quarta-feira, 4 de abril de 2018






                     
                       "SUA ALMA, SUA PALMA"









                Tudo o que se fez, ou deixou de fazer até aqui está sendo reavaliado, mas resta saber por quem e porque. Não vale tão somente acusar nações, culturas, religiões, pessoas, ou voltarem-se uns contra os outros, até negarem Deus. E em contrapartida escutar o diz o Mestre: “Eles não sabem o que fazem”. O absurdo que foi o holocausto promovido pelo nazismo. Todo cuidado, pois, ao julgar e condenar, o dedo acusador apontando para essa ou aquela manifestação do espírito humano. Fé e família acusadas em suas nobres intenções, que perseveram, apesar das condições adversas. A essa altura cabe buscar por soluções para os problemas primordiais da fome, da falta de saúde e educação, afinal é isso que nos compete como deres racionais.
                
               O que temos para hoje? Foi-nos servido de bandeja uma pós-modernidade, que renega o passado, enquanto forma pessoas títeres da tecnologia, uma massa acessada à internet. A tecnologia de grande benefício para a imensa população atual, para sua comunicação, apesar do mal uso que se faz dessa maravilha moderna, e sabemos que tem as boas e as más intenções. Nas redes sociais gente fofoqueira e brigona, revoltadas com Deus e todo o mundo. Mas não deixemos que nos impeçam de pensar, ou que fiquemos sem memória, prejudicados pelo excesso de informação. Basta acessar a internet e lá está tudo o que se precisa, dizem que até confissão para os católicos, em vez de ficar cara a cara com o padre, ou com o outro, ver as reações, avaliar as emoções

              Fala-se numa geração poderosa, que nasceu e cresceu gozando das benesses promovidas pelo progresso. Tem guru tecnológico achando que os mais moços não tem o que aprender com os mais velhos. Mas o certo é que falta à mocidade uma vivência anterior. Andar com as próprias pernas sim, mas cuidado com as mudanças bruscas. As pessoas da atual cultura emergente vendo o mundo de forma diferente, liquefeito, quando a vida continua como sempre foi, e será. É melhor não se deixar levar pela ilusão de um poder que não existe, o que temos é o ser humano de sempre, com suas demandas materiais e espirituais. Apenas as pessoas estão mais aceleradas, quando não  apartadas, por não conseguirem acompanhar o progresso. Os jovens merecem maior atenção e respeito da família e da sociedade, que adula e discrimina ao mesmo tempo.


               E não é de hoje que os jovens estão entregues a si mesmos. Periga tornarem-se insensatos em seus arroubos juvenis, próprios da idade, mas que devem ser tratados como tais. Filhos soltos por aí, seus pais sem paciência para educar, sem tempo para ajudar, sem disposição, ou capacidade,  para corrigir as coisas erradas. Tudo se liquefaz. Acontece que a educação foi e sempre será o que há de mais importante para crianças e jovens, o que compete aos adultos responsáveis. E os filho não se sintam abandonados, mas recebam o necessário para seu crescimento físico e espiritual, como foi tempos atrás, e tem de continuar. Os pais não se omitam e livrem seus filhos da ilusão de poder, concedendo-lhes educação para que não venham a praticar atos que os prejudiquem. 

                   Se o mundo vigente até aqui está ultrapassado, como dizem, cada nação tenha a responsabilidade de fazer sua lição de casa, ou seja, ler sua cartilha, compor sua escrita, saber de si. "Sua alma, sua palma", já diziam os antigos. Querer resolver os conflitos lá longe sem ver o que se passa dentro de casa, não serve de nada. E note-se o quanto há de estímulo na comunicação via internet para experimentar o estranho e ilícito, ou praticar algo condenável. E sendo assim, que a geração antiga, dos avós - que ainda preserva os valores tradicionais - procurem lembrar a essa gente desmemoriada a distinguir o que é falso e verdadeiro, o que é certo e errado. É o grande apoio que os moços merecem em suas realizações, ou seja, que os mais velhos lembrem a eles que são seres humanos e devem agir como tais, e se tornem livres de verdade, e não prisioneiros de em um mundo sem alma! 

*  BLOGUEIRA COACH

Nenhum comentário:

Postar um comentário