quarta-feira, 20 de junho de 2018


CONTO


                       
             VIVA SÃO JOÃO!






  - Tia, porque a gente sobe sempre de escada, em vez de pegar o elevador?

Era a segunda vez que a menina reclamava da subida até o terceiro andar. Recebia da síndica do prédio a mesma resposta de sempre:

- É um bom exercício, faz bem ao corpo, além de economizar energia, estamos em racionamento.

 - Eu prefiro economizar minhas pernas.

Enquanto tia e sobrinha subiam aproveitavam para dialogar. Não faltava assunto, mas dessa vez havia um protesto que merecia a devida resposta.

- Pense bem, nosso corpo precisa de exercício, melhor não se acostumar com as facilidades, que nem sempre ajudam o desenvolvimento, até prejudicam. O elevador é uma tecnologia recente, movido pela energia elétrica. Nós precisamos da energia física ativada para fazer o corpo funcionar. Vamos que vamos.

- Hoje eu fui ao treinamento para a apresentação do coral para a festa de fim de ano, fiquei cansada.

A tia não deu atenção ao que escutava e continuo a falar:

- É como subir na vida, tem gente que quer pegar o elevador para ir mais rápido, quando subir degrau por degrau é o mais certo. Você cantou e ficou cansada, e eu que todo dia atendo os clientes no consultório e ainda faço á noite minha pós-graduação, um degrau a mais para alcançar bom nível profissional.

- Já fico cansada só de pensar que tenho tantos degraus para subir até chegar onde quero.

- Pois não pense nas dificuldades, e suba, como está fazendo agora, que você, minha sobrinha, não está só.

- Sim, não estou só, aos treze anos sei como é bom ter quem nos dê a mão, quem nos escute, e hoje subimos um pouco mais devagar, parando algumas vezes enquanto falávamos. Todo domingo você me busca em casa para passear, e sempre sai comigo para comprar alguma coisa de que preciso, e pouco valorizo o que você faz por mim, também o que fazem meus pais e tanta gente que age em meu benefício. Achamos simplesmente que é nosso direito receber todo o apoio e dedicação de que precisamos.

- Também sou grata por sua companhia. Mas não se preocupe, faça a sua parte da melhor forma, e você terá contribuído para um mundo melhor. Devemos sempre sempre, para que o viver não dê em qualquer coisa.  Entre pegar o elevador e ir de escada, ou entre pegar o carro e andar a pé, ou de bicicleta, prefira a segunda opção, o tanto que for possível. Uma hora andando a pé e chegamos em casa sãs e salvas, o que no mundo atual é um grande feito. Dias atrás assaltaram uma menina e a estupraram na quadra ao lado. Descuidamos do nosso viver, e deu nisso. Na periferia das grandes cidades tem uma imensa população sonhando com o elevador. Enquanto para os políticos há elevadores exclusivos, dos conchavos. Temos que reverter essa triste realidade, com mais educação, mais empenho e cuidado. 

- Não vou esquecer suas palavras, tia! Entre para tomar um lanche com agente! Hoje é dia de São João, tem lanche com pamonha, canjica e aquele bolo de tapioca que só a mamãe sabe fazer.

-Estou dentro, viva São João!   


    







Nenhum comentário:

Postar um comentário