quarta-feira, 28 de outubro de 2020

 

FICÇÃO

 

                              
                         REVELAÇÕES




 

 

Interiorana e citadina, quase em iguais proporções, Maria tem a alma jovem, companheira de um corpo, que um dia esteve no apogeu do vigor físico, e hoje sente os começos da decrepitude. Ao chegar mais perto do fim, pensa no sagrado e no profano, que acompanham desde sempre, e que de bom o primeiro tenha a supremacia.O colégio das freiras e sua inesquecível capelinha.

Octogenária, costuma dizer, que o melhor de tudo foi ter vivido com parcimônia. Morou em diferentes lugares, hoje, na casa onde habita, quando não está na cozinha, permanece no local de estudo, tendo ao lado o parceiro de muitos anos. Mexendo nas panelas, ou dedilhando as teclas do computador, seu empenho é o mesmo, as atividades exercidas com satisfação. Dá sempre o melhor de si no que faz.

Os que a conhecem sabem da sua feroz vocação para a solidão, talvez herdada da avó, longe das festas e afeita ao trabalho doméstico, com seus afamados doces completando a renda de viúva. A neta ocupada em seu modesto trabalho e algumas celebrações, como os encontros familiares aos domingos, que lhe satisfaziam plenamente o sociável. Mudanças e longas viagens ficaram para trás, que há tempo para tudo.

Preservado o dom de servir, inerente ao ser humano, e outras coisas essenciais. Deita para dormir, e um mar de lembranças afloram à mente, escombros. O companheiro ao lado não se dá conta, ela custa a adormecer. Mente afiada, em noite longa e traiçoeira. Mergulha em turvas águas, periga afogar-se. Procura soluções para o mundo. O sono chega, por três a cinco horas, o necessário para recarregar as energias.

Ao despertar Maria vai ao encontro da felicidade possível no seu dia a dia. Sempre assim, pronta para enfrentar o cotidiano. Aquele problema do dia anterior? Já tem a solução.     

 

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

 

 

EM DESTAQUE:

 

A DIALÉTICA DE VALOR DE USO E TROCA E DIRECIONAMENTO DA AÇÃO HUMANA PERCIPIENTE E PROPOSITVA EM MARIO FERREIRA DOS SANTOS.” 

 AUTOR: MURILO CARLOS MUNIZ VERAS.

Prêmio melhor artigo de filosofia da V CONFERÊNCIA E A do INSTITUTO MISES BRASIL.

MISES: REVISTA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA, DIREITO E ECONOMIA — 2017

 

 

SANTA MISSA DIRETO DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA AO VIVO

sábado, 24 de outubro de 2020

 

 

 

FRASES PARA PENSAR

 

 “ NA VIDA REAL AS PESSOAS MAIS INTOLERANTES SÃO AS QUE NÃO TÊM NENHUMA CONVICÇÃO.” (CHESTERTON)

“PAZ E ERRADICAÇÃO DA FOME SÃO INDISSOCIÁVEIS.”  (Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas – PMA- no Twiter)

“DORMIA E SONHAVA QUE A VIDA ERA ALEGRIA; ACORDEI E VI QUE A VIDA ERA SERVIÇO, SERVIR, E VI QUE O SERVIÇO ERA ALEGRIA” (Rabindranath Tagore)

“ÀS VEZES DEUS TE LEVA POR CAMINHOS LONGOS, NÃO PARA TE PUNIR, E SIM PARA TE PREPARAR.”  (Facebook)

“AINDA SOMOS OS MESMOS. NADA VOLTARÁ A SER COMO ANTES, MAS PODE SER MELHOR, COMO NUNCA FOI.” (Facebook, em tempo de Pandemia)

 

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

 

 

 REFLEXÕES

                                                                            

                                                        AINDA TEM TEMPO

 

       Primórdios da criação, Adão e Eva estão no Paraíso, sob as vistas do Pai, que lhes fala da existência de uma árvore do bem e do mal, cujo fruto não devem comer. Em quase tudo diferente dos outros seres animados, a espécie humana tem entendimento, e como animal racional é possuidor de estrutura cerebral extraordinária, plena de energia mental, psíquica e espiritual, que lhe dá o poder do raciocínio e lhe move a vontade. Tem consciência de si mesmo e das coisas que o cercam  

Incumbido de gerir tudo que existia sobre a face da Terra, segue o homem em sua vida paradisíaca, até que, de entre os galhos da citada árvore, surge a serpente, com seu fruto na boca, para insuflar a mulher a desobedecer a ordem divina. Voz maligna, que vem de fora, em detrimento da voz interior, a voz do Bem. Acontece a desobediência, e nossos primeiros pais fogem envergonhados do que fizeram.

O homem  reconhece o certo e o errado, o que foi de capital importância para levar adiante sua condição humana. Criadores dos próprios meios de subsistência, numa terra, que lhe é favorável, mas também hostil à sua vontade. A vontade humana, que faz a vida prosperar, como também pode fazer com que a humanidade siga por caminhos tortuosos. Faz-se necessário avançar no conhecimento, adquirir saber.

Formam-se as cidades, constroem-se civilizações, que se sucedem através das Eras. Crenças servem de base para as pessoas se reconhecerem como irmãos, seguindo a Palavra de inspiração divina, contida os livros sagrados. A comunicação através da linguagem. No passado o salto dado do oral para o textual, assim como acontece hoje, do textual para o virtual.

A inteligência humana promotora de tudo, enquanto a alma é o receptáculo dos valores essenciais, em defesa contra o mal. Desde sempre o homem informado que nem tudo é bom, e o cuidado que deve ter para que os bens inerentes ao ser humano não se percam. Hoje, mais do que nunca, a humanidade racional e consciente, em suma, construtiva, permite que o irracional se sobreponha, num processo destrutivo sem fim.

Entramos numa nova Era, a chamada Era Digital, o universo contido num tablet, todos as pessoas do planeta conectados. A fenomenal tecnologia servida a todos de bandeja, sem questionamentos,  que se dissemina numa velocidade assustadora. Parece mesmo o fim do mundo... Corremos perigo, sim, conforme nos comportamos diante o que há para consumir, com as mudanças, que acontecem tão céleres, quanto assustadoras. As pessoas confusas, sem condição de digerir tudo que está a seu dispor.

Um novo ciclo, uma nova Era, que está apenas começando, e, quem sabe, já a um passo do fim. O que virá depois? Só Deus sabe. Bem verdade que tudo acontece conforme as necessidades humanas. Erro fatal é pensar em nos deleitarmos irresponsavelmente com tudo que está aí, sem medir consequências. O extraordinário meio de informação é a internet, que alguns não levam a sério, espalham mentiras, disseminam maldades. A tecnologia colocada a serviço do mal. A responsabilidade que deve existir na comunicação, como tudo o mais. Cada um com o dever de se tornar uma grande alma, sempre, e por todos os meios.

Vivemos uma grande Era, sim, mas temos que perseverar no bem, jamais nos tornarmos produtores do mal. Ainda tem tempo de salvar  nossa condição humana.

 


 

 

 

terça-feira, 13 de outubro de 2020

DIA MUNDIAL DO ESCRITOR    

 

POESIA

 

 



 

 

 


FLORES SILVESTRES

 

             Louise Glück

 

O que estão dizendo? Que querem

vida eterna? Seus pensamentos são mesmo

tão arrebatadores assim? Com certeza

não olham para nós, não nos ouvem,

em sua pele machas de sol, pó

de botões-de-ouro: estou falando

com vocês, vocês que olham fixamente

por entre os talos de grama alto agitando

 o pequeno guizo — Ó alma! Alma! Basta

olhar para dentro? Desdém

pela humanidade é uma coisa,

mas por que desprezar o vasto campo,

seu olhar elevando-se acima das nítidas cabeças

dos botões-de-ouro silvestres em direção a que?

Sua pobre ideia de céu: ausência

de mudança. Melhor que a terra? Como

saberiam, se já não estão nem

aqui nem lá, eretas entre nós?

 

Tradução de Maria Lúcia Milbó Martins

 EM TEMPO: BRASÍLIA ESTÁ FLORIDA. É PRIMAVERA!