terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

 

VIDA  NA SIMPLISSIDADE!

 LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO!

E O SORRISO DE QUEM ESTÁ EMPAZ COM A VIDA.



domingo, 26 de fevereiro de 2023

 


                                   CHEGOU O TEMPO


RUA DO GIZ - S. LUÍS - MA


 

Descortinava-se lá atrás um futuro soberbo, em todos os sentidos. Evidentes os sinais do progresso que hoje damos de cara, arrogante progresso, centrado na máquina, também sob a perspectiva do coletivo. Tempo atual, em que as pessoas encontram-se sob o domínio dos veículos de massa, todos como cordeirinhos recebendo toneladas de informações pela TV.  Crendo apenas no que lhes é apresentado via satélite pela internet. Alguns a se fazerem de vítimas, ou rebeldes.

O avaro tempo de hoje, sem aqueles precioso momentos para deixar a  vida fluir, com fé e esperança.  Além do medo uma constante nesses novos tempos, vive-se apressadamente o aqui e agora, a comunicação interpessoal feita através de mensagens no WhatsApp, pelas redes sociais, não mais olho no olho, ou por carta. “Carta, o que é isso?” Tem gente que ignora o tipo de comunicação utilizada até há pouco tempo. As cartas que Maria recebia da mãe, guardadas como relíquias, e possa sentir nas mãos as folhas de seda azul celeste, com mensagens escritas por mãos queridas.

Chegou o tempo em que a moda é desafiar a realidade, tirar prazer do que faz mal, como fumar e beber. Se não fizer isso é um conservador, retrógado. Também é costume atual dar valor às pessoas pela aparência, publicar fotos nas redes sociais esbanjando felicidade, para receber curtidas, descompromissados em ser verdadeiro e ter amigos de verdade. Os corpos malhados nas academias, para ser cultuado por um público volátil. Chegou aos sessenta, e quer ter uma boa vida? Em vez de práticas pesadas que sacrificam o corpo e a mente, coisas mais leves, como participar de um coral na igreja, por exemplo. Cuidar da alma, preenchendo-a na fé em Deus, digníssimo representante do que merece nossa dedicação e amor.

 

 


terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

 


AMÉM!


Liszt Transcendental Etude No.4 In D Minor S.139 'Mazeppa' Alexander Mal...


ELE FICOU MAIS VELHO, MUDOU O PENTEADO,
E PIANISTA  SEMPRE EXTRAORDINÁRIO.


 



 

 

 

                                              TEMPO SUFICIENTE

 

S. LUÍS - MA





“Passou pela vida e não viveu” é uma frase falada e repetida no passado para que a pessoa em questão não servisse de modelo para outras, por não ter se esforçado, só fez o mínimo. Um pobre viver pela metade, sem acertos para comemorar, nem erros para consertar. Quando ao final, é importante que se deixe uma contribuição para a melhoria do mundo, além da própria presença.

“Viver por viver”, outra expressão antiga para designar a pessoa alheia ao que acontece à sua volta. Maria escreve sobre o protocolo de vida que temos para seguir, e está dentro de cada um em particular. A imaginação, como vinho produzido com os melhores frutos da alma, parte importante do protocolo. 

 O quanto hoje em dia a jornada na terra se estende para a humanidade. Tempo suficiente para as pessoas beberem até se fartar desse veio maravilhoso que é a vida. E pronto se esteja para ir em frente, ao encontro dessa riqueza que é a verdadeira vida, com fé, esperança e calor humano, como está no protocolo. Mas pobre de nós se não fugirmos dos engodos, tão numerosos hoje em dia.  



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

 


 

 

 

 

                                               AMIGAS DE SEMPRE

 

              


   

          Elas estão reunidas para o costumeiro encontro da última sexta-feira de cada mês. Sempre animadas, as três amigas conversam sobre o dia a dia como aposentadas e avós. Não costumam abordar temas que possam gerar polêmica,  política, por exemplo. Nem falam de religião, cada um com sua fé, assim como as preferências partidárias. Maria lembra-se de uma parenta que dizia: “Gostos e cores não se discute.“ O passado vem à tona, ela fala de início:

— Parece falta do que fazer, mas, às vezes, me ponho a pensar no quanto algo que deixou de acontecer e teria me facilitado a vida. Certo que as dificuldades podem ser benéficas, ajudar no amadurecimento. Mas se tudo acaba bem, reclamar do que? Aos 18 anos eu estava em casa de parentes no Rio, sonhando ficar ali de vez, se conseguisse trabalho. Na mesma época, um amigo, com quem me correspondia, aguardava no Recife para ingressar no BB, sendo nomeado para Natal. De minha parte, teria o almejado primeiro emprego, mas retornei a S. Luís, entes de realizar meu intento.

Foi servida mais uma rodada de café, a pedido de Aurora, fanática pela rubiácea.  Maria continuou:

— O que eu quero dizer é que se esse meu amigo, com quem me casei anos depois, se naquela época tivesse pedido transferência e ido ao meu encontro, não teríamos percorrido um longo caminho, até voltarmos ao Rio, já casados, para eu ser operada pelo renomado Dr. Valente, sucesso garantido. Ocasião em que Antenor foi requisitado para o recém-inaugurado Banco Central, e a transferência para Brasília. Um sonho que parecia tão distante. Mudamos não apenas de residência, mas de vida. Cumpriu-se o que fora determinado pelo destino, e nos tornássemos orgulhosos pioneiros na nova capital do país.

 Aline fez um aparte:

— Não há quem não tenha passado por surpresas, imprevistos, até mesmo decepções. Mas guardar na memória as pessoas que tocaram nossa alma e de alguma forma nos fizeram melhores. Certo que as coisas acontecem ao fluir da vida. Ter paciência nas horas difíceis, abraçar a esperança, aprender a discernir o certo e o errado. E se possa encontrar do que nos faça feliz de verdade. Amadurecer, para dessa forma melhor saborear a vida.

Aurora fala a seguir:

— O que acabas de contar, Maria, me fez pensar que os instantes da vida são únicos, passam, e não voltam mais. O ontem já se foi, mas o que tem de ser acontecerá, e de forma diferente do imaginado. Ter esperança, e afastar a ansiedade, que atropela e muito nossos passos. Que de luz sejamos cobertos.  Deus no comando.

Conclui Aline:

— Bendito pão de cada dia, benditas colheitas, benditas horas de trabalho e descanso, bendita paz de Deus. Esqueçamos as pedras no caminho, as travessias no deserto. Por fim, louvados sejam os sorrisos e os braços que se abrem para nós. Certo que há muito para louvar e bem menos a lastimar.


S. LUÍS - CARNAVAL DE RUA -TRADICIONAL FOFÃO

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Os bebês mais engraçados brincando com os avós

 



 

 

 

 

                   SEJA GENTIL COM A VIDA


ALVORADA 



 

Os evolucionistas procuram o elo perdido entre os seres racionais e os irracionais. Já se sabe de muita coisa sobre os primórdios da vida humana, ou seja, que primitivos hominídeos vagaram por milhares de anos sobre a Terra, sementeira fecundante de Deus. Por conta da evolução humana surge o homo sapiens, um ser  privilegiado, com inteligência suficiente para, inclusive, inventar sua própria vida, amparado no conhecimento, além da espiritualidade, que muito lhe vale. Avança o homem moderno na ciência e tecnologia, promotoras do seu bem estar. Mas que deixe de ser tão hostil, e da vida em sua essência cuide melhor ainda. Seja gentil para com a natureza, para com a vida em geral, em contrapartida às gentilezas que recebe.

Forte nosso elo com a ancestralidade, pensando assim Maria lembra os avós e os tios-avós, pertencentes a uma geração que deixou na família as marcas do sucesso para o futuro. Tem como exemplos sua querida avó Carmem, sua tia Edith e seu tio Joaquim. Mas em grande parte é devido a positividade, ou negatividade do indivíduo, que o coloca em estado de vida para cima, ou para baixo. Às vezes, a noção que alguém tem de si está em conflito com a existência factível de sua própria pessoa. A estupidez  acontece muito por força da mente equivocada e pouco gentil para com sua humanidade, a origem comum a todos os seres humanos. 

 


terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

 


 

 

   

                                COM PROTEÇÃO


S. LUÍS - MA PRAÇA DA SÉ


 

Da vida seja devoto. Não desperdice seus dias, suas preciosas horas, que os momentos, por mais importantes, ou mesmo banais, sejam sorvidos racionalmente com calma, sem a incômoda ansiedade. Nem um único minuto volta mais, nem vai deixar de acontece.

Aprenda todas as lições, em especial, a não acovardar-se diante das dificuldades. Adapte-se à realidade, e faça acontece. Aprenda a deliberar, a agir na hora certa, sem medo. Concentre-se no que faz, siga um plano, ou sonho, e vá em frente.

Não tenha  pressa no caminhar, nem intranquilidade no pensar. Abra seu caminho sem tramar contra si, nem ninguém, e não se deixe abater por truques sujos de quem quer que seja. Certezas e dúvidas são aliadas na busca da verdade. Atualize sempre seus conhecimentos.

Em suma, viva com a proteção de Deus.


sábado, 4 de fevereiro de 2023

 



 

 

 

                  VIDA, PARA QUE TE QUERO?





 

Em retrospectiva, Maria se vê fazendo parte de uma geração privilegiada, a  quem o futuro se apresentava promissor, tendo a seu dispor uma  tecnologia nunca dantes imaginada. Aos 17 anos a viagem para fora do rincão natal foi uma experiência extraordinária, com possibilidade de assumir um excelente emprego. Voltou para casa, ao gênero feminino ter um lar, com marido e uma penca de filhos, era ainda o que de melhor podia almejar. Recém-casada, foi morar com marido em outra capital do país. Ela a se sentir livre e encantada com sua nova vida, a socialização por conta do marido bancário e professor, além de poeta desde sempre. Conheceram-se ainda muito jovens, mas ao se reencontrarem ela parecia uma pessoa sofisticada, já que passara dois anos com parentes no Sul do país. Conquanto Maria continuasse a mesma, só um pouco mais madura, lógico. 

Diz Hannah Arendt: “Quando somos salvos nos sentimos submissos, e quando nos ajudam, nos sentimos humilhados”. A filósofa judia alemã reporta-se à Simone Weil, também judia, convertida ao catolicismo, cuja filosofia tem por base o altruísmo, meio de ascese pessoal, e a possibilidade de assim elevar o mundo. Já Arendt pensa em se salvar e salvar o mundo de outra forma, seu objetivo é “abrir seu caminho sem todos os truques sujos da adaptação e da submissão”. Época da segunda guerra, com o nazismo avançando sobre a Europa, e o sofrimento consequência do ”desenraizamento” existencial.  No Brasil, o estado de espírito de era de mudança, sim, mas longe da guerra, sem o crueldade imposta aos judeus e demais minorias. E mesmo vivendo sua mocidade longe dos conflitos ideológicos do nazismo e comunismo, sofria suas consequências. Os grandes males da pandemia, que parecem vindos para ficar, haja vacina.

Nunca sonhou Maria com um destino autodeterminado . Era grande o número de pessoas que lhe queriam bem e podia confiar e contar. Os exílios pelos quais passou visou o seu fundamental crescimento. Mas o mundo parecia ter saído dos trilhos, ameaçando todo um consolidado círculo cultural. Enquanto Arendt e Weil estão em fuga pela Europa, dando dão corpo a suas filosofias, Ayn Rand foge do comunismo na URSS e vai para USA. O altruísmo considerado pela filósofa russa como jugo moral escravista, e manda as pessoas, simplesmente, pensar e agir de forma rigorosa. Nada devia impedir que as pessoas fossem donas do seu exclusivo pensamento, exclusivamente  baseado na razão, como Ayn achava que podia fazer.

Navegar nas águas de Ayn Rand é puro atrevimento. Com Simone Weil e. Hanna Arendt é mais  tranquila a viagem no entendimento da vida. Ter consciência e bom senso é certo que se aprende, o que as leituras fazem muito bem. Assim como Maria, ninguém ignora que o ser humano  constituído de corpo e alma, necessita de educação, de instrução, em vez de pensar sobre si e os outros, que nascem prontos. E que se desenvolva a centelha divina que está presente em cada um. A religião católica grande promotora da vida através dos tempos.  .  

Vida, para que te quero? 

Em primeiro lugar se dar conta que existe, que sabe pensar e agir.