quinta-feira, 2 de abril de 2015





                 SADIA E PRIMORDIAL SANTIDADE

                                                                                            TEMPO DE QUARESMA



Orgulhoso e impulsivo, pleno de audácia, alguém envereda por práticas primitivas em busca de uma força irracional, sem ser de todo inocente do mal que disso possa advir. Periga tornar-se até mesmo um delinquente, ou criminoso, por sacrificar o que o ser tem de humano. Para esses adeptos estaria no animal a fortaleza, e com audaz embriaguez, quer “saltar a cavalo de rocha em rocha”. Quando se sabe que é bom andar a pé para ter uma vida mais saudável... Também feroz como um tigre almeja superar os limites às suas ambições. Mas não convém ser condescendente em tudo com os desejos, muito menos preferir o caos dos afetos ao amor justo e verdadeiro.

O  importante é evitar tudo que comprometa a caminhada e possa provocar desvios de rota.  Sendo assim, ir em busca do vigor modelador, transparente e intocado da sadia e primordial santidade. Na nobreza do amor crístico livrar-se das misérias  — demoníacas e irracionais — para encontrar o equilíbrio do corpo e da alma. Grandeza e força se equiparam, e o ser humano sempre almeja o que é justo e o que é direito. Sabe, porque aprendeu ou intuiu,  que a grandeza  tem origem em algo que é maior que os desejos. E certas práticas ociosas e pecaminosas o que fazem é adoecer o corpo e empobrecer a alma. Vivemos um tempo infinitamente malicioso, de pequenas e grandes transgressões,  e o iludido que brinca por prazer com coisa séria, certo que vai sofrer de dor e remorso.

Para a consciência cristã, é sem veleidades que se pratica a mística, piedosamente. Ao longo dos séculos, uma intuição emocional de profunda grandeza e uma consciência bem formada foi vital para humanidade, que se tornou próxima de Deus e saiu fortalecida em espírito de justiça e amor. De importância capital para a evolução humana é a fé em Deus. Hoje as pessoas cada vez mais comprometidas com o poder da matéria, com os prazeres enganadores. Não para aqueles que contam com o dom da fé. A fé cristã, que está enraizada na alma profundamente religiosa no mundo inteiro, como a de muitos brasileiros. Mesmo que em alguns locais dominados pelo terror, os cristãos sofram injúria, assédio moral e ódio.

Em tempo: Problema sério é a fuga da realidade, o deslumbramento, quer a pessoa seja do interior, ou do litoral. A gravidade dos equívocos: os pobres deslumbrados com a riqueza material; os ricos vencidos pela pobreza de espírito. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário