terça-feira, 17 de março de 2020




                               
                                              CUIDA BEM DE TI








          Terrível pandemia assola o mundo, tendo como causa o covid19, com picos alarmantes em vários países. No presente momento o Brasil está correndo contra o tempo, para que o mal não atinja tão rapidamente o pico e nossos hospitais tenham condições de acolher devidamente os doentes, e tratá-los como lhes é devido. Podem faltar leitos nos hospitais e tudo o mais que a doença exige. Na China onde tudo começou foram rapidamente erguidos hospitais com essa finalidade. E deu certo.
s
         O vírus é originário do morcego, que sofreu uma mutação para o novo coronavírus, quando então passou a afetar os humanos, fato que ocorreu a partir no mercado de animais vivos na China. Os chineses afeitos à sopa de morcego, como se não houvesse algo melhor para comer. O ser humano é mesmo incorrigível em seus extravagantes costumes.

         Precauções devem ser tomadas de antemão por todos os habitantes do planeta em tempo de pandemia, como no presente caso. Evitar se expor ao contágio, que ocorre de pessoa a pessoa, e outras medidas. Nunca passar as mãos sujas nos olhos, nariz e boca, além de lavar as mãos, assim que tocar maçanetas, corrimãos, e outras superfícies de grande manuseio. Não se alarmar, mas se cuidar

         Uma regra elementar é não descuidar da saúde. Entrar em quarentena se for preciso, mesmo que para muita gente ficar em casa seja a pior opção do mundo, devido ao costume moderno de se viver na rua. Os idosos devem mais que todos evitar sair de casa.  Atender à ordem: Cuida bem de ti. Sem deixar de ser solidário com os demais. Tomar apenas dipirona no caso de algum sintoma,  e só ir ao hospital se o quadro evoluir para pior. 

        Além da saúde afetada drasticamente pelo mal, a economia também sofre abalo. Os habitantes desse outro lado do mundo, em intensa comércio com a maior economia do mundo, e felizes por negociar com a China, quedam-se abismados. Adoeceu e parou por lá, adoece e atinge todo o mundo. No caso, temos uma  doença contagiosa, que se espalha pelo ar, e se transformou em pandemia, mas já tivemos outras. Chega quando menos se espera, mas vai embora, da mesma forma que chegou.

       No Brasil ainda não houve caso de morte, como ocorre em outros países, os óbitos a se sucederem em progressão geométrica. Tudo vai depender que cada um agora tenha o bom senso de, simplesmente, se cuidar, conforme foi dito acima. Escolas já estão com as aulas suspensas; cinemas, bares e lojas fechadas. Encontros com mais de dez pessoas proibidos. Os aviões com voos diminuídos. 

        O turismo acabou, Veneza está deserta.

      Apesar dos estragos provocados por esse novo coronavírus,  é certo que vai passar após alguns meses. Diz um ditado popular: “Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário