quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

 


                                               A ÁRVORE DE NATAL                 

 



                  Idade do Bronze, civilização Minoica, religião matriarcal, início da civilização, que vai se desenvolver lentamente. A partir de 1400 a. C. os minoicos foram assimilados pelos micênicos, seres mitológicos, a produção agrícola integrada à arte. Mitológica civilização grega, e em Creta dão-se os primeiros embates dos baixos instintos frente ao comportamento civilizado. Shakespeare em Sonho de uma Noite de Verão busca a tradição greco-romana, que é cristã,   interpreta o que se passa na Inglaterra em transição para os novos tempos. Em Creta, Teseu, heroico fundador de cidades, contrata casamento com a cobiçada Hipólita, rainha das guerreiras amazonas.   Outras bodas devem acontecer conforme desejo do noivo. Os dois casais, Hérmia e Lisandro e Helena e Demétrio, vão se desentender no processo.

                   É o auge dos preparativos para as comemorações das bodas em Atenas, e as duas personagens femininas tornam-se inimigas por algum tempo, quando os  eleitos deixam de corresponder aos seus apelos. O amor de Hérmia é correspondido pelo eleito Lisandro. Já Helena  tem que lutar por Demétrio. Acontece que Demétrio ama Hérmia em vez de Helena, amor de Lisandro.  A dionisíaca paixão que antecede a visão apolínea e sóbria da vida. As personagens femininas estão seguras do seu amor, ao contrário das masculinas, que são levianas. A hegemonia é masculina, e Egeu, pai de Hérmia, quer o casamento da filha com Demétrio em vez de Lisandro a quem a filha ama, e é correspondida. O casal resolve fugir para a floresta após o veredito da obediência, ou a morte para Hérmia. 

                    Na floresta do mitológico duque de Atenas, ou seja, no reino da fantasia, com intuito de participar dos festejos das bodas reais, um grupo de simples artífices ensaia uma peça que é uma versão sobre o amor romano de Píramo e Tisbe. A tradição é romana, e é de propósito que a representação seja ali, ao pé do carvalho do duque de Atenas. Por sua vez, Puck vai interferir com sua magia para que se resolva o impasse amoroso. Será grande a confusão  que o espírito natural vai fazer. A poção mágica não vai ser colocada no olho de Demétrio, mas no de Lisandro, que, ao acordar enfeitiçado, deixa de amar Hérmia, e cai de amores por Helena.  

                 Primórdios do helenismo, dos impasses histórico, antes do advento da civilização cristã.   E bem longe estamos hoje dos rituais pagãos que aconteciam embaixo das árvores. Sabe-se que antigos sacrifícios humanos aos deuses pagãos eram realizados ao pé de uma árvore. Antes dos  cristãos chegarem para erguer mosteiros e catedrais no lugar dos sacrifícios humanos Hoje as crianças,  em vez de sacrificadas, alegram-se com os presentes deixados para elas embaixo da árvore de Natal.

FELIZ NATAL !


Nenhum comentário:

Postar um comentário