sexta-feira, 31 de dezembro de 2021


 



                                                      CRÉDITO E DÉBITO

 


S. LUIS - MA.


Peça fundamental na contabilidade é o balanço, onde são colocados os créditos de um lado e os débitos do outro, e que haja equilíbrio nas contas ao final de cada dia, mês, ano, pela vida afora. Haja saldo positivo e não prejuízo, o que importa numa empresa. Também no que diz respeito à vida pessoal quando contabilizamos nossas despesas, que devem estar em consonância com nossos ganhos. Não apenas no que diz respeito aos bens matérias, também quanto ao espiritual, emocional, e por aí vai.

Ter crédito é mil vezes melhor que estar em débito. E quase sempre estamos com nossas contas em desequilíbrio, inclusive, tem gente cujos débitos excedem em muito os créditos que possam ter. E nem se dá conta disso. Certo que um dia a pessoa tem que acertar o que deve e receber o crédito que lhe é devido. Lógico que muita coisa vai ficar a fundo perdido, sempre possível a compensação. Nem tudo deve ser levado a ferro e fogo.  




Neste fim de ano de muitas perdas, eis que falece Lya Luft, autora do Best-sellerPerdas e Ganhos”, entre outras obras, que fazem parte da nossa fundamental literatura. Grande perda, nos restando apenas os ganhos de um legado especial de leitura e formação.

Fim de ano, um bom momento para acertar intimamente nossas contas.  




domingo, 19 de dezembro de 2021

 


                                                     RECEITA DE FAMÍLIA

 

Imagem do Facebook



              Todos conhecem uma receita de família, na culinária, e tudo o mais, que diz respeito à vida. Tem aquela medicina familiar, remédios caseiros, de grande utilidade. Receitas para alimento e alívios das dores do corpo, que passam dos pais para os filhos, geração após geração, infalíveis para promover a saúde física. Em especial, há aquela magia familiar para alívio das aflições da alma.  Guardada no fundo do baú da memória, às vezes, esquecida, de repente, uma receita é lembrada, seus ingredientes e modo de fazer. E a especial receita de fé esperança e caridade, para sempre lembrada.  

           Fórmulas quase mágica de viver possuem as famílias. Aproveitar essa experiência de vida é pura sabedoria. Para fazer aquele prato especial temos que escolher produtos de qualidade, em quantidade e peso certos, que estejam dentro da validade. O forno aquecido na temperatura ideal. Trapacear, em qualquer dos itens necessários para o sucesso da receita compromete o resultado. Se a massa ficar espessa demais o bolo pode solar. Se mole demais, é sinal que o creme desandou. Com a vida não é diferente. 

         Colocar mais farinha ou fermento não resolve, nem adicionar algo a mais da conta, ou menos Os cuidados que se deve ter desde o início, tendo em mãos os ingredientes devidamente escolhidos, pesados, e atender ao tempo certo de preparo em cada etapa. Penso em minha avó, seu amor pela vida refletia-se em seus interesses e realizações no seio do lar. Além de afeita à culinária, tinha como hobby a leitura, sem deixar de cumprir suas obrigações para a religião professada. Reservava especial consideração a todos, sem discriminar as pessoas, e penso que nem lhe passava pela mente tal atitude do capeta, ter preconceito. Sempre atenta ao que acontecia a sua volta dona Carmem Dias era antenada, como se diz atualmente. 

           A sorte de se ter uma boa receita de família, herança para não ser desperdiçada, mas aproveitada nessa nossa empreitada de vida. Com possibilidade de ainda melhorar a receita. E haja todo empenho no cumprimento da nossa missão na família, e onde quer que estejamos presente.  Depois de um longo tempo de pandemia, ainda em curso, tenhamos esperança de dias melhores. A experiência da dor sirva para termos mais e mais respeito pela vida.

 RENOVO VOTOS 

DE FELIZ NATAL 

E BOM ANO NOVO!


segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

 FELIZ NATAL !

 BOM ANO NOVO !



                                                        HAJA BOM TEMPO

                    



                       “Na juventude eu brigava por igualdade, queria participar do jogo dos homens, mas na maturidade compreendi que esse jogo é insano, está destruindo o planeta e o tecido moral da humanidade”. Palavras de Isabel Allende, no início do seu livro Mulheres de Minha Alma, que tem o subtítulo Sobre o Amor Impaciente, a Vida Longa e as Boas Bruxas, escrito e publicado em 2020, em plena pandemia do coronavírus.  A escritora chilena não deixa, todavia, de conclamar em seu texto as mulheres a se “conectarem entre si”, e cita Adrianne Rich, poeta americana feminista, segundo a qual “as conexões entre as mulheres são as mais temidas, as mais problemáticas, e a força potencialmente mais transformadora do planeta”. Atitude que “deixa os homens desconfortáveis” confessa Allende. 

