terça-feira, 25 de agosto de 2015




VER GALERIA DE ARTE - FILME "PEQUENO PRÍNCIPE"




                      SONHOS ARQUÉTIPOS

 







           Quando comecei minhas pesquisas sobre as religiões comparadas sonhei que eu estava em um penhasco, e lá do alto observava as árvores que brotavam em vários pontos de um imenso mar. Para Jung - o maior intérprete dos sonhos e seus símbolos - o mar representa o inconsciente. E sendo assim acredito que as árvores do meu sonho representavam o saber que brota dessa fonte primitiva, com a qual eu estava envolvida em minhas pesquisas. Tempos depois, avançada em meus estudos, tive outro sonho, no qual eu estava debaixo de uma imensa árvore carregada de frutos.
          Em outro sonho revelador do meu estado de espírito na época, eu estava diante de uma espécie de altar, sobre o qual eu via um ovo bem maior que o normal, de onde partia uma voz feminina, firme e doce, educada, em suma. Esforçava-me para entender a mensagem, mas não conseguia, o que me deixava frustrada. Mas não era mesmo para eu entender, pois a voz se comunicava com meu eu interior. E hoje penso naquela voz, que seria de alguma das minhas antigas mestras do colégio de freiras aonde estudei, pois era assim que elas falavam. O mais certo é que a mensagem vinha do alto, ou melhor, de Maria, da qual sou fiel devota, para sempre.

       Foram três sonhos, que considero arquétipos, tanto que não os esqueci, e lembro deles até hoje, quando se passaram mais de trinta anos.
 
 

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Beethoven - Silencio






A CANÇÃO DE AMOR

...

Tempo haverá, tempo haverá

Para moldar um rosto com que enfrentar

Os rostos que encontrares;

E tempo para todos os trabalhos; tempo para ti e para mim,

E tempo para uma centena de indecisões,

E uma centena de visões e revisões. Antes do chá com torradas.

 

     No saguão as mulheres veem e vão

A falar de Miguel Ângelo.

 

E na verdade tempo haverá

Para dar rédeas à imaginação. “Ousarei?”

Tempo para voltar e descer degraus,

Com um calva entreaberta em meus cabelos

(Dirão eles: “Como andam ralos os teus cabelos!”

.....

 E já conheci olhos, a todos conheci

– Os olhos que te fixam na fórmula de uma frase;

Mas se a fórmulas me confino, gingando sobre alfinetes,

Ou se alfinetado me sinto a colear frente à parede,

Como então começarei a cuspir

Todo o bagaço dos meus dias e caminhos?

E como iria atrever-me?

 

Eu teria sido um par de espedaçadas garras

 A esgueirar-se pelo fundo de silentes mares.

...

Excertos do poema de T.S. ELIOT.
Tradução de Ivan Junqueira

terça-feira, 18 de agosto de 2015






                                 
                                  VINTE ANOS

 



            
       O que ela poderia dizer dos seus 20 anos? Estava sonhando casar, encontrar o céu na família que ia formar. Casou e foi cuidar da casa e dos filhos que chegaram, além de costurar, bordar, cozinhar, lia, estudava, pois havia deixado a faculdade com a gravidez. O chão firme em que pisava, a vida doce e amarga ao mesmo tempo, por melhor que  estivesse situada.  A Igreja e seus movimentos sociais acompanhados com simpatia, por ela e pelo marido, sem efetiva participação da parte deles. Até que as três crianças tornaram-se jovens praticamente autônomos. A vitória nesse campo estava assegurada. Haviam transcorridos quinze anos que não sentiu passar, mudando algumas vezes de cidade, no desejo de mudança, de ver novas paisagens, em busca do novo olhar.

      Nada mais novo e promissor que Brasília, onde  o casal chegou em 1971, quando então pode realizar o desejo de trabalhar, outro sonho de juventude que ficou para trás. Fez concurso público dos mais cobiçados, passou nos primeiros lugares e por dez anos foi feliz como funcionária pública. O marido aposenta-se, pois havia entrado ainda jovem no BB, e ela resolveu deixar o emprego bem remunerado, afinal não havia problema financeiro que fosse necessário a sua contribuição. Luxo nunca fez parte da suas ambições, mas a realização pessoal. A vida sempre a dar-lhe oportunidade de mudar para melhor, continuar  desbravando horizontes.

      Novamente em casa, dedicou-se aos estudo em várias frentes, inclusive sobre os mistérios da fé religiosa, mística. Shakespeare lhe chamou atenção justamente por isso, e começou por Romeu e Julieta, o que queria dizer o maior intelectual  inglês, que viveu o tempo mágico, o rico período elizabetano. O marido como intelectual, fundou uma revista literária que ela auxiliou na sua concretização e durou dez anos. Hoje tem um blog. Septuagenária, continua com a mesma vontade de viver e aprender, o que sempre irá  fazer!      





 VER GUSTAV  KLIMT NA GALERIA DE ARTE

segunda-feira, 17 de agosto de 2015



TEM NOVIDADE NA GALERIA DE ARTE - CINEMA
INTERPRETAÇÃO DO FILME "QUE MAL EU FIZ A DEUS?"

sábado, 15 de agosto de 2015





          NAS RUAS PELA DEMOCRACIA
 


Os assuntos ás vezes são polêmicos, em se tratando de colocar em discussão questões que merecem ser discutidas, avaliadas. Não é fácil falar nas redes sociais, que mais parecem redes de intrigas. Acaba que pouca coisa se encaminha da forma adequada. Colocar a carapuça, por exemplo, dificulta a comunicação, se o que se posta é levado para o lado pessoal. Temos que admitir o pouco interesse das pessoas para certas questões, a pouca vontade para o diálogo. E tem gente que só quer mexer com os outros. Tá num dia ruim e pega pesado nas postagens.

Às vezes, é preciso ir fundo, deixando fora o que é inadequado e precisa ser descartado. Seria o céu se a gente pudesse viver sem tantos problemas, mas a  cada dia acontece um a afogar-se, não um novo despertar, o que não pode, nem deve ser ignorado. Viver a santa vidinha em paz é o que todo mundo quer, mas não dá, a coisa está de tal forma que atinge a todos, indiscriminadamente, como um câncer. Mas tem a prevenção contra a tal doença, contra os males sociais e mundiais.

Na política a incompetência é generalizada, os dirigentes perdidos na selva de medidas desastrosas. Desastrados esses homens e mulheres que comandam o país, desastres que  veem de longas datas, não são de hoje. A atual presidente não inventou o roubo, a falcatrua, apenas deixou acontecer, como de praxe. Enquanto ela tratava de fazer bonito distribuindo a riqueza da Nação aqui e lá fora.

Os avanços sociais merecem elogios, mas acontecem de forma paliativa, que não atinge o cerne da questão, a falta de educação, saúde, pobreza, em suma. E ainda tem gente que quer a volta dos militares. Mas, se com os políticos é isso que se vê, com os militares a experiência não foi das melhores, afinal, são adeptos da força, pela força, tendo em mãos o poder das armas. Acima de tudo, temos que perseverar no ideal democrático. Ir às ruas para defender a Democracia, em primeiro lugar.      




                 ABUSO DE PODER

 


       A família e a sociedade justa deve inspirar respeito e confiança,  responsáveis que são, direta e indiretamente, para com seus membros. Assim como, de modo particular, cada um tem responsabilidade para com a família e a sociedade. As justas condições que deve existir para que todos possam viver bem e em paz. Nem cito a felicidade, para que não se atribua a ela tanto valor, quando hoje se pensa em ser feliz a qualquer custo. E já não se confia em mais nada, até quanto ao próprio gênero, feminino e masculino, se homem ou mulher.

       Não vale a desculpa de acertar as coisas, ao agir em detrimento da própria natureza, que merece as maiores atenções. No passado não havia penicilina, mas também não tinha AIDS.  Não havia pílula anticoncepcional, mas também não existia drogas, tão maléficas as novas drogas sintéticas. Tampouco havia apelo à estética da perfeição, nem ao transexual. Porque os descaminhos? Mesmo que se possa tratar as doenças e corrigir algumas imperfeições, um nariz torto, por exemplo, é uma falácia pensar que se pode tudo. E o quanto é inquietante o poder arbitrário.

      Mudar de sexo, por exemplo, deve ser feita a interferência por ser o desejo pessoal desse ou daquele? O que alguns propõem  que se faça, como se fosse simples questão de gosto, como mudar a cor do cabelo. Se existe a técnica para realizar a mudança, porque não fazer? É a banalização de tudo. Já se faz a apologia da troca de sexo até para criança. A criação – a ciência – que acaba por se voltar contra o criador – o homem. A ânsia de certas pessoas fazerem o que quer, acabam por fazer o que não querem.

      Fico pensando na filha de uma amiga de minha mãe, mulher do primo Tonico, que eu vi suando em bicas, enquanto subia uma ladeira de bicicleta em de S. Luís, parece que a brincadeira preferida da menina. Pelo jeito, seria hoje forte candidata à mudança de sexo. Quando na realidade tornou-se bela mulher, casou-se com um belo rapaz, e é feliz com a bela família que formou, assim como no trabalho,  certamente, já com netos, que a vida continua, mesmo que tenha gente querendo acabar com ela. E eu, que gostava de subir em árvore e brincava de cowboy com meus irmãos, o que iriam dizer?

         A pergunta que não quer calar: A mulher que deixa de ser frágil criatura, deixa de ser mulher? A mesma coisa o homem que deixa de ser machista, vira bicha? Que grande cilada!  Resistir é preciso contra as estripulias daqueles que não têm noção das coisas e querem ver o circo pegar fogo, circo mambembe. Mas a civilização cristã, que se formou com pessoas do sexo masculino e feminino, vai continuar sendo o que é justo e certo que ela seja, moral e racional, leal à natureza humana, ciente do certo e do errado. E assim será por todos os séculos dos séculos. Amém! 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015






                             ALMA MINHA GENTIL

     

                                   
LUÍS DE CAMÕES
           
 

Paciência, gentileza, confiança, todos precisam ter para com a vida! São virtudes cuja ausência do convívio humano faz o coração aflito, entristece a alma. A desconfiança, por exemplo, ela pode induzir ao erro. Mas o juízo de nós mesmos não se abale, pois o que se é de verdade deve estar acima de qualquer julgamento exterior.

       É preciso que a gente se preserve, o máximo possível, dos olhares maldosos, invejosos. Antes de tudo aprender a dizer não, a ter coragem para falar basta às críticas e exigências, tantas vezes excessivas. As coisas que temos que aturar, e o muito que aturamos.

         De tanto querer agradar pode acontecer de nos tornarmos marionetes nas mãos de pessoas mal intencionadas, que insistem em ver o que quer, a exigir além da conta do outro. E tem que haver a mínima afinidade de simpatizar, ou sintonizar com alguém.

        O tempo que se perde com quem não nos quer bem, ou deixa de querer, por qualquer motivo. Sem se preocupar com isso, senão vira trauma. Quanto a mim me sinto amada, graças a Deus!  

          Oh, alma minha gentil! Oh, minha legítima e eterna alma! Oh, alma da minha  infância e juventude, que do céu zela por mim, ajuda na terra esse ser que envelhece! A inocência que parte, o viço que se vai, mas formam-se o caráter e a boa vontade. O mais é supérfluo para que se cumpra a promessa da paz de espírito, da justa felicidade!

Texto revisto 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015








LUÍS DE CAMÕES

SONETO 45 (53-57)

 

 

          MUDAM-SE os tempos, mudam-se as vontades,

       Muda-se o ser, muda-se a confiança,

Todo o Mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,

Diferente em tudo da esperança;

Do mal ficam as mágoas na lembrança.

E do bem (se algum houve...) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,

Que já coberto foi de neve fria,

E em mi[m] converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,

Outra mudança faz de mor espanto:

Que não se muda já como soía.

 

 





   CONVOCAÇÃO:  

   NO PRÓXIMO DOMINGO, TODOS   NAS RUAS

 






        Está programada para o próximo dia 16 uma gigantesca manifestação contra o PT e o governo de Dilma Rousseff. O descontentamento é geral,  mesmo dos que reelegeram a presidente para a novo mandato, e se sentem enganados. Passada a eleição, o que se vê é o resultado de um governo desastroso. Além da incompetência há a roubalheira de proporções gigantescas. Uma das maiores empresas mundiais que é a Petrobrás à beira da falência, o que levou às investigações da  Lava Jato, que já prendeu muita gente grande. Antes houve o escândalo do Mensalão, que levou os implicados à cadeia. Grandes rombos nos cofres públicos, com a maior empresa brasileira e mundial à beira da falência. Os donos das riquezas nacionais não eram mais os brasileiros mas os membros desse governo petista de triste história, que a partir do momento em que assumiu o poder, o que mais fez foi errar e roubar.

       O sindicalista Luís Inácio Lula da Silva, eleito presidente,   inaugurou uma nova forma de assalto aos cofres públicos, o mensalão, por exemplo, que resultou no processo do mesmo nome contra os políticos ladrões. A fome de poder é grande, também de  dinheiro para financiar o PT, para que se perpetuasse no comando, ou desmando, do país, o que é feito através de propinas. O pote da Petrobrás estava cheio, que maravilha! Mas o pote era de barro e ameaçou espatifar-se. O assalto  encabeçado por esse retirante nordestino, que buscou vida melhor no sul do país, como tantos outros, que chegam do norte. Há os que crescem através do trabalho, do estudo, da competência, bom para a pessoa e o país. Não o caso de Lula, que se fez torneiro mecânico, mas pouco trabalhou, e como sindicalista, simplesmente ambicionou sair dali para presidência do país. Ensaiou o discurso para subir, subir e subir. Sem tradição política o país acolheu aquele ser que repetia como mantra suas ambições, que seriam as ambições do povo brasileiro.  O país carente de educação, com um presidente semianalfabeto, que  sabia improvisar, mas não governar. Que grande tragédia!

       O Brasil precisa despertar, que o povo brasileiro deixe de se iludir com milagres na política, e entenda que a grandeza de um nação vem da educação, do trabalho, para desenvolver suas riquezas, inclusive seu potencial humano. Falta à Lula, também a  Dilma, sua pupila, capacidade par tal empreitada. Os exemplos vêm de cima, e urge que sejam tomadas as devidas providências, para afastar a incompetência e a ladroagem do poder. Lógico que isso vem de longe, o povo sem ter em quem votar a não ser numa turma de aproveitadores e incompetentes. Uma sociedade injusta, onde as pessoas competentes e de bem parece que não se interessam, ou temem o poder num país, onde não há tradição de boa  política, e o pouco tinha perdeu-se nos vinte  anos de ditadura militar. O nosso imenso e rico território precisa encontrar o seu verdadeiro caminho. Vamos às ruas mais uma vez, protestar!        
 

segunda-feira, 10 de agosto de 2015






                                             MEU SOGRO
 
 



                                 ontem foi dia dos pais e quero homenagear meu sogro  Adalberto Cardoso Veras. Ele chegou a nossa casa em Natal, vindo do Recife. Orgulhoso do primeiro filho que se formava, na Faculdade de Direito da Universidade do Rio Grande do Norte, turma Clovis Bevilacqua. Trazia na bagagem o rico anel de formatura. Não era um chuveiro, como tantos exibiam, mas o anel era a cara daquele pai, à moda antiga. Tranquilo quanto à tudo, o que só acontece com a pessoa que tem a consciência de ter cumprido seu papel quanto à família e à educação dos filhos. Vinha de uma família tradicional do Maranhão, coisa que logo se apercebia pela boa postura e educação, e que não dispensava a indumentária adequada, os sapatos bem engraxados, a aparência  que se leva em consideração. Sempre lembrando a esposa, certamente orgulhoso por ter formado com dona Maria Emídia a família que tinha.   




                    RECORDAR É VIVER 
                                                  
                                                 2015





ALMOÇO NO HOTEL MARIOT - FRENTE AO TÂMISA








CATADRAL DE WESTMINSTER - LONDRES



JARDINS DE MANET - FRANÇA

NA CASA DE MANET - PARIS


PAI E PRIMOGÊNITA - JARDINS DE LUXEMBURGO



NA QUEIJADA DA SAPA - SINTRA


BRUXELAS - BÉLGICA

PALÁCIO DE VERSALLES - ENTRADA


ATOMIUM - BRUXELAS


PASSEIO DE BARCO NO TÂMISA

 PICADILLE CENTER- LONDRES
 
 
TRAVESSIA DO CANAL DA MANCHA NO EUROTÚNEL 
 
CASA DE FERNANDO PESSOA - LISBOA
 





                
                OS ANJOS, TODOS OS ANJOS!

 

 



           A igreja católica prega em sua doutrina que todos nós temos um anjo da guarda, no que acredito. Como também acredito que toda família tem um, ou mais de um anjo. A providência divina que revela a cada tempo um anjo de carne e osso que ajuda o outro, ampara nos momentos difíceis, o que todos passam um dia. Não costuma ser o mais inteligente, o mais rico e, sim, um ser humano de verdade, de boa vontade.

        Anjos tutelares os familiares em casa e os educadores nas escolas. Assim como a tutela da sociedade justa, que a todos assiste em suas necessidades. Preocupação todos nós causamos, e sempre há quem preocupe mais os pais, os educadores, a sociedade, por esse ou aquele motivo. Mas ninguém nasce feito. O ser humano evolui, se educa, amadurece, com a presença dos anjos em sua vida.

      É bom entender que anjo não tem sexo. Costumo catalogar os anjos bons da minha vida, um após outro, de acordo com a necessidade de cada tempo. Lembro também de ter sido anjo algumas vezes, acredito que sim.

        ANJOS PARA SEMPRE, AMÉM!
 

 

domingo, 9 de agosto de 2015

sábado, 8 de agosto de 2015





           
               SEMPRE

 
 
 
 

 



                                       Maria Vilma Muniz

Oh, juventude, linda, leve, silente,

Que me fez ser como pássaro!

Oh, corajosa mocidade,

De ir em frente,

Doa o que doer!

Oh, áurea maturidade,

Da subida ao pódio!

Oh, sábia velhice, com sabor de ternura

E amargura,

Da vida que é dura

E não dura.

Para sempre

O quanto é bom viver e aprender!

 

sexta-feira, 7 de agosto de 2015




TEM NOVIDADE NA GALERIA DE ARTE
SOBRE O FILME GEMMA BOVARY
DIREÇÃO DE ANNE FONTAINE.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015





               LARGADOS NA FLORESTA
 
HOMENAGEM A IÇAMI  TIBA 
 
 
 




 

             Os contos de fadas são - alguns deles - narrativas sinistra, como dos largados na floresta, tratando-se de um mundo primitivo, não muito distante de nós infelizmente. Imagine-se a floresta nos tempos antigos, que sinistras deviam ser, onde havia lobos e outros bichos perigosos, além de bandos de malfeitores, sem lei nem nada. Hoje não menos cruel, mesmo no mundo civilizado, onde as pessoas se arriscam,  igual enfrentar a natureza selvagem nas matas. Ou nos mares, onde há os tubarões, no que diz respeito à economia, e também à política, as vítimas que podem fazer os predadores das riquezas da nação e bens do povo.

              Educar é preciso, o que acontece também através de lendas, como no passado. Contando o mundo civilizado com o serviço de grandes educadores, como Içami Tiba, que infelizmente faleceu hoje. Era médico psiquiatra, com mais de trinta livros publicados sobre o assunto educação, endereçado a pais e filhos. Uma vida de estudo e trabalho voltada para a psicoterapia de adolescente e suas famílias. Extensa a lista de livros que Tiba publicou, entre os quais, o que leva o título, transformado em frase lapidar: “Quem ama, educa!” Publicado em 2002 por esse grande mestre, que auxiliou uma geração de pais a educar seus filhos.
           
           Quanta falta fará o mestre, quando se vive hoje um caos, os pais menos educadores, que exibidores de talentos, além da falta de políticas públicas direcionadas à educação. Alguns filhos bem sucedidos como profissionais criados na dureza para terem sucesso. A felicidade viria por acréscimo, o que nem sempre acontece. Pior são os largados ao próprio destino, sem amparo, sem preparo. Jovens numa selva em que se transformou o mundo moderno.

               Nós brasileiros só temos que ser gratos a Içami Tiba, esse descendente de imigrantes japoneses pelo trabalho dedicado ao nosso país.