terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

 



 

 

 

FRASESSIMONE WEIL

 

“Uma ciência que nos afasta de Deus é de pouca valia.”

“Criar raízes  talvez seja a necessidade mais importante da alma humana. É uma das mais difíceis de  se definir.”

“ A beleza do mundo não é um atributo da matéria. É uma relação do mundo com a nossa sensibilidade, essa sensibilidade  que depende da estrutura do nosso corpo e da nossa alma.”

“Na medida em que se pensa em qualquer coisa,  procurar em que sentido o contrário pode ser verdadeiro.”

“Necessariamente devo voltar-me para outra coisa que não eu, já que se trata de ser libertado de si mesmo. Tentar essa libertação por meio da própria energia, seria como uma vaca forçando sua peia e caindo assim de joelho. A gravidade é a graça.”

 “Odiar alguém é transferir para outro a maldade que temos em nós.”

“O bem é aquilo que dá maior realidade aos seres e às coisas; o mal é aquilo que disso os priva.”

 “Pensamos hoje na revolução, não como maneira de se solucionarem problemas postos pela atualidade, mas como um milagre que nos dispensa de resolver problemas.”

“A política é mais que impor uma ideologia sobre a tática particular daquilo que um grupo social  quer levar adiante. Deve conter uma abordagem profunda  sobre a realidade.”

 

Biografia

Simone Weil (1909-1943) Nasceu de família judia não praticante, cresceu agnóstica. Aos 15 anos obteve o bacharelado em filosofia. Convertida ao catolicismo por um padre amigo, exerceu a atividade de professora de escola secundária para moças, depois querendo conhecer como era a vida do operário, eempregou-se na fábrica de carros Renault, depois, experimentou períodos de exaustivo trabalho  em fazendas e fábricas. Alegava que o mundo é o lugar para o intelectual   ajudar as pessoas a refinarem seus poderes de observação e crítica. Filósofa adepta do catolicismo, lutou contra o fascismo na França.  Pacifista após os horrores da guerra espanhola que presenciou bem de perto. Em 1933 publica artigos considerado herético pelo marxismo ortodoxo. Simone faleceu em Londres de parada cardíaca.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário