quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 

                                                       JOVIANA

 


 

 

O bebê mais lindo do mundo, neto da velha Ana. Falavam do seu encanto, os que a viram nascer e crescer, sempre jovial. Digo isso, não para enganar, mas é a pura verdade. É vida real, não história da carochinha.  Ainda hoje, passados tantos séculos, fala-se na mãe Joviana, que sempre aparece aos pequeninos, em tempo evitar maiores tragédias.

Dizem que Joviana vem de longe, de um lugar precioso, da antiga Anatólia, e nem sino tocou quando ela nasceu. Tudo ainda era mistério, a revelação viria depois. Mundo traiçoeiro, onde as mulheres viviam escondidas. E em meio ao caos, coisas boas estavam previstas para acontecer, isso quando surgisse uma nova Eva. Por onde ela  passasse ia abrir caminho para mudanças, era o que diziam.

Joviana, antes recolhida em silêncio. Tempo de guerras, massacres e toda sorte de abusos, que se sucediam, um nunca mais acabar, infinitude de incertezas. Tempo dos poderosos, temidos em seus desmandos. Também de corajosos homens em sua barcas, os primeiros a testemunharem o poder daquela mulher.

Escondida, não por medo, mas por estratégia, de tempos em tempos é vista Joviana em algum lugar remoto, cidade ou vilarejo. Alguém falou: É Joviana! E o nome ficou. Parece fantasia, considerando-se o que o povo diz e teme, ao ver essa mulher pequenina, mas imensa em seu poder. Concebida sem pecado, o que revela seus bons antecedentes.

Quando menos se espera ela chega. Não há mistério, nada que possa impedir seu aparecer repentino, tudo está previsto. É preciso considerar o que Joviana inspira, o sentimento maior da fé nos corações. E o pavor que desperta nos maus, que odeiam saber da existência desse poder feminino.

Tempo infinito de uma vida, que ninguém pode calcular. E se há um tempo certo para tudo, também para que acabem as maldades no mundo, temos que acreditar. O segredo de Joviana eu já sei, e todos um dia também hão de  saber. Aquela que carrega seu Filho nos braços, que cresceu em sabedoria e amor, que morreu e ressuscitou, e virá outra vez para os bons, que O aguardam.

Antes,  afastemo-nos dos medos, das superstições, para nos fortalecermos na verdadeira fé.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário