sexta-feira, 12 de janeiro de 2018





                                     
            EVOLUIR É APRENDER A LIÇÃO DO AMOR




     

         Em sã consciência ninguém deixa sua mente falir, nem faz miserável esse seu coração. Ao nascer em total dependência, o ser humano vai contar com a evolução para alcançar a capacitação, o que nenhum outro animal tem. Não confundir com evolução darwiniana, mas evolução mental e emocional, e se possa alcançar um estágio de independência e lealdade pessoal e social. Mesmo com a interdependência entre as pessoas, nada há que se justifique alguém ficar à mercê do destino, ou do que der e vier.  Daí os abusos cometidos contra as mulheres, e os protestos que as atrizes fizeram na premiação Globo de Ouro das melhores produções mundiais em Cannes na última semana, casos do passado que vieram à tona, e os mais recentes, para assombro mundial. Os criminosos ainda vivos e gozando de todo o prestígio, diretores e atores famosos. A máscara caiu.
     
     Devido a repercussão, alguns casos mais graves afetou irremediavelmente a reputação, as carreiras dos envolvidos na violação dos direitos das mulheres de trabalharem em paz e cuidarem de seu futuro, em liberdade e igualdade de condição com os homens. Os tempos realmente mudaram e há que se saiba bem desa nova realidade. Educação, cultura, oportunidade, e, em especial, respeito, é o que se espera da família e da sociedade, na promoção dos seus membros, sem discriminação de sexo, raça, fé. E se formem seres responsáveis e corajosos pela vida afora. Adultos não venham a colocar seu destino, sua felicidade, nas mãos dos outros, mesmo em caso de incapacitação ou senilidade. Nem se aceite o jugo arbitrário de qualquer ideologia, filosofia, crença e etc. O ideal maior deve ser a elevação moral, o que prega a crença cristã, que não é uma ideologia, e exige em sua pregação compromisso com a verdade. 

    Vale a pena ter uma bela carreira e a pessoa não se assoberba, nem se amesquinha. Não se queira pagar um tão alto preço em frustração, ao relegar sua dignidade a um segundo, terceiro, ou até último plano. Dadas condições ao homem para que cumpra a lei natural e as demandas de sua humanidade. E o que se deve é fortalecer o dom de ser leal consigo mesmo, e dedicar afeto e atenção aos outros na justa medida. Que a vida não seja um poço sem fundo, mas uma fonte de vida e sonhos realizados. Não deixar que morram os neurônios do cérebro, e haja saúde mental, até o fim. Com a mente livre para pensar e se expressar, com o coração fortalecido pela dignidade da vida na fé e esperança, que se cumpra o processo evolutivo, que não para de acontecer, como graça de Deus.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário