sexta-feira, 26 de maio de 2017

200 crianças de Leiria dão boas vindas ao Papa Francisco a cantar



         
                                     SANTOS PASTORINHOS






         Maio é um mês dedicado às mães, e neste ano de 2017 foi de comemoração pelos 100 anos das Aparições de uma Senhora muito linda a três pastorinhos, que lhes disse ser a Mãe do Céu. O grande acontecimento deu-se numa pequena localidade, distrito de Leiria, em Portugal, as crianças, entre 8 e 13 anos, dedicadas ao milenar trabalho do pastoreio de ovelhas, normal que o fizessem na época. E a fé que possuíam dava força a suas almas, com a qual certamente suportavam melhor as dores físicas e os momentos difíceis. Os irmãos Francisco e Jacinta tinham acabado de perder a mãe, e estavam com a prima Lúcia sua prima, quando receberam   mensagens consoladoras de esperança, que eles, como todos os católicos, deviam perseverar em sua fé, e rezar o terço pela conversão da Rússia, que naquele mesmo ano se tornara URSS. Por quase todo o século XX o comunismo querendo avançar sobre o mundo com seu ateísmo, e que junto com esse século, grandioso e difícil, se findou. Amém!
      
        Século XXI – o mundo todo a ver pela internet as Comemoração no Santuário de Fátima, com a presença do papa Francisco. O representante máximo da Igreja Católica Apostólica Romana recebido por uma multidão de fiéis que acorreu ao Santuário para homenagear a Virgem Maria e acompanhar a canonização dos pastorinhos. Os católicos, exultando de alegria, rezavam e cantavam. Conquanto cause tristeza pensar nessas crianças perseguidas por sua fé, e que morreram tão jovens vítimas de uma peste, o que foi previsto pela Senhora. Sendo de grande consolo para nós católicos que os pastorinhos estejam vivos na fé em Deus, que os unia, e às crianças saudáveis e felizes que hoje cantam em seu louvor. Foi o que se viu no dia treze da maio de 2017, e vamos continuar a ver pelos séculos. Amém!

        
          Os santos pastorinhos sofreram, sim, mas foram consolados, e acabam de receber as honras da sua Igreja, que também sofre perseguição. Em Portugal a perseguição pombalina contra a fé católica fechou mosteiros, seus bens matérias confiscados, mas que haveria de perseverar nos corações e na fé dos fiéis. Pujante a fé que emana do Santuário de Fátima. As mensagens da Mãe do Céu aos santos pastorinhos, foram de consolo para suas vidas, e nos consola até hoje. E mais três segredos lhes foram confiados, para serem revelas algum tempo depois, o que fez Lúcia, a pastorinha sobrevivente, freira em um mosteiro. Os Segredos de Fátima fala da conversão da Rússia comunista, e das dores da Igreja, que sairá vencedora. Amém!








                                





                                    
                                 
                     
                              DEUS SALVE NOSSO BRASIL !








               O Brasil tem um grande e rico território, terra abençoada, sobre a qual brota gente da melhor qualidade, gênios da raça, sua maior riqueza. Mas, pelo que tem acontecido ultimamente, parece que só há ignorância, corrupção, fracasso por aqui. As vitórias retumbantes são por conta dos corruptos. Quando não são ladrões, são baderneiros,  a se encontrarem, ou confrontarem. 

                 Estamos num impasse: ou se  vai em direção ao bem, ou se mergulhar de vez no mal. Quando trabalhar e viver em paz é o que os brasileiros, dignos deste nome, mais almejam, pessoas especiais em seus ofícios, que estudam, se formam, e dar o melhor de si é o que querem. Mas nem sempre conseguem, infelizmente. Por anos a nação vítima da ignorância e da corrupção.

           Nosso País tem que virar o jogo, e dar todo espaço, oferecer as melhores oportunidade aos brasileiros, que almejam um bem viver digno.  

    

quarta-feira, 24 de maio de 2017




       DEUS SALVE NOSSO BRASIL! 






    No milenar reino da Inglaterra são invejáveis o progresso, a educação, a cultura, e tudo o mais gozam os ingleses, que têm ainda uma rainha para saudar. E com orgulho proclamam o emblemático God Save the Queen! E nós, brasileiros o que temos para causar inveja e reverenciar? Temos uma pátria, sim, que devia merecer todo nosso apreço, território imenso, de riquezas mil, com um grande povo. E com todo respeito faço uma parodia com a citação acima: “Deus Salve nosso Brasil”. Faz tempo, todavia, que os brasileiros relegam sua Nação ao descaso, elegendo para a honrosa função de presidente, governador, políticos em geral, pessoas sem preparo, que, sentindo-se lá no alto, não mais dão atenção e respeito às instituições e a seus eleitores. Os donos do poder, sem o devido compromisso com a sociedade, espalhando para todo lado ignorância, descaso, corrupção.
   
Passamos por dias difíceis, a nação ora mergulhada em um mar de lama; os políticos ao mesmo tempo delatores e delatados, isso porque de há muito no país só se pensa em levar vantagem, por menor que seja. Gente que começa por furar a fila no banco, comete toda sorte de erros, dos mais banais àqueles capazes de gerar prejuízo ao próximo e à Nação. Sendo assim torna-se difícil escapar de um destino ingrato, o que nos impõem a ignorância  e os sucessivos governantes, que assaltam os cofres públicos, a ponto de levar o país ao caos, como acontece agora, pela incompetência, desmandos, corrupção dos que se sucedem no poder.  As famílias ameaçadas, seus membros sem esperança de um futuro melhor. Não dá para ficar neutro numa tal situação, a exemplo de um ministro aposentado do STF, que no meio dessa crise toda,  em recente entrevista na TV, mostra-se o tempo todo neutro, citando frases de conhecidas músicas brasileiras, entre as quais a da roqueira Rita Lee: “Nada melhor do que não fazer nada, só pra deitar e rolar com você”. E por aí vai, descompromissado e atraente, jogando para a plateia, nada daquele significativo magistrado, que foi, e não deixa de ainda ser, pago que é pelos cofres públicos.
      
Governos intervencionistas, e seus mandatários empenhados em ter uma boa vida, quando deveriam dar bons exemplos aos cidadãos comuns, e condições para que floresçam como seres humanos. Mas falta educação, falta emprego, falta saúde, falta tudo aos brasileiros. Presidentes, congressistas, servidores públicos, magistrados, donos dos bancos, empresários,  todos como que envolvidos numa trama diabólica. Roubar seria a principal finalidades do agente público, meter no bolso o dinheiro que puder, e ainda ficar contando vantagem. Nos últimos anos a roubalheira aconteceu como nunca dantes, o que deixa perplexa a Nação. E o mundo lá fora de olho em nós, duvidando que ainda existam por aqui nomes de respeito, pelas denúncias dos próprios ladrões para escapar da cadeia. Os caras diante da justiça e das câmaras querendo se safar e vomitando coisas do arco da velha. Por décadas os políticos brasileiros empenhados em roubar, acabando por ser pegos como ratos na ratoeira, e para salvar a própria pele fazem suas delações premiadas, quando podiam estar defendendo suas ideias, seus negócios honestos como devia ser. Alguns já fazem suas necessidades fisiológicas em buraco nos presídios; outros gozam do privilégio de ter um aparelho sanitário onde sentar, acostumados ao conforto de banheiros luxuosos. 

Os espertos irmãos Batistas, que não são parentes do ex-marido de Luma, apenas companheiros na roubalheira, apressaram-se a entregar os comparsas. Pessoas que saíram do nada e passaram a figurar entre os homens mais ricos do mundo, e ninguém antes suspeitava da sua existência e negócios exponenciais. O certo é que Joesley e Wesley, os Batistas do mercado de carne, continuariam açougueiros se não fossem sócios do ex-presidente Lula que despejou dinheiro dos bancos estatais em suas mãos, como se fosse seu dinheiro particular, recebendo a recompensa em gordas propinas.  Desviados milhões e milhões, que faltam à educação, à saúde, além da incompetência e sem real compromisso para com a administração pública.  Hoje não mais o pode tudo de décadas passadas, é tempo de focar na essencial virtude de viver em paz consigo mesmo e em harmonia e respeito ao próximo. Se há tempo para errar, há tempo de acertar.    

quarta-feira, 10 de maio de 2017





       

