domingo, 21 de abril de 2024

lady gaga - always remember us this way (legendado/tradução) (clipe ofic...

 


                                                  ALMAS QUE SE UNEM

 

IGREJA DOS REMÉDIOS - S. LUIS  - MA


Ao ver a noiva entrar na igreja, Maria não se reconhece na jovem, e fica assustada por ela se deixar levar por essa força estranha, que não se sabe de onde vem. O altar preparado para receber a moça  e o rapaz que vão se casar, e qual fada os uniu tão perfeitamente, ou foi o acaso que fez esse prodígio? Mesmo que sus cabeça  esteja cheia de sonhos irrealizados, deixados para trás em prol de um sonho maior, de constituir uma família e ter filhos. A Igreja da sua primeira comunhão aos sete anos, ao lado do irmão mais velho. As pessoas quase as mesmas de antes, presentes de uma benevolência invisível, desde sempre benfazejas. 

Maria pensa no passado distante e no presente, duas pessoas tão independentes um do outro, praticamente estranhas entre si, e  que agora vão seguir um ao lado do outro, e para sempre, como acontecia, antes que as coisas mudassem. O encontro longamente idealizado, menos obra do destino, e mais pela força criadora de duas almas que se unem. Longe de serem frágeis e acidentais, mas almas, alianças das almas, o poder das almas que vão progredir infalivelmente, e que deve durar. E não seria loucura arriscar ir adiante, mesmo indo em direção a uma vida improvável, nesses novos tempos em que o mundo a cada dia se assemelha a um imenso caos. A vertigem que causa em Maria quando olha agora para si mesma, para sua vida, com alguns acasos adversos, mas também boas oportunidades, bons momentos, como esse, que deve ser aproveitado, e viva a esperança.

 


quinta-feira, 18 de abril de 2024

 


                               0  BEM  SEMPRE

 







       O homem de bem ascende a um estágio ideal de vida, tendo as virtudes como metas para sua evolução. Em princípio ter consciência que o bem existe, que o Céu existe, assim como existem o Mal e o Inferno. Deus é o Bem. Enquanto o mal tem como raiz a desordem dos sentimentos, causada pelas tentações do Diabo, também apelidado de  Belzebu, ou simplesmente conhecido como Capeta.

               O primeiro passo na evolução é reconhecer o bem. Sentir a amor, a paz, a harmonia que faz bem. Enquanto os males causam infortúnio ao homem, e o faz penar no mundo inferior. O ódio, a luxúria, a devastação, e por aí vai, a se contraporem ao bem.

               Para curar, ou amenizar os males que assolam o homem em particular e o mundo em geral,  há os antídotos do bem para combater o mal. O amor contra o ódio; a confiança contra o ciúme; o cuidado contra a falta de  atenção, e muito mais.

               O pior dos infortúnios é a guerra, produto do ódio, que atualmente ocorre em várias partes do mundo. E se o mal não vai de todo embora, como um vírus, seus efeitos podem ser amenizados com uma poderosa vacina, que é a fé em Deus.

               Que o mundo possa contar com homens de bem para todo o sempre.


domingo, 14 de abril de 2024

A atualidade do Trivium - parte1

Maternal Instinct 


                         The story begins with two neighbor couples next door houses that have a young and only small child of their own each. They have been close friends and caring to each other to the point of caring to their neighbor’s son of next door as if they not only to care for a best friend of their sons, but as another child of their own. They are living a life full of expectations with nice and loving comfortable houses, jobs, female home keeping, relatives and much space for both their sons to play at will and al happiness provided. 

                           It seems all is doing well until something awfully tragic happens and nothing gets to be the same since then and with things greatly unpredictably escalating into a thrilling of mutual suspicion, despair, ridicule, insensitive thoughts and doings and unthinkable measures. Although, it is inconsiderable not to mention that these escalations are all the time with double ways of thinking on regards to the fact that one of the wives are having a paranoia and the other is reacting accordingly naturally with a plausible fairness or, with a retribution in another paranoia or, simply with an evil retribution. Both the men are becoming to fear for their wives’ attitudes until the final and uttermost breakdown that changes everything into a thrilling and unthinkable conclusion. 

                            All in all, the plot gets to be the beacon of this movie that is very well adapted from a book. The cast, especially of the two wives are astonishing and beyond esteem. The time adaptation of the 60’s era is very well done despite not having the film there too many film making sets. The production is unknown to me, but for sure it isn’t of those of a high multimillion of the multimillion-dollar film productions of the decade. Finally, the highest prize from me goes to the job of edition of the scenes, for they make a tremendous set of escalating events to properly take place in a way that brings an intentional confusion on the spectators, on regards of what wife did what based on what condition to start with, and for the “reaction” or “retribution” of what. 

                             For this movie: Maternal Instinct, I give it the score of 93, out of 100.


Written and created by the grandson of Maria Vilma Muniz Veras: GUSTAV MENDES VERAS

GLORIA IN EXCELSIS DEO. Antonio Vivaldi. Director: A. Fauró


                   Olho ao meu redor e não vejo nenhum fogo, nenhuma chama, inclusive, na cozinha, seu último reduto, com o forno e o fogão funcionando com energia elétrica, assim como a iluminação da casa. O fogo que servia para fazer sombras nas paredes e para aquecer a caldeiras e fazer funcionar as máquinas, ficou em parte obsoleto. A diversidade de propósitos que têm as coisas na modernidade, e o fogo, que ainda é essencial para aquele churrasco de domingo, por exemplo, afinal não deixamos de ser aquele selvagem, e muito do que somos hoje vem da ancestralidade, assim como muito do que temos é  antigo, até mesmo do tempo das cavernas. Coisas que tiveram origem no passado e ainda são essenciais no nosso dia a dia, universais, permanecem em seus propósitos. A roda é melhor exemplo termos de matéria. E tem a espiritualidade que nos acompanha desde sempre.  

 


quinta-feira, 11 de abril de 2024

 



                Ao questionar sobre o que está errado no mundo, ter consciência das possibilidades de melhorar as coisas. É fácil falar mal da pobreza, mas o certo é ter noção da dignidade dos pobres, o que realmente importa.  Em vez de criticar a sociedade ir de encontro ao ideal social. Não ver o outro como um problema, mas dar devida atenção às pessoas que necessitam de ajuda. Ter noção do que é sadio para a vida nacional, e não colocar lenha na fogueira das insanidades que permeia a vida da nação. Em suma, ter respeito por si mesmo e deixar os outros em paz consigo mesmos.  

              Que sua visão seja positiva sobre as pessoas e sobre o mundo.



quarta-feira, 10 de abril de 2024

 


Por sua condição racional o homem pode evoluir para um estágio de vida superior aos irracionais. Sim, a infância é como um sonho bom, de onde se desperta para a realidade.  No despertar está o segredo de cada ser humano, que tem o direito e dever de cumprir seu destino.  O compromisso que deve existir com a vida, o que ninguém pode ignorar. E o que apraz a todos é viver em paz, estando consciente dos desafios que tem pela frente. Mas nem sempre os homens têm razão suficiente para elevarem-se à altura da sua condição de ser inteligente. Apenas se limitam a  um frescor mental, quanto não partem para a ignorância emocional e com isso querem salvar o mundo. Importante saber discutir as ideias com equilíbrio. Em suma, aprendamos a viver.


segunda-feira, 8 de abril de 2024

 



Sonhar é o mesmo que fazer respirar nossa alma e ela possa viver, e não feneça por falta de ar. Todas as formas e cores, todos os silêncios e vozes, todas as luzes e sombras têm nossos sonhos.  De batalha em batalha realizamos nossos sonhos.  E se há tempo para sonhar, também há tempo de realizar os sonhos. Lembro aqui o reality show que passa na TV, o BBB 2024, composto por um grupo de concorrentes que sonham ganhar os prêmios oferecidos, e por fim abocanhar os milhões dados ao vencedor no final.  Evitar ser “planta”, nome dado às pessoas sem atitude, que vão sendo eliminadas a cada paredão. Também não precisa ser ativista radical, quando se queima logo de saída, ou logo vai embora.


quinta-feira, 4 de abril de 2024

 



 

Matutar é pensar em algo, ou coisa alguma. Digo matutar em vez de meditar,  por se tratar da minha  pessoa, matuta, do mato, mesmo nascida e criada na capital. Melhor matutar do que falar, quando o outro fica sabendo de nós, ou pensa que sabe.  E o que passa em nossa mente dá  dimensão do que somos. Matuto aqui sobre as palavras do filósofo pre-socrático, quando diz que "o caráter de um homem é o seu destino". Edeterminadas situações cada pessoa vai agir, ou reagir conformo seu caráter.  Se uma casa pega fogo,  por exemplo, há os que procuram ajudar de alguma forma, e há os curiosos. Há os que apenas pensam nos prejuízos financeiros e os que se preocupam com as possíveis vítimas. Em situação de dificuldade há os que oferecem ajuda, mesmo que seja para consolar, e há os que pouco, ou nada fazem para minorar o sofrimento alheio. Questão de caráter, sim.  Há os estrategistas da sobrevivência, mas os melhores serão aqueles que usam seus dons não apenas em benefício próprio, também para ajudar o próximo, por saber, inclusive, que há a lei do retorno. “Me ajuda que eu te ajudo” dizia minha amiga Nazareth . Pessoas de bom caráter são confiáveis em suas palavras e ações . 


quarta-feira, 3 de abril de 2024

MERYL STREEP BETTE MIDLER CHER OLIVIA NEWTON JOHN GOLDIE HAWN 'WHAT A WO...

ABBA - I Have A Dream - 1982 (Tradução Legenda)

 



Peço licança a Pitágoras para postar algo inspirada em Chesterton.

       A religião cristã revelou a santidade da nossa alma ao sustentar a ideia da verdade encarnada e humana.  Apenas diante da perfeição humana serão julgadas nossas vidas e leis. O homem que é a medida, diz Aristóteles. É o Filho do Homem, dizem as Escrituras, que irá julgar vivos e mortos. Sua  doutrina  será capaz de curar todas as dissensões, e onde vamos encontrar configuração abstrata de estado e de família, tudo  que demanda a condição humana. Não tenhamos medo do passado, e respeitemos a biografia do nosso bisavô que muito lutou para chegarmos aonde chegamos. Assim como não sejamos abjetos temendo pelo futuro do nascituro. Futuras batalhas serão travadas, assim como as anteriores, só que em vez de intrépidos cavaleiros, hoje são aviadores, navegadores, condutores de tanques e seus mísseis. Homens em suas façanhas como sempre.  Bizarro falar do ser humano conservador, ou à frente do seu tempo.


terça-feira, 2 de abril de 2024

Majestade o Sabiá - Chitãozinho & Xororó Part. Especial Jair Rodrigues(S...

 



 

 

Por todos os lados estamos cercados de influências. Pessoas são como bússolas umas para com as outras. Assim como há caminhos que se abrem à frente e merecem atenção, um oportunismo atoa pode se impor diante de nós. Saber que nem tudo é conveniente, e ragir à altura. Como não somos visionários, aqui e ali podemos sentir o poder avassalador das ondas que nos fazem desnortear nesse mar bravio que é a vida.  A realidade é clara e mesmo dura, supera as expectativas. Pechinchamos por  nossas conquistas, mas o valor maior tem nosso amor e nossa fé, e tudo o mais nos é dado. por acrescimo. 

PRAÇA ODORICO MENDES ANTIGA