                             Certo que os homens fiquem desconfortáveis com as mulheres reunidas para a guerra, quando a paz seria a real vocação feminina. Penso que é uma questão de educação, ou melhor, de formação, certo que as mulheres já conseguiram espaço fora do lar, por sinal o lugar onde eram consideradas rainhas. Ainda que houvesse dramas familiares de violência contra a mulher, elas  geralmente tinham uma vida boa de viver. Hoje competem com os homens em todos os campos, como profissionais, o que é normal, mesmo que as feminista, bem como os machistas se vejam como inimigos. Mas há possibilidade de maior união entre os dois gêneros, sem a qual será cada vez mais difícil o almejado sucesso pessoal e social. 

                         Verdade que as atuais feministas ainda querem se igualar aos homens nos seu machismo. Mas Allende, na altura dos seus mais de setenta anos, despida da capa feminista, diz nas derradeiras páginas do seu livro que as mulheres o que querem é "um mundo amável, onde impere a paz, a empatia, a decência, a verdade e a compaixão". Justamente o que prega a fé cristã, que moldou uma civilização, com base no respeito entre as pessoas, que devem também respeito para com as demais espécies e para com a natureza. A mulher com o direito, e especial dever  de cultivar sua fé em Deus e também no seu companheiro de jornada. Converta-os, e se convertam, se for preciso. 

                     Que as mulheres aceitem seu real papel na sociedade, ou seja, ao lado dos homens, não no lugar deles, nem eles no lugar delas. Lutem por si e por todos, como souberam defender e lutar pela família no passado. Cabe ao ser humano o exercício de sua humanidade. Nem machismo, nem feminismo, nem esquerdismo, nem ateísmo, e por aí vai. Humanismo sempre. Os dias valham a pena serem vividos, sem tanta pressa, insegurança, e sem desejos absurdos. Haja bom tempo, e possamos ver o mundo menos enfarruscado que o da atualidade. 


quarta-feira, 8 de dezembro de 2021


 

 


                                               A ÁRVORE DE NATAL                 

 



                  Idade do Bronze, civilização Minoica, religião matriarcal, início da civilização, que vai se desenvolver lentamente. A partir de 1400 a. C. os minoicos foram assimilados pelos micênicos, seres mitológicos, a produção agrícola integrada à arte. Mitológica civilização grega, e em Creta dão-se os primeiros embates dos baixos instintos frente ao comportamento civilizado. Shakespeare em Sonho de uma Noite de Verão busca a tradição greco-romana, que é cristã,   interpreta o que se passa na Inglaterra em transição para os novos tempos. Em Creta, Teseu, heroico fundador de cidades, contrata casamento com a cobiçada Hipólita, rainha das guerreiras amazonas.   Outras bodas devem acontecer conforme desejo do noivo. Os dois casais, Hérmia e Lisandro e Helena e Demétrio, vão se desentender no processo.

                   É o auge dos preparativos para as comemorações das bodas em Atenas, e as duas personagens femininas tornam-se inimigas por algum tempo, quando os  eleitos deixam de corresponder aos seus apelos. O amor de Hérmia é correspondido pelo eleito Lisandro. Já Helena  tem que lutar por Demétrio. Acontece que Demétrio ama Hérmia em vez de Helena, amor de Lisandro.  A dionisíaca paixão que antecede a visão apolínea e sóbria da vida. As personagens femininas estão seguras do seu amor, ao contrário das masculinas, que são levianas. A hegemonia é masculina, e Egeu, pai de Hérmia, quer o casamento da filha com Demétrio em vez de Lisandro a quem a filha ama, e é correspondida. O casal resolve fugir para a floresta após o veredito da obediência, ou a morte para Hérmia. 

                    Na floresta do mitológico duque de Atenas, ou seja, no reino da fantasia, com intuito de participar dos festejos das bodas reais, um grupo de simples artífices ensaia uma peça que é uma versão sobre o amor romano de Píramo e Tisbe. A tradição é romana, e é de propósito que a representação seja ali, ao pé do carvalho do duque de Atenas. Por sua vez, Puck vai interferir com sua magia para que se resolva o impasse amoroso. Será grande a confusão  que o espírito natural vai fazer. A poção mágica não vai ser colocada no olho de Demétrio, mas no de Lisandro, que, ao acordar enfeitiçado, deixa de amar Hérmia, e cai de amores por Helena.  

                 Primórdios do helenismo, dos impasses histórico, antes do advento da civilização cristã.   E bem longe estamos hoje dos rituais pagãos que aconteciam embaixo das árvores. Sabe-se que antigos sacrifícios humanos aos deuses pagãos eram realizados ao pé de uma árvore. Antes dos  cristãos chegarem para erguer mosteiros e catedrais no lugar dos sacrifícios humanos Hoje as crianças,  em vez de sacrificadas, alegram-se com os presentes deixados para elas embaixo da árvore de Natal.

FELIZ NATAL !