quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

 



Somos ricos em nossa condição de seres humanos, racionais, conscientes, e nada mais precisamos  ser além do que somos. Pautado nesse paradigma há milênios que o homem se vale da consciência cristã. Até que no século XX surgiu um modo estranho de ver as coisas, e também de ser, adquirido com a modernidade, que faz exigências absurdas, tendo como meta acabar com a tradicional consciência religiosa, até mesmo por querer tomar o seu lugar. Trata-se de uma afronta aos princípios que norteiam a vida humana achar a fé religiosa inútil. A falta de fé em Deus é um mal contemporâneo, que nos torna impotentes. Sem entendimento, consolo, catarse vive-se atualmente em um mundo, que dá passagem a tantos males.  E se uma pessoa tem obsessão contra o bem que vem da religião é por conta do seu ego obsessivo, que odeia se subjugar




domingo, 25 de fevereiro de 2024

 




                  Há palvras que celebram com honra o saber, por refletir um raciocínio correto. A intensidade de certas palavras que faz pensar, ou simplesmete ajudam o ser humano a se comunicar, e mesmo a viver. O muito que se constroi com as palavras. A linguagem está a serviço do pensamento. Narrativas que expõe o que se passa conosco, e é mais do que um espaço simbólico de reconhecimento, mas uma experiência vital.  O tempo e o espaço em que vivemos e as palavras servem de intérpretes. Mas há palavras enganosas, que trapasseiam, cuidado com elas. "Cuidado com as falácias, que não são menos falácias, porque se tornaram moda", diz Cherterton. 


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

 





           Verdade que as ações humanas estão sujeitas à critica. E há a crítica positiva. Mas grande parte dos que criticam o fazem por maldade, com a intenção de derotar os que seguem em frente e  fazem tudo o que podem para melhoarar as coisas. Estejamos atentos para reconhecer as pessoas competentes e de boa vontade para ajudá-las a realizar seus sonhos. Todos vão ganhar com isso, e o mundo só tem a melhorar.



VERDADE



 

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

 


PARECE QUE SIM!



 


FICÇÃO

                                              

 

                                        BOM VIVER, COM SOL, OUCHUVA



CHUVA EM S. LUÍS - MA


 

A nova cafeteria perto da casa de Maria teve sua indicação para o encontro com das amigas após os dois meses de pausa devidos aos festejos de fim e início de ano, incluindo o carnaval. Cinco presenças no dia combinado, todas aposentadas, com idades na faixa dos “enta”, a começar pelos setenta. Depois da animação por voltarem a se ver, já sentadas na mesa que escolheram perto da janela, e antes de serem servidas, contam rapidamente como passaram os dias de festejos. O verão está sendo o mais quente em milhares de anos, o que Marta  soube através dos comentários nas redes sociais, informação que passa adiante sem confirmar a veracidade, e diz ter aproveitado o carnaval para não ir a parte alguma, apenas arrumou os armários, e com o ar refrigerado ligado no máximo. Cibele viajou com a família,  e sente-se aliviada por todos terem voltado  sãos e salvos, livres da dengue  e do covid.  Por medo Alice havia desistido de fazer o circuito das águas em Minas, também ficou em casa, vendo o carnaval pela TV. Não houve passeio ao exterior, o que seria uma heresia sair do país quando turistas do mundo todo aportam no Brasil para ver de perto a folia, opina Mirtes, que  também optou por ficar em casa pondo em dia suas leituras. Cleide, recém-divorciada após vinte anos de casamento, acaba de completar 70 anos, data que festejou em Fernando de Noronha com o namorado da mesma idade. Resumo das biografias. O assunto programado para comentarem  nesse encontro é sobre o tempo de juventude, o que cada uma vivenciou quando jovem, e como se sentem no momento. Cleide dá início aos depoimentos.

— Faz parte da vida as mudanças;  mudamos nós, e muda o mundo junto conosco.  Certo que nunca somos os mesmos a cada dia que passa, e haja mudança  no que for bom mudar.  Ficar o tempo todo na mesma, quem quer?  Certo que a juventude é tempo dos sonhos, ainda que sejam superados, e tudo se realize de forma diferente,  indo além do que foi sonhado. Tenho queixas, sim, e toda a vida  tive que me reinventar várias vezes, o que acontece com muita gente boa, o meu caso. Vivi de peito aberto, tirando lições  dos desafios que a vida impõe.

Alice pede para falar.

— Queridas, somos sortudas por estarmos vivas e com boa saúde. Só não demore além da conta o inevitável desfecho, e eu possa ir emboara com a tranquilidade com que vivi.  Certo que quanto mais demorarmos por aqui, aumenta a possibilidade de perdermos a sorte, que nos acompanha, sendo assim, melhor partir na hoara certa, não adianta querer protelar, ou adiantar a partida. Deus é quem sabe. E enquanto a morte não chega vivermos os abençoados dias de maturidade,  quando então podemos aproveitar melhor a vida. Tive meus questionamentos quando jovem, e os tenho ainda hoje, bem menos, pois a vida nos ensina a ver as coisas com mais tranquilidade e leveza.   

Mirtes está ansiosa para contar as aflições  que passou quando jovem.

— Nem queiram saber o quanto fui apressada, aflita, com pressa em aprender e fazer as coisa acontecerem, por achar que a gente perder a própria vida se não estiver realizando alguma coisa, em agitação. “Pintei e bordei”, como se diz. Certo que “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. E por isso estou aqui e agora seguindo devagar e sempre com minha vida, ciente que não vale a pena desperdiçá-la.  Vale a pena viver, e ponto.

Cleide é um doce de pessoa, como reconhecem suas amigas, mas vai surpreender com seu depoimento.

— Sou assim mesmo, sem vocação para  entrar em conflito, que me altere o humor. Penso até que sou autista, desligada dos problemas, meus e dos outros. E não sei como estou aqui com vocês. Só lastimo na vida não ter dado maior atenção às pessoas à minha volta, que tanto mereciam.  A madrinha de todos da família, por exemplo, já bem velhinha, pedia para eu sentar perto dela para conversar, e dizia: “Senta aqui, meu bem, eu estou para deixar vocês.” Palavras que até hoje me toca na alma. Rapidamente eu  beijava suas faces enrugadas, para logo partir em direção ao meu esconderijo preferido, atrás dos livros. Experimentei ser poeta, inspirada em Baudelaire. Imagina o que saiu da minha cabeça, sem que possa conferir, pois perdi todos os meus apontamentos.

  Maria, a mais idosa, acaba de completar 80 anos, é a última a falar.

— Vivo um momento em que nada me faz querer sair do comodismo da minha casa, cidade, país. Estou numa fase de rejeição de muita coisa, até mesmo das viagens, o que muito me seduzia. Passei minha infância e juventude sempre no mesmo lugar, bom para experimentar a estabilidade, necessária à formação.  Já a mocidade foi de mudanças daqui para ali, quem sabe para compensar  o tempo em que não saia para lugar algum . Conhecer  novos horizontes passou a ser uma meta, contando com a boa vontade do meu companheiro de estrada. Paramos, que a idade pesa, e estamos felizes por enxergar e ainda caminhar sem ajuda de bengala. Com sol ou chuva, é bom vive.r

As falas não demandaram muito tempo,  estão na cafeteria há mais de duas horas. Sobram coisas para contar, mas fica para outra ocasião. Partem do local, sendo observadas pelo dono do estabelecimento, amigo de juventude dessas idosas, ainda dispostas a aproveitarem a vida, até mesmo aprontarem alguma.


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

 



  

TEMPO DE QUARESMA

                                               


                                              VIDA   EM  ABUNDÂNCIA


Lencóis Maranhenses


Segundo Buda, desejos e paixões tornam o homem um eterno insatisfeito. A raiz do problema é o estado de ignorância, ou de falência mental, que priva da percepção e da compreensão, necessárias à libertação dos entraves ao crescimento pessoal. O ensinamento budista está alinhado ao  grego, pré-socrático, do “conhece-te a ti mesmo”. O primeiro requisito é ativar a centelha da consciência, “ser ativo, resoluto e perseverante”. Mas, em especial, ter o olhar direcionado para o alto, para Deus, como ensina a religião cristã.

O budismo acredita na transitoriedade das conquistas através do seu método de aprendizado, e mais que a “total solução” para os problemas da humanidade estaria fora da religião. Quando é contrário, a crença religiosa responde para um estado de espírito, de contínua libertação para os que creem, sendo a única ambição do cristão tornar-se sábio e honesto. E há o desonesto, que esconde o jogo, se esconde, enquanto procura defeito nos demais, e ainda faz que entreguem uns aos outros.

Não é uma “especulação inútil” as questões metafísicas abordadas pelo catolicismo. Especular é típico da racionalidade. A religião católica é profundamente sábia em sua fé. E sólida, como demonstra a solidez das belas e firmes construções dos templos católicos, em pé ainda por milênios. Também não é o caso de   desprezar o  ensinamento de Buda. Nesse sentido, o que abunda não prejudica. Disse Jesus:“ Eu vim para que tenham vida em abundância.”

 

 

 


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Carnaval no Fogo (1949) 🇧🇷 - Watson Macedo - Filme Clássico Brasileiro

 

 

 

                    CARNAVAL  2024


                            Fevereiro, mês do carnaval, época de colocar para fora a alegria guardada para a ocasião. Desponta em Maria aquela  saudade de outros tempos, quando os bailes nos clubes eram verdadeiros acontecimentos sociais, com uma boa orquestra animando a festa. Havia pessoas fantasiadas, ou iam simplesmente vestidas com uma calça “pescando siri”, por exemplo, e a melhor blusinha que a foliã tivesse. As moças deixando de lado suas saias rodadas, uma transformação e tanto. Já estavam na ponta da língua as marchinhas de carnaval, que o rádio tocava à exaustão. Ainda mais assistir o filma Carnaval no Fogo no cinema Edem, em S. Luís do Maranhão.

Como a população atual não cabe mais dentro dos clubes, a folia ficou do lado de fora, nas ruas, com os caminhões de música eletrônica fazendo o povo dançar e cantar até não poder mais. Os blocos organizados, quando nos carnavais passados eram improvisados pelas famílias e amigos. Certo que os brasileiros gostam de se mostrar, adoram que todo mundo veja como são alegres, sabem se divertir junto e misturado e o carnaval é a ocasião propícia. Gente feliz também nos morros cariocas, que hoje é reduto  dos  bandidos, onde ninguém cá de baixo se arrisca a subir para festejar o carnaval, como se vê nos filmes da década de 50.

Estamos vivenciando o carnaval de 2024, e, para variar, temos a epidemia da dengue. Mas a festa continua como sempre, aconteça o que  acontecer, e nem a pandemia do covid19 tolheu de todo os festejos. Os turistas chegam de todas as partes do mundo, as cidades já estão cheias deles para assistirem a maior festa do planeta. Os dias de exibição momesca passavam rápido, depois era esperar o ano seguinte para exibir a alegria, tão familiar aos brasileiros. Só que hoje em dia existem as redes sociais na internet para mostrar os foliões do carnaval, assim como as exibições dos internautas nos demais dias do ano.



FILME



terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Emilinha Borba -- Pot Pourri De Carnaval


SAUDADE!

 



 

 

 

FRASESSIMONE WEIL

 

“Uma ciência que nos afasta de Deus é de pouca valia.”

“Criar raízes  talvez seja a necessidade mais importante da alma humana. É uma das mais difíceis de  se definir.”

“ A beleza do mundo não é um atributo da matéria. É uma relação do mundo com a nossa sensibilidade, essa sensibilidade  que depende da estrutura do nosso corpo e da nossa alma.”

