quarta-feira, 13 de novembro de 2013



                                                  RECEITA DE FAMÍLIA

             
                       


                                                                  o blog faz um ano

         
            Todos nós temos uma antiga receita de família, aquele bolo, torta, pudim, creme, tanta coisa que aprendemos a  fazer, isso no que diz respeito à cozinha, dentro de casa. Tem também aquela receita de vida que passa dos pais para filhos, geração após geração, infalível para qualquer ocasião, para todos os males. Guardada no fundo do baú da memória, às vezes esquecida, lembramos dela sempre que é necessário. Toda receita tem os ingredientes que a compõem, uma forma de misturar e cozer. Assim acontece para se viver uma vida saudável e feliz, que tem uma receita, uma fórmula quase mágica. Triste de quem despreza essa experiência, essa sabedoria. 
           Quanta coisa consumimos sem qualidade, que pode comprometer a saúde.   Para se fazer aquele bolo da família, testado, requer ingredientes  de boa qualidade, que tenham a quantidade e peso certo, não estejam fora de validade, ou fora de época, ultrapassados. O forno aquecido na temperatura ideal. Com a vida não é muito diferente. Trapacear, em os itens necessários para o bom funcionamento da receita de felicidade e sucesso na vida, pode comprometer seu resultado, fazer com que o produto final não seja o almejado. A vida como a massa pode solar, ou acontecer qualquer outro desastre. Colocar mais fermento não resolve, se a massa desandou, tem que refazer tudo, desde o início, com mais atenção, melhorar a qualidade dos ingredientes, aumentar o tempo de preparo.
            Ver Palmirinha aos oitenta anos fazer suas receitas na TV, dar dicas de culinária e de vida, de uma forma simples e eficiente, mostra que o mistério da vida é viver com alegria, sem fugir das responsabilidades. Penso na minha avó, que amava depois da família amava seu trabalho, o amor que tinha pela confeitaria, que dava bom dim dim e, acredito, lhe proporcionava alegria de viver. Interessada, inclusive pela política, até o fim, o que se refletia nas suas relações e realizações. Essa a receita de vida que recebi. Uma fórmula quase mágica de viver, que não é segredo para ninguém, basta ter vontade de seguir a receita testada, com algumas alterações, pois tem que haver criatividade, como minha avó fazia.


                                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário