quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


QUARTA FEIRA DE CINZAS


Depois da folia carnavalesca é hora de fazer balanço dos acontecimentos. Estamos na segunda década do século XXI e continuamos a festejar o carnaval, a juventude foliã como  era na década de cinquenta do século passado. Devo dizer que sou uma cabeça que não envelheceu, embora já tenha alguns anos de vida, o que considero vantagem sobre as mais jovens que ainda têm muito que vivenciar. Em Pirenópolis tive a surpresa de apreciar uma festa digna de todos os elogios, onde revivi antigos carnavais, com suas marchinhas. A alegria dos moços e das pessoas mais velhas por conta da organização na cidade, que propiciou a brincadeira tranquila, fato que o  Padre na missa do domingo de carnaval creditava às autoridades, por terem tomado as devidas providências, para que não acontecesse a baderna dos anos anteriores, a tal ponto que não podia mais ser suportada. Extensivo a todo  país, de acordo com um comentarista empolgado na TV: “Só um grande povo se organiza a partir da alegria.”
Mas não eram apenas dias de folia e de descanso, também de surpresas. Na pousada de Pirenópolis, a mais frequentada pelos brasilienses, o conforto de sempre, onde ali dentro nada acontece além do previsto, é o que se espera. O mundo lá fora continuaria girando, as coisas acontecendo, sem que se possa controlar. Tanto assim que tomamos um susto com a  notícia da renúncia do Papa, que deixará o trono de São Pedro no último dia de fevereiro, para que seja eleito novo papa. Novo, mas não em idade, pois todos os cardeais têm mais de sessenta anos. Bento XVI alega que suas forças, devido a idade avançada, não são mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino, e que ficará na clausura do mosteiro das carmelitas no Vaticano.  Depois dessa notícia de real relevância, veio a de menor ou nenhuma relevância, ou seja, que a atriz global Bruna Marquezine e o jogador de futebol Neimar haviam assumido o namoro numa festa de carnaval. Foi o que comentou na luxuosa pousada uma amiga para a outra, como se fosse a mais importante das notícias. Não é sem razão que o Papa, como representante do poder espiritual dos católicos, queira  retirar-se... 
No domingo de carnaval foram celebradas cinco missas na matriz de Pirenópolis, todas elas cheias de fieis. O povo de Goiás muito religioso, de fé católica em sua maioria, que crê na Mãe divina, cuja imagem de Nossa Senhora das Graças tem o corno=crescente aos seus pés. Justamente os cornos do boi que faz parte do folclore, não só nessa cidade, mas em todo o país. Na festa das Cavalhadas em Pirenópolis os cavalheiros de duas facções lutam mascarados com a cabeça do boi.  No Maranhão tem os festejos do Bumba-meu-Boi. Concepção arcaica do  sagrado, seu espírito masculino e combativo, que passou a fazer parte do folclore nacional. São festas populares, sendo que a do carnaval precede o tempo pascal.
A Igreja católica entra em tempo de penitência, e que o novo papa eleito com a inspiração do Supremo Pastor Jesus Cristo e sua sagrada Mãe Maria, como implora Bento XVI em sua carta renúncia, chegue com todo vigor para comandar o seu imenso rebanho.      
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário