sexta-feira, 30 de abril de 2021

Visitando as Cidades de Mannheim e Heidelberg na Alemanha.

  

HEIDELBERG  NA ALEMANHA - PARA MATAR A SAUDADE


 

HOMENAGEM ÀS ENFERMEIRAS

 

  A ENFERMEIRA MERCEDES E A PANDEMIA

                    
 

 
           

                           O instinto básico da fome pede atendimento imediato, questão de sobrevivência, tratando-se de incompetência, e mesmo crueldade a falta de alimento para milhões de pessoas nesse nosso rico mundo civilizado. Bem perto de nós alguém pode não ter o que comer, por motivos diversos, em especial, a ganância de uma parte da população, que muito produz, devastando a natureza, apenas para saciar seu exorbitante apetite. A fome endêmica, como a que se vive há muito tempo, agravada com a pandemia do covid19. Mais do que nunca é necessário pensar no próximo, dar assistência aos necessitados, doentes e famintos. Também cuidar de si.
 
                              De uma hora para outra retornam as mulheres à cozinha, hoje também os homens, as pessoas de um modo geral já cansadas das comidas dos restaurantes dos shoppings e do self-service perto de casa, e nem se davam conta.  Por imperativo das restrições para o combate ao covid19, lá vai a dona de casa à cata dos livros de receita comprados tempos atrás, e pouco utilizados.  É a oportunidade de ter uma refeição caprichada, e se for o caso, também oferecer aos familiares o bom e o melhor, à altura do gosto de cada um, e conforme a dedicação e saber culinário da cozinheira. A surpresa de verificar que é uma ocupação prazerosa. Agatha Christie havia dito sobre  sua experiência na cozinha que "a melhor hora de planejar um livro é quando você lava a louça." A escritora devia ter um séquito de empregados, mas certamente algumas vezes preparou a própria refeição, cuidou da pia.
 
                     Mercedes lembra  tempos atrás, do desconforto que sentiu com a comida em visita de alguns dias, por obrigação social. Há quem acredita que quantidade é qualidade, a comida oferecida como a uma pessoa faminta, para matar-lhe a fome. O  macarrão empapado e de espetacular grossura e o feijão em abundância, e tudo o mais de gosto duvidoso, para nunca se  esquecer. Gente que pensa assim: "Por quê dar aos outros o melhor?" Que saudade na ocasião Mercedes não sentiu e ainda  sente do "picadinho de colégio" da sua avó! Tendo aprendido que o importante é comer com a honestidade, a comida a convidar, come, come. Ou comer com a paixão da piedade, mas com a esperança de nunca faltar alimento em sua mesa, e da melhor qualidade. A comida boa ou ruim reflete o modo de vida das pessoas.  
 
                   Se a comida é ruim, pior ainda a convivência difícil com essas pessoas de gosto duvidoso,  Mercedes sendo recriminada pelo  sonho de ser enfermeira e por ser católica, e, sendo assim,  incapaz de  atender aos doentes, até mesmo colocar remédio errado no olho da  própria mãe, coitada, que  ficaria cega. Gente, para quem a igreja é criminosa e inimiga da ciência. "Quanta ignorância!" Gente que espera ver a fé religiosa definhar e morrer. "Oh Deus, não deixai essa sua filha ao desamparo, dai a mim e a todos força para vencer o covid-19 e também o ateísmo, outro vírus mortal. Livrai o futuro da humanidade de todo mal", suspira a filha de dona Margarida. Ainda bem que sempre ela costuma carregar consigo seus amados livros, os autores preferidos, entre eles C. S. Lewis. 
 
                 Já com o diploma de enfermeira nas mãos, Mercedes se depara com a pandemia da covid-19, que assola o país. E enquanto aguardava nomeação para um trabalho efetivo, resolve ser voluntária no hospital municipal da cidade, que pedia socorro em situação crítica, com a falta de profissionais da saúde. O trabalho em tempo integral era distante de sua casa, teria que comer na cantina, e lembrou do pai a dizer para sua mãe que "o tempero da comida é a fome", sendo prontamente contestado, por uma fã da boa e caprichada refeição. O drama crucial da doença, e também tal problema da fome, que grassa nas casas de milhares de brasileiros desempregados, sem ter como alimentar suas famílias. Os supermercados abarrotados, e felizes os que têm emprego garantido e podem até mesmo  encher suas dispensas. O trabalho humanitário a mover a sociedade, para que a população seja atendida condignamente, não morra, nem passe fome.
  
               O drama dos profissionais de saúde e a alegria ao verem os doentes livres da entubação e  retornarem às suas casas,  afastada a nuvem de pessimismo que paira não apenas sobre cada um, também sobre o mundo. Importante manter-se distante do ar pessimista e intimidador de algumas pessoas, e não lhes dar motivo para duvidar da própria integridade.  Uma pandemia tão devastadora, parece castigo para esse mundo sinistramente cético, como quer o diabo.  
 
              O inimigo a esconder o jogo, com uma austeridade e mau humor dos infernos. Enquanto a alegria  e a diversão das crenças surge do instinto lúdico,  e acompanha a responsabilidade pessoal e social que  brota da boa consciência. Antes de Mercedes iniciar a vida profissional, sua madrinha lhe dissera em tom de alerta: "O que existe de mais pernicioso, além desse vírus que surge  do confronto do homem com a natureza, é o egoísmo, a maldade, que quer simplesmente destruir, corromper, sugar o sangue da humanidade. Enquanto a fé cristã constrói, ensina o bem estar, promove a beleza presente na alma  e sempre retribui em dobro a oferta recebida. A ciência dá sua valiosa contribuição, e que, vacinada, a população possa voltar à normalidade. Graças a Deus! 

Fico por aqui com essa história, a cozinha me chama! 

 

sábado, 17 de abril de 2021

Torta de maçã simples e saborosa em 5 minutos

 

 

 

À sombra de C. S. Lewis

 

 

                        

                   FALA DO DIABO A SEUS APRENDIZES

 


 

 

O diabo convoca os aprendizes Ateuleso e Ideodemo para dar-lhes os parabéns pelo trabalho empreendido, as grandes maldades que espalham no mundo. O maligno também com intenção de dar-lhes novas ideias, o que não param de lhe ocorre nesses tempos atuais.

Dirige-se primeiro a Ateuleso:

— Tenho apreciado o que você está fazendo de mal à humanidade Ateuleso, mesmo que ainda haja muita maldade para fazer, e se possa dar fim a esses católicos. Quando Eva fez Adão comer junto com ela a maçã envenenada começou meu império, que teve início, mas não terá fim. Reconheço que no meio do caminho surgiu a fé em um Deus único e seu Filho, Cristo, que reina no mundo há 2000 anos, responsável por uma nova civilização. A fé católica fortalecida pela filosofia, e ainda pela moderna ciência humana, que fez o mundo avançar em espírito e ciência, capaz de superar grandes tragédias. Inclusive no seio da Igreja, que teve de se reinventar para continuar na mesma crença no homem, criado à imagem e semelhança de Deus. Mas graças a você e a Ideodemo, meus fiéis escudeiros, uma nova espécie ameaça surgir no século XXI, menos humana, descrente e altamente tecnológica, cada dia com mais adeptos aos meus ensinamentos satânicos, que passaram a ter a fé católica e apostólica como inimiga da humanidade, responsável por todos os males existentes. A coisa está indo bem para o nosso lado, e vocês devem perseverar na luta contra essa crença na bondade,  caridade e fé. Vou repetir, há muito a comemorar, mas para acabar de vez com esses pobre católicos a meta é destilar cada vez mais ódio, muito ódio, em especial contra os que amam ao próximo como a si mesmo. Nos dias atuais a coisa é facilitada com as redes sociais. Os bons também estão lá, mas temos que incentivar cada vez mais os maus a fazê-los calar, com a intimidação, no que os meus adeptos odeiam também o trabalho, e amam espalhar a corrupção. Aliás, temos grandes aliados, nessa nossa saga destruidora de reputações, em especial contra a Igreja católica, arraigada à eternidade. Mesmo com seu terrível exército de adeptos do bem contra o mal, sairemos vencedores. Conto com você e Ideodemo e todos os seus seguidores para fazer aflorar  nas pessoas seus demônios. Há pouco surgiu nas minhas hostes malignas o Tecnobesta, que tem promovido muitos avanços nessa nossa missão destruidora de vidas e de alma.

O diabo volta-se na direção de Ideodemo:

— Quanto a você, Ideodemo, desde que aceitou a missão de tornar o homem globalizado, senti que estava no rumo certo, mais do que nunca vi a batalha ganha do bem contra o mal. É bom lembrar que, eu, o diabo, pulo de alegria ao ver o mundo se debater nessa pandemia, que veio a calhar, os mortes aos milhões em todos os canto da terra. Tenho adoráveis pesadelos ao ver toda esse desespero por conta desse covid19. Mas a coisa já ia muito bem, com o tsunami das ideologias, criadas para confundir as mentes, levar as pessoas por caminhos tortuosos, a começar pelas escolas, as crianças sendo as mais vulneráveis. O imprensa falada e escrita são de capital importância para fazer as radicais mudanças na sociedade. E tem a internet, que ensina tudo o que não presta, e as redes sociais livres e soltas para falar o que quer, sem a menor responsabilidade. Sob a ação da curiosidade as mentes devaneiam semiconscientes delas  transbordando fantasias que não dão nem prazer nem satisfação, só a ambição promovendo algum sabor, nem sempre agradável. As pessoas fracas e inebriadas demais para se safarem delas. Os jovens  ansiosos para experimentar do fruto proibido, que vai promover  perversidades espetaculares. Parabéns meu segundo aprendiz predileto.

 

 

 

 

 


 

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Como foi o casamento real de Elizabeth e Philip em 1947

    

MORRE AOS 99 ANOS O PRÍNCIPE PHILIP. 

A RAINHA ELIZABETH II REVELA:

"ELE ERA A MINHA FORÇA"



 

 CRÔNICA

 

 

                                             DO MODO QUE SE COME

 

 


 

                         Há mudanças nos costumes a cada geração, as pessoas com suas  eternas perdas e seus pontuais ganhos. Assim como acontece com a natureza, em processo de morte e renovação. As transformações do ser humano que continua o mesmo com sua precária vida e soberba imaginação. E bota precariedade e soberba nisso. Mesmo que haja o consenso  sobre o que seja bom e ruim, e se possa educar os hábitos, adquirir bons costumes. O padrão de beleza, por exemplo, que no passado prestigiava a fartura de carnes, mudou para a atual estética da magreza, até o extremo da anorexia. Quando o que se deve é cuidar da saúde, ter boa alimentação, estar atento ao que se consome, para ter uma vida saudável, o que aprendemos a valorizar depois dessa pandemia.

                        A geração dos anos cinquenta lia Monteiro Lobato, deleitada com suas histórias, e tinha uma fantástica infância, mesmo sem a fartura de alimentos, e o Visconde Sabugosa era magro, magérrimo, mas sabido que só ele... Foi a geração do Biotônico Fontoura, produto, sabe-se hoje, que provoca perda do apetite. Tinha também o Postazen, responsável pela obesidade de muita gente, até ser banido das prateleiras das farmácias. Os remédios para compensar a escassez de alimentos, e ainda criar as gordurinhas, tão apreciadas. Mas lembro minha avó  lá em casa a repudiar tais medicamentos, e falar sempre que a boa alimentação é o melhor remédio para  a saúde, o mais importante de tudo.  

                      Outra geração, dos anos setenta, dessa feita leitora de O Tesouro da Juventude, que refletia o espírito da época, cuja meta era avançar a todo vapor  na ciência e tecnologia. Tudo bem, mas o progresso, o que propiciou além do conforto de se estar livre de certas doenças? Trouxe  a ilusão de que consumir era o ideal de vida, principalmente comer e comer, a mesa farta de produtos industrializados, o que tornou-se sinônimo de progresso, de riqueza. Sem mais aquela escassez de alimentos do passado, com a produção em grande escala  no campo e nas fábricas. 

                         Do modo que se come, ou se consome, se vive, ou seja, bem ou mal.

                   Nada contra a produção para o consumo de bilhões de habitantes, sem descuidar da preservação do ambiente. Mas o problema é a ânsia consumista de crianças e jovens, que acompanham os adultos em sua comilança. Ou então na sua falta de apetite, o que é também um problema. Hoje sobra comida em muitos lares, e faltar o alimento básico em outros tantos. Também é comum faltar envolvimento afetivo, o essencial amor, por se estar envolvido por demais na satisfação pessoal. É evidente que o homem moderno, de modo geral, ama errado, vive errado, sofre errado. Empanturrado de comida e também de artefatos de toda espécie, mas que requer educação, para conduzir sua vida com sabedoria, e menor estresse. Época de pandemia, que faz sofrer, mas ensina, que o maior esforço deva ser em prol do bem estar de todos, navegantes dessa mesma vida.  

 

terça-feira, 6 de abril de 2021

 

 SEMANA DA PÁSCOA

 

                                                SERMÃO DA  PÁSCOA

                                   

               


              

                          

                                 Murilo Moreira Veras

                  

 

 

               Ó homem da Terra, o que pensas da Páscoa?

O que pensas sobre o Itinerário da Paixão e Morte

                          do Salvador?

Quem é Ele, o Mestre, aquele que caminhou pela

                          Palestina, o que fez,

o que realizou, que mensagem transmitiu ao

                          Mundo,

por que o Mundo não O aceitou?

No Sermão da Montanha Ele iluminou o Mundo

                          com palavras de Justiça, Paz,

                          Amor, Perdão e Misericórdia

convertendo uma multidão desprezada.

Transfigurou a água em vinho nas Bodas de Caná,

perdoou à adúltera, fez pescadores Seus discípulos,

em vez de eruditos e grandes pensadores.

Curou leprosos e reacendeu a Fé e a Esperança

                          no  coração dos aflitos.

Foi tentado pelo demônio, que lhe prometeu

                          riquezas se o adorasse.

Mas — Messias e Salvador —, sofreu o desprezo

                          da cúpula dos fariseus,

os homens da justiça e a justiça dos homens

açoitaram-NO, apedrejaram-NO e condenaram-NO

                          à morte na Cruz.

 

Senhor — por que morreste na Cruz?

Por que tanta ignomínia?

Os homens não acreditaram em Ti:

Deus, ó Deus, por que me abandonaste?”

                        Ó seres humanos de pouca fé!

Raça de víboras, por que escondes  em máscaras

                          a magnitude do Amor e da Fé?

Ó senhores que pretendem dominar o Mundo,

que demandas as Estrelas, mas rastejas pelo chão.

Desperta desse teu sono de Morte,

sai da Caverna e alça teus pés e teus olhos

                          para a Luz.

Ouve as palavras do Mestre, enquanto é tempo.

 

Eleva teus olhos à Cruz e verás a Redenção.

Sente as chagas doloridas de Jesus.

Ele sofreu por ti, Ele te redimiu e a teus irmãos.

O que fazes de tua vida?

Por que aniquilas os teus sonhos,

choras por tua sina inútil?

— O’ coração empedernido!

                      Os sinos já ressoam no limiar da Vida

O Universo todo rejubila,

miríade de estrelas lucilam nas galáxias.

Uma plêiade celeste de Anjos e Arcanjos

uníssonos, entoam hinos e louvores:

Hosana! Hosana nas alturas:

— Jesus ressuscitou!

 

                                                 Bsb, 28.03.21