“Na medida em que se pensa em qualquer coisa,  procurar em que sentido o contrário pode ser verdadeiro.”

“Necessariamente devo voltar-me para outra coisa que não eu, já que se trata de ser libertado de si mesmo. Tentar essa libertação por meio da própria energia, seria como uma vaca forçando sua peia e caindo assim de joelho. A gravidade é a graça.”

 “Odiar alguém é transferir para outro a maldade que temos em nós.”

“O bem é aquilo que dá maior realidade aos seres e às coisas; o mal é aquilo que disso os priva.”

 “Pensamos hoje na revolução, não como maneira de se solucionarem problemas postos pela atualidade, mas como um milagre que nos dispensa de resolver problemas.”

“A política é mais que impor uma ideologia sobre a tática particular daquilo que um grupo social  quer levar adiante. Deve conter uma abordagem profunda  sobre a realidade.”

 

Biografia

Simone Weil (1909-1943) Nasceu de família judia não praticante, cresceu agnóstica. Aos 15 anos obteve o bacharelado em filosofia. Convertida ao catolicismo por um padre amigo, exerceu a atividade de professora de escola secundária para moças, depois querendo conhecer como era a vida do operário, eempregou-se na fábrica de carros Renault, depois, experimentou períodos de exaustivo trabalho  em fazendas e fábricas. Alegava que o mundo é o lugar para o intelectual   ajudar as pessoas a refinarem seus poderes de observação e crítica. Filósofa adepta do catolicismo, lutou contra o fascismo na França.  Pacifista após os horrores da guerra espanhola que presenciou bem de perto. Em 1933 publica artigos considerado herético pelo marxismo ortodoxo. Simone faleceu em Londres de parada cardíaca.

 

 

 


domingo, 4 de fevereiro de 2024


 



 

 

                                                        VIDA E MÍSTICA


S. LUÍS- MA



          
           

 

A natureza se mostra com honestidade e modéstia”. É o que esclarece Richard Sennett no seu livro “O Artífice”,  e dá um veredito: “A naturalidade é decepcionante.” E pede atenção: “Mas fique clara a artificialidade”.  O caminho das artes e ofícios cuidadosamente arquitetado pelo homem, através de sua mente criativa e transformadora. E dentre as coisas extraordinárias que fez e faz,  Maria tem consciência das que merecem as glórias recebidas, e outras que estão aquém dos louros.  

As maravilhas que o homem cria, culturas  de valores inestimáveis.  A artimanha do homem em associar sua mente ao ouvido, olhos e mãos, na confecção das imortais obras artística, ou simplesmente criar coisas de utilidade. Raras as criações no passado, e duravam por um longo tempo, mas na atualidade tudo se finda em um piscar de olhas, saem de moda. Produzidas em grande escala com auxilio das máquinas, uma enxurrada de coisas são criadas para o consumo imediato, duram pouco tempo, logo ficam ultrapassadas. Mais que as realizações são as frustrações que se acumulam vida afora. Resistir aos excessos. Não tramar contra a vida, e sua mística. 

Para ilustrar essa história Maria fala da sua resistência, como a de toda gente, para não fracassar como ser humano,  e viver o melhor que pode. Não sendo em vão que desde sempre haja a tentativa de desvendar os segredos da alma, que são os segredos da própria existência. Certo que há mistério em tudo que existe, e mais ainda no homem. Antes as sensações e emoções eram conseguidas por meios diferentes dos atuais.  Hoje a pessoa questiona se vai à igreja, por exemplo, ou ficar horas diante de um aparelho de TV. São duas atitudes diante na vida, que podem ser concomitantes, já que as missas são transmitidas até via satélite.  E que se viva em harmonia com as coisas simples, de aparente artificialidade, sendo cultura.  Verdade que nós somos os livros que lemos, as viagens que fazemos, as músicas que escutamos, as pessoas que amamos, e por aí vai. Para os especialistas, no final das contas, o que brada mais alto em cada um é a genética. O homem é mesmo um mistério!