       
FELIZ DIAS DAS MÃES
                

                          O QUE NOS SUSTENTA







           Como mamíferos o leite materno é o alimento que nos sustenta nos primeiros meses de vida, seguido dos demais nutrientes oferecidos pela natureza em abundância ao longo da vida. Com o trigo o homem produz o pão, imprescindível à mesa, santificado na santa Ceia. O corpo bem alimentado goza de saúde, da mesma forma o espírito necessita de alimento para ser saudável. Não são os desejos que sustentam corpo e alma, e o propalado “querer é poder”, diz meia verdade. Há quereres que são insustentáveis. Viver bem, o que só acontece quando assumimos o compromisso quanto à realização dos ímpetos mais elevados da nossa natureza humana – o conhecimento, as habilidades e virtudes. Visão de Aristóteles, que aponta a democracia como a organização social que dá oportunidade aos cidadãos de elaborarem significado para suas vidas. O que a boa sociedade tem como meta. O legado de bens espirituais que temos nos faz florescer, mesmo na adversidade, é só acreditar. 
            
           Transformações ocorrem ao longo do tempo, que podem ir além do esperado, nunca se sabe de antemão o que vai acontecer, o que causa apreensão. As mudanças nos incomodam, as radicais, mas se há necessidade de fazer alterações, que sejam bem planejadas, seu custo devidamente avaliado, como na reforma de uma casa. Sem que se queira pôr tudo abaixo (a casa, as instituições, a nação, o mundo), e não mais ter a mesma moradia, o mesmo lar - castelo ou cabana – abrigo para qualquer hora, temos que acreditar. Evitar mexer nos alicerces, e tudo vir a desmoronar, mas cuidar das paredes rachadas pelo tempo, refazer a pintura descascada, renovar o que for preciso. O tratamento dado à residência diz muito de nós mesmos.
           
             Ousar estender o bem-querer para além do seu naco de pão, do seu pedaço de chão, da sua pobreza mental. Mas quão assustador é o intelectual revolucionário, aquele surdo aos apelos da piedade, que ri da fé tradicional, e imagina uma sociedade perfeita. A imaginação moderna deturpada pela soberba, que parece não ter bons espelhos no qual se mirar. Em tempo de aflição surgem os heróis, e na segunda guerra mundial um inglês foi decisivo para a vitória dos aliados contra Hitler, aquele famoso político bem formado, que nunca quis ser um líder carismático, nem recebeu a devoção de ninguém, mas foi o homem certo na hora certa: Winston Churchill. Os brasileiros têm Luís Inácio - o Lulala - político nada exemplar, que se deixou levar pela ambição, pura e simples, e sem educação formal e com ideologia capenga, acabou como líder da gangue e da ostentação no nosso país.
        
        Educar, educar, para poder negociar, dialogar, realizar, e sem ódio, ou ressentimentos, procurar viver em paz e deixar os outros viverem. Certo que o mundo não está para brincadeira, todo cuidado é pouco. Mas temos coisa boa para comemorar, em especial o empenho humano que se revela no conhecimento, na ciência, na fé. No vasto mundo virtual significativos blogs, engajados, ou divertidos, dão um caráter todo especial à comunicação via internet. Gente que trabalha, se esforça, e não visa ganhar dinheiro, ou a simples exibição nas redes sociais. O senso de ordem e bem social, dos quais não se deve fugir, e não agir como se estivesse em Las Vegas, onde multidões vão em busca de diversão e até mesmo de uma razão de viver. Numa via chamada Paradise em Vegas tudo é permitido, anarquia de desejos que, infelizmente, reflete o nosso mundo contemporâneo. Causa angústia a falta de bens necessários, tanto espirituais quanto materiais. Pior ainda não agir corretamente na fartura, que os excesso estragam tudo. 


             Para os que optam pelo ceticismo, a alegação é que fogem do “círculo vicioso da fanatismo religioso”. Dizem isso, mesmo em nossa multicultural nação brasileira, dona de uma riqueza cultural e ambiental que a diferencia de muitas outras nações menores e modernamente desenvolvidas. Temos um patrimônio a merecer todo o cuidado. Nenhum tempo, nenhum dia é fadado a ser fatídico, mesmo que seja escura a noite anterior. A noite dos desejos, em tempos obscuros, causa tristeza, pode levar embora as esperanças. Mas nossos sentidos não precisam de muito para sermos felizes, se satisfazem com o pouco; basta uma boa música, um bom café, uma feliz notícia, ou mesmo a simples visão do claro dia, para nos sentirmos bem. Melhor ainda é o despertar a cada dia ao lado da nossa mãe, o que nem sempre é possível. E o quanto conforta a bênção da Mãe de todas as mães, que nos desperta para a vida espiritual. E um bom despertar leva a bons começos, temos que acreditar.