sexta-feira, 11 de agosto de 2017

   
FELIZ DIA DOS PAIS!



         UM BOM FUTURO NOS AGUARDE!






Perguntaram a um jovem se ele queria ter uma vida boa ou uma vida invejável. "As duas, se possível", ele respondeu. Tem conotação pejorativa dizer que alguém é um “boa vida”, ou seja, não leva a vida a sério. Certo que viver não é só ter prazeres, gozos. Gozação é diferente de satisfação, de gosto. O gosto pela vida, esse gostinho doce de viver e aprender, de crescer e aparecer. A vida, o mundo, é um campo onde todos são convidados a jogar, não é um jogo  qualquer, mas o JOGO. Cada um responsável por si e pelo resultado obtido. O jogo civilizatório ainda em campo para uma partida definitiva, e parece que estamos na prorrogação. Ser um craque requer estar pronto para atuar com empenho, dedicação. Vale participar, mesmo na reserva. E estar preparado para entrar em campo a qualquer momento, até mesmo para surpreender e salvar a partida. Jogar na posição que lhe cabe, tendo em vista a vitória. Vencer é o que todo mundo quer. 

         O povo brasileiro comemora importantes vitórias nos campos de futebol, e todos foram para as ruas comemorar a conquista do Tricampeonato de 1970, quando não exista liberdade democrática, mas uma ditadura que proibia qualquer manifestação pública. Mesmo assim os brasileiros demostraram sua alegria pelo Brasil, que era então considerado um país  do futebol e do futuro!... Veio o Tetra em 1994 e o Penta em 2004. Com a Constituição de 1988 e a abertura democrática,seria possível um jogo político justo, sério. Aconteceu todavia uma praga, a corrupção, que infestou nosso país. O jogo difícil, quando se deixa de acreditar na democracia, como ela é de verdade, e não sinônimo de anarquia, incompetência, roubalheira.  

           Em 2014 foi aquele vexame, a Copa em casa, e aconteceu a derrota do futebol brasileiro para os alemães, de 7 x 1. No ano anterior, em 2013, o povo tinha protestado nas ruas contra o governo, ou desgoverno existente. As derrotas no campo político piores que a do esporte, paixão nacional. Infelizmente nosso país perdia de goleada também nos campos essenciais: na educação, saúde, trabalho, consequentemente, no bem estar para todos. Acontece que o Brasil pode contar com bons jogadores para escalar uma Seleção ideal. Mas quanto ao jogo democrático e do progresso a descrença é geral, ninguém hoje em dia acredita na nossa política, nos políticos, que entram em campo eleitos pelo voto popular manipulado pelos interesses financeiros de uns poucos, que da noite para o dia tornam-se donos do país. Descoberta uma gangue de ladrões no poder, que assaltaram os cofres públicos sem nunca se fartarem. E como são insaciáveis! 

           A democracia necessita de pessoas que não se deixem levar por ganhos fáceis, nem se intimidem, mas em plena consciência cada um cumpra sua parte, e seja recompensado por isso, e se sinta feliz. Saber que a felicidade não é a meta, mas consequência. Hoje em dia crianças, jovens, todos sentem-se livre e poderosos e ao mesmo tempo insatisfeitos, perdidos. Tanto poder, tanta liberdade, e estamos presos a desejos que nem sabemos discernir, mas queremos satisfazer a qualquer custo. desempenho dos brasileiros e da nação em todos os campos muito aquém do esperado. "Tudo vai mal, tudo...o país não escuta, está mudo", uma canção pessimista, mas o jogo não está perdido, podemos ganhar, sim, o Brasil tem tudo para estar no topo, entre os melhor.    

        O progresso de uma nação depende de vários fatores, em especial,  entrar em campo para vencer. As regras do jogo respeitadas, a começar pelas pequenas coisas, como repeitar a fila e obedecer as normas de civilidade, por mais simples que sejam. Se não escondemos sujeira debaixo do tapete, nem jogamos lixo no quintal do vizinho, ótimo! Também não jogar lixo no espaço público. Respeitar o que é público, em especial. Hoje em dia não se fala de ladrões de galinha, mas muitos a se orgulharem (no passado, assim se espera) dos roubos feitos ao erário. Políticos, empresários, funcionários públicos com o vício de roubarem o dinheiro público, que garantiria os avanços necessários  para a nação progredir. Que as ações da Lava Jato dê bons frutos, e para já, pois o país não aguenta mais o desrespeito e a omissão que nos fazem todos vítimas. 

        Que um bom futuro nos aguarde! E possamos com alegria redobrada festejar nas ruas um país melhor. O Brasil  tem que dar certo


Nenhum comentário:

Postar um comentário