quarta-feira, 6 de março de 2024

 



 

 

                                     
                                     
MULHERES DE SEMPRE


FAZENDEIRO NO EUA PLANTA GIRAÇÓIS EM HOMENAGEM À MULHER



Maria pensa naquela mulher de cinco décadas atrás, e, ao fluir das lembranças, retorna aos amores e às dores que o tempo levou, mas não foram esquecidas, nem poderiam. Antigas imagens, que ainda têm força, mesmo distantes. Tudo permanentemente guardado, como em um santuário, e o quanto é doce sentir a mocidade de volta. Faz parte da mulher de hoje a jovem de ontem, e nunca vai perdê-la. Assim como estão presentes em Maria  todas as mulheres com quem conviveu. Bom recordar.

Da mãe lembra suas mãos suaves, seus gestos agradáveis de ver, sua voz melodiosa, dando respaldo à pessoa firme e determinada que ela era. Funcionária pública, o dom artístico que pudesse ter, refletia-se em tudo que fazia. E seriam os netos a terem a felicidade de vê-la declamar poemas, escutar sua voz melodiosa em singelas canções. Tempo em que Maria, já casada, morava fora e recebia longas cartas da mãe, para que acompanhássemos tudo que acontecia em casa; as notícias boas condizentes com a bela letra que as descreviam, mas que não combinavam com os acontecimentos desagradáveis. Nas missivas sempre vinha uma receita da família, registro do legado para a posteridade.  

Da avó o neto declara que é um referencial da família, a quem Maria acompanhou de perto o seu desdobrar em várias e exemplares mulheres. Empreendedora, começou sua doceria no fogão à lenha,  cujo dom criativo foi direcionado para essa atividade, e outras mais. O tempo e  a criatividade posta a serviço da vida doméstica. Um desperdício, diriam as feministas, e talvez tivessem a razão se não fosse de dentro da casa que saia tudo o que se consumia na época.  Enfurnada em casa, como se dizia, mas não isolada estava a avó de Maria. Interessada pela vida social e política do país acompanhava tudo o que acontecia fora, e não faltava gente para contar as novidades, o caso das freguesas da doceria. Mas era o  rádio da sala o maior transmissor de notícias. A casa da Rua das Hortas, herdada dos pais pela avó, que Maria considera ter sido seu particular e especial laboratório de vida.

Da única irmã da mãe, e caçula dos quatro irmãos, chega à memória de Maria a beleza e elegância dessa tia, que acompanhou em sua mocidade. Viu o esmero com que se vestia, penteava o cabelo em forma de trunfa, e por um bom tempo se dedicava à maquiagem, em especial, ao batom, aplicado com um pincel. A feminilidade em alta, e estava ali uma mestra. Tudo o que uma moça devia fazer, e a sobrinha aprendesse para quando atingisse a idade adequada. Maria ansiosa para que a vaidosa tia terminasse logo aquele aparato, para irem ás compras na Rua Grande.  Era sua tia e madrinha, assim como a madrinha Mariana, a madrinha Galante, a madrinha Mariquita, consideradas suas madrinhas, tanto que até hoje Maria não sabe, nem pode mais saber, quem a levou à pia batismal.

Louvadas sejam todas as mulheres!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário