quarta-feira, 20 de dezembro de 2017





                   BICICLETA, BONDE, LIVROS
                    E ATÉ UM ZEPPELIN





 
   
Ter treze anos não é o mesmo que ter onze, doze, a vida quase uma miragem. Aos treze as aspirações começam a se manifestar, o amor chegando ao coração. Deusdete de olho em Leila desde o domingo no cinema. O amigo Vicente dedicando-se com afinco aos estudos, lendo em inglês e francês, o que me impressionava. Mas longe ainda os namoros de verdade.  Da rua vinha aquele cheiro de chão molhado, tardes de chuva, quando então a menina ficava a cismar olhando a água cair das telhas, enquanto lia e relia Louisa May Alcott, sua autora preferida. Mas a tecnologia começava a deslumbrar o mundo e fazia a jovem largar os livros e ir desafiar a gravidade numa bicicleta, com alguns tombos, antes de dominar aquela maravilhosa máquina. E ninguém podia imaginar o que viria pela frente. Outra maravilha os jovens de hoje não podem imaginar era o prazer de dar voltas de bonde pela cidade.

          O primo Tonico chegou com a novidade, um zepelim sobrevoava a cidade de S. Luís. Cheia de curiosidade a jovem correu para ver o famoso objeto da aviação alemã sobrevoar a cidade de S. Luís. Acontece que o gigantesco Hindemburg inflado pelo gás explodira no ar anos antes do seu nascimento, fato que pôs fim à carreira dos tais dirigíveis, daí que não podia ser visto no céu o inflado objeto da aviação alemã, mas cá embaixo. Era um admirável ônibus que circulando pela cidade na forma do objeto voador idealizado pelos nazistas. Melhor continuar sua leitura e sonhar através das narrativas dos gênios da literatura nacional

 O médico, o dentista e demais prestadores de serviço eram amigos da família. Também amigos eram as empregadas domésticas para a mãe da jovem. Duas Marias haviam chegado do interior- sertão brabo - bem acolhidas, tratadas dos vermes intestinais e bichos dos pés, enquanto aprendiam o serviço doméstico e iniciadas nas contas e nas letras. E lá estava Maria, aos quinze anos de vestido longo e grinalda, para sua primeira comunhão, parecia que ia casar, o branco a destacar sua pele negra. Pessoas imprescindíveis para a mãe da jovem, na tarefa de fazer a outra Maria pedalar a máquina de costura Singer. A missão familiar era beneficiar o mais que podia as pessoas que trabalhavam em sua casa.

   Tudo depende da forma como se pensa, percebe e deseja o mundo, e compartilha com os demais. A inteligência reflexiva do ser humano alarga sua vida, em intensão e motivação. E ao compasso do tempo compor uma bela sinfonia, ou. no colorido dos dias, pintar um bela paisagem. Também simplesmente realizar um bom trabalho. Causa enlevo os sons afinados de uma melodia, do mesmo modo que encanta as belas e criativas pinceladas de um quadro. A música em feliz sincronia de sons e seus movimentos. Partir do dó, ir até o sol, seguir até o si e retornar ao dó, fazer duas pausas, e dar acréscimo inesperado na tensão, acontece na genial nona sinfonia de Beethoven. A cena armada, vista em perspectiva pelo artista, com acerto de cores e  brilho, e eis que Vermeer realiza uma obra prima.    
            
          O homem, diferente dos outros animais, é livre para deixar fluir seu tipo especial de inteligência e as características que lhes são próprias. O estado natural humano que pode escolher, apreciar e realizar o bem, ou ver o horror que provoca. Intencionalidade e não casualidade, o que emerge da ação do homem, que muitas vezes age como se não pudesse distinguir o bem do mal, não percebesse as distorções que cria. Pessoas apressadas, desinteressadas e desinteressantes, é como somos hoje, que, todavia, podem e devem, tratar de encontrar tempo para harmonizar seus dias,   temperar seus desejos, em suma, acatar o bem, e não se deixar levar pelo mal.
             

                              FELIZ  FESTAS E PRÓSPERO  2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário