sexta-feira, 27 de novembro de 2020

 

 

 

 

               UMA VIDA EXEMPLAR

 

 


 

Tudo foi tão rápido, o tempo passou quase num átimo! Maria pensa e repensa quando  foi a última vez que esteve naquela casa. Busca em algum lugar, não encontro a mesma casa, a mesma rua, o mesmo bonde. Tempos atrás, bem que podia ter dito a si mesma: "Chegará o dia em que lembrarás com amor dessa casa e sua acolhedora dona". 

Sim, e que se faça justiça a avó Carmem, pessoa admirável, trabalhadora incansável, vista desde as primeiras horas do dia cumprindo o dever cristão de não se sentir infeliz. Uma mulher da elite ludovicense, à frente de sua época, por amor ao estudo e trabalho. Mas nem tudo foram flores, ou fitas, para ela, e após a precoce viuvez, viu que ainda havia muito caminho a percorrer. Não podia ficar de braços cruzados a espera o maná cair do céu. Ia levar o barco adiante, pelo próprio bem e dos que estavam sob seus cuidados.  

Dona Carmem não era mais uma pessoa rica em bens materiais, e diante do desafio da pobreza foi à luta, estava preparada. Nunca se deu por vencida, amava a vida e tinha confiança em si. Para algumas pessoas o trabalho pode significar sofrimento, prisão, isso quando não há liberdade de escolha e resta fazer o que não gosta.  Para essa senhora ter uma missão de vida para si mesma era o que importava. E que todos estivessem bem, nesse sentido, impulsionava a cuidarem da educação. 

Sempre atenta e bem informada dona Carmem era uma santa avozinha, jamais uma bruxa má. Fazia seus milagres, tinha suas mágicas.

Como foi dito no início, o tempo passa, e certas horas Maria sente ausência/presença daqueles que estiveram perto dela durante curtos ou longos períodos. Suas doce lembranças como os docinhos de festa da avó Carmem Dias. 



 

 

 

 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

 

 

 

                                                     CAMPO DOS SONHOS

 


 

                       Pode ser estranho essa nossa falta de consciência da morte, já que ninguém vai viver para sempre.  Forte a esperança de uma vida eterna.   

                        Eternidade que se revela na sublimidade da fé, na bondade, na compaixão, no amor.

                       A eterna beleza revelada ao admiramos o sol se pondo lentamente, e quando o vemos surgir às primeiras horas do dia.

                        Morte e renascimento que acontece há milhares e milhares de anos.

                      A dourada luz que vemos por entre o verde das árvores, o azul do céu que nos acompanha dia após dia, e a negra noite estrelada.

                      O universo na luz e escuridão.

                     Escutar o canto dos pássaros e som de uma música, ver o tudo em volta, sentir a brisa refrescante, exultar com a doçura do afago. O mundo externo que se revela deveras amorável.

                    E há um mundo secreto, que pode ser um campo dos sonhos.  

                  

 

sábado, 21 de novembro de 2020

 

 MESTRE ARIANO SUASSUNA!

 


 

 

 

 

                            ETERNA MAGIA

 



 

 

“Coisa boa é o canto dos pássaros”, fala Maria para si mesma ao despertar. O marido acordara antes, e após o café já estava no local de estudo, ocupado em revisar seu livro antes da impressão, e ainda fazer as últimas ilustrações para o mesmo. Quando a mulher chegou foi recebida com palmas, e entendeu do que se tratava.

“Resolvi colocar os livros em ordem, estavam tão desarrumados na estante que ontem um pequeno volume caiu-me aos pés, assim que acendi a luz.” Maria estava cismada com as palmas e também com o acontecimento da noite anterior. E concluiu: “O livro era o Jardim Encantado, e fiz uma rápida leitura do mesmo, sobre a natureza e seus encantos. Amei.”

Maria sentou-se frente ao computador, ia ler as mensagens das redes sociais, mas não ia fazer postagem, estava em férias do blog. Ouviu um chilrear, virou-se e viu um pássaro, certamente um daqueles que escutara ao acorda, agora  pousado na janela, como a observá-la.

O marido fala ao lado: “Curioso! Parece o mesmo pássaro de meses atrás!” Maria tenta chegar mais perto, susta a respiração para não espantar a ave, havia pesquisado sobre a riqueza do cerrado em variedade de espécies. Em segundos a ave bateu asas e se vai. Correu uma suave lufada, o suficiente para balançar os ramos das árvores no parque em frente, pousada dos pássaros.

Maria acreditava em mágica, sabia de muitas histórias. Há momentos mágicos, basta sentir. “Bom pensar assim”, murmurou satisfeita. Olhou para a tela em branco e colocou as mãos sobre as teclas. Uma semana sem escrever, era como se houvesse trancado a mente, e jogado a chave fora.

De repente fluem as ideias. Na alegria e no espanto a mente da escritora trabalha, e as palavras se encaixam.  Cantam os pássaros lá fora. A felicidade que é sentir do mundo a eterna magia. E magia maior não há que a inspiração, pensa  Maria.

  

 

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

 

         

                     ESTOU EM FÉRIAS!

                     FELIZ NATAL !

                     ATÉ O PRÓXIMO ANO!

 

  
S. LUÍS- MA

domingo, 1 de novembro de 2020

 

                                                            SAUDADE!