do BB em Barra do Corda para a agência de S. Paulo capital. Noivado e casamento ao mesmo tempo. Passou para ver a irmã.

 Alice deixa escapar:

— Que mais de terrível pretendes fazer, meu irmão, depois de nos assustar desse jeito?

Um sorriso característico foi esboçado pelo recém-casado que já está de mãos dadas com a esposa. Findo o jantar, Mariana é convidada a subir com a tia para olhar o aposento que fora reservado ao casal. Joaquim aproveita para sentar-se ao lado da irmã e ter com ela uma conversa amigável:

— Pareço um homem casado e chefe de família?

— Não muito. Estás é mais cheinho de corpo, mas continuas o mesmo, sempre aprontando.

— Ora Alice, fracamente, precisas me tratar com mais respeito – disse Joaquim, que não deixava de ter algum receio do que vinha pela frente, mas o que estava feito, estava feito. E continuou:

— Casei para ter minha própria família, da qual irei cuidar. Não tive a menor dificuldade em dizer para Helena: “Vamos nos casar agora mesmo, e sermos responsáveis pelo nosso destino”. Era o que ela também queria.

— Não acredito que estejas casado. Amadureceste cedo, e como adulto, nada melhor que  ser responsável pela própria vida, e já tens teu ganha pão e uma família para cuidar, logo virão os filhos. Nada é fácil na vida, mesmo com todo o amor envolvido casamento não é coisa para amadores. Tens consciência disso? Espero que as coisas não mudem muito entre nós, tu podes ser mais velho, mas sendo homem, és menos sentimental. Sinto-me sozinha às vezes, mas ouso dizer que é até bom que seja assim, a gente se fortalece.

— Podes acreditar que o meu sentimento é ainda maior para com meus entes queridos, os familiares. E quanto a ti, querida irmã, sempre serei teu amigo. Certo ajudarmos uns aos outros, aos que precisem de nós. Juro que nunca ficarás sem o meu apoio. Sei que estás de namoro firme, e nossos parceiros não nos julguem mal, pensando que somos crianças mimadas. Mas é o que queremos ser, mimados. Agora é esperar que minha irmã e minha esposa sejam boas amigas. Podemos visitar-nos com assiduidade, morando em cidades vizinhas.

— Posso soltar foguete nesse São João. Viva São João!

—Viva São João!