quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020


CONTO

               

                               SE ACHE,

                   SE SEGURE,

                   NÃO SE PERCA!









Joana estava de volta do seu passeio matinal, escuta a crítica da empregada, Rose, dirigida à amiga, com quem acabara de falar pelo celular: 

- Sonia está se achando!...

Diante daquelas palavras, não se contém e fala para a outra:

- Primeiro, que a pessoa se ache, depois, se segure, por fim, não se perca". 

Ao falar assim, Joana, por sua vez, tem em mente a moradora ao lado, com  os retratos estampados no fecebook, depois de suas festas e viagens ao exterior.  Causava-lhe espanto a exposição de alguém não tão jovem, super plastificada, exibida que só. Tratou de explicar-se para a mulher parada em frente ao fogão, como se estivesse diante de uma plateia, realizando uma palestra de auto ajuda:

 - A pessoa deve encontrar-se consigo mesmo, assegurar-se do que quer e aonde quer chegar, e seguir firme pela estrada da vida.

Logo a seguir, foi para o computador escrever o texto do dia para seu blog. Segue abaixo.

"É verdade que querer por querer, ou fazer planos, não adianta nada, quando falta o que sustente o que se quer. Os sonhos não se concretizam se a vontade é fraca e quando não há uma boa estratégia.      Além do imponderável,    que acontece, e pode chegar em boa hora.  Algumas vezes é bom deixar que a vida nos leve. Dá certo, quase sempre. 

'Fulana é levada!' Outra sentença antiga, para quem se deixa ir ao sabor do vento, típico da juventude. E a vida não é fácil. Tem que aprender a viver. Não contar tanto com a sorte, nem com os outros. A sorte e os bons amigos aparecem esporadicamente. E dos inimigos que nos cercam temos que aprender a escapar.

'Melhor arriscar, que ficar com medo de realizar seus sonhos, afinal, são seus sonhos, e querer é poder, ponto fina', dizem os libertárias. E tem quem aconselha: 'Se joga'.

No que diz respeito ao que se pensa e se faz, os mais experientes levam vantagem, geralmente falam  com menos emoção que razão. Estão cientes que a vida civilizada requer se tenha mais coragem que comiseração, que se aja com mais contenção que liberdade. Respeitar a realidade e a verdade. O amor tem como essência a sensatez, regada pela paciência